Direito de ser recebido em audiência ou Tráfico de Influência

18/02/2015 às 11:27
Leia nesta página:

Tráfico de influência e prerrogativa da advocacia.


"Os animais são todos iguais, mas uns são mais iguais que outros". (George Orwell. - A Revolução dos Bichos, Companhia das Letras, 2007).

Notícia que circulou em diversos periódicos dá conta de uma reunião havida entre advogados de réus da chamada operação "Lava Jato" com o ministro da justiça, Dr. José Eduardo Cardozo.

A mera publicação do encontro em meio às turbulências relativas às prisões preventivas de empresários e agentes públicos, desencadeou um furacão de especulações quanto à intenção dos causídicos e do dignitário.

A Ordem dos Advogados do Brasil apressou-se em emitir nota que circulou em seu boletim informativo no dia 17/02/2015 sob a rubrica que empresta nome ao presente artigo: "O advogado possui o direito de ser recebido em audiência{C}[2]{C}".

O documento da OAB vai assinado pela sua cúpula e, por singelo, merece reprodução:

"O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.  Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão.

"A autoridade que recebe advogado, antes de cometer ato ilícito, em verdade cumpre com a sua obrigação de respeitar uma das prerrogativas do advogado. A OAB sempre lutou e permanecerá lutando para que o advogado seja recebido em audiência por autoridades e servidores públicos".

O ministério da justiça também emitiu nota à imprensa sobre o tema[3], negando, todavia, o encontro com um advogado em especial e que patrocinaria, segundo a nota, a defesa de um dos réus.

De fato, o advogado tem o direito de ser recebido por autoridade pública[4], mas, que interesse poderia justificar o encontro? No que o ministro da justiça poderia ser valioso à defesa dos acusados (posto haver  processo)?

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Dr. Joaquim Barbosa, assinou postagem em rede social exigindo da Presidente da República, Sra. Dilma Rousseff, a imediata demissão do ministro da justiça[5].

É neste imbróglio que se publica este artigo com o interesse de fomentar o debate jurídico próprio da liberdade de expressão.

O Código Penal em seu artigo 332, tipifica a conduta de tráfico de influência, dispondo:

"Art. 332. Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.

Pena - Reclusão, de dois a cinco anos, e multa [...]". (Grifei)

Antes da reforma[6] a rubrica se reportava à conduta de "exploração de prestígio" sendo do escólio de Nelson Hungria: "O agente atribui-se, persuasivamente, influência sobre o funcionário, comprometendo-se a exercê-la em favor de interessado perante a administração pública"{C}[7].

Sobre o tema, dada a relevância, há farta produção jurisprudencial[8].

No exercício da advocacia criminal, militando há 18 (dezoito) anos, jamais senti a necessidade e/ou conveniência de me entrevistar com o doutor ministro da justiça e, neste sentido, alinho-me àqueles que põem em dúvida as reais intenções dos réus e seus patronos. Com a devida vênia, discordo do texto da nota oficial emitida pela OAB nacional em defesa da prerrogativa, sobretudo neste caso que estarrece a nação (sem incursões no mérito da causa).

O foro competente para o exercício do direito de defesa de um réu em sede de processo criminal é o Poder Judiciário que, em linhas finais, prestará a tutela jurisdicional. Do contrário, permito-me imaginar que o doutor ministro da justiça não terá outra agenda, dado o grandíssimo número de advogados que terá que atender, por isonomia de tratamento.


[2] Fonte: http://www.oab.org.br/noticia/28077/o-advogado-possui-o-direito-de-ser-recebido-em-audiencia. Acesso em 18/02/2015.

[3] Fonte: http://www.justica.gov.br/noticias/nota-a-imprensa.3. Acesso em 18/02/2015.

[4] Art. 7, VI, c, da Lei 8.908/94.

[5] Fonte: https://twitter.com/joaquimboficial/status/566719304092381184?lang=pt. Acesso em 18/02/2015.

[6] Lei nº 9.127/95.

[7] in Comentários ao Código Penal, 1959, v. IX, p. 427.

[8] STJ, Relator: Ministro OG FERNANDES, Data de Julgamento: 13/04/2010, T6 - SEXTA TURMA.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Christian Mirkos S. Pereira

Bacharel em direito pela Universidade do Vale do Itajaí e autor do livro “Um Pai Criminalista”, da Ed. CEITEC; militante da advocacia criminal. Presidente da Comissão de Liberdade de Expressão da 28ª Subseção da OAB/SC.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Debate sobre a postura institucional do Ministro da Justiça e demais autoridades públicas.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos