Artigo Destaque dos editores

Requisição administrativa sobre imóveis X ocupação temporária: relevância jurídica e prática

Exibindo página 2 de 2
04/01/2016 às 15:42
Leia nesta página:

2 CONCLUSÃO

Como visto ao longo do presente trabalho, o poder Estatal de adentrar na propriedade privada advém do próprio povo, refletindo dessa forma um ato legítimo, justo, de caráter democrático, que antes visa propiciar um equilíbrio de interesses entre o particular e o coletivo, em face do direito individual do primeiro. Obviamente, este último sempre prevalecerá em detrimento daquele. Trata-se de decorrência dos princípios também já vistos ao longo da apresentação, que colocam o interesse público num patamar de superioridade em relação ao interesse individual, uma conseqüente conexão do princípio da supremacia do interesse público e da função social que deve ter a propriedade.

Esses princípios evoluíram no decorrer dos séculos, desde épocas primitivas quando tal direito se consubstanciava numa garantia plena e intocável até os dias atuais, adquirindo caráter relativo ao ser vinculado a uma função social, decorrência das necessidades de se viver em sociedade.

Tal direito, com o advento das Constituições Republicanas Brasileiras, passou também a ser relativizado e estar condicionado a uma função no ordenamento jurídico pátrio.

Dessa forma, se prestam os instrumentos jurídicos da intervenção pública na propriedade privada a tornar possível tal prerrogativa estatal de intervir no domínio particular, fazendo cumprir aquilo que melhor couber ao interesse supremo da coletividade.

Não obstante isso, foi mostrado como a atuação do Estado pode gerar prejuízos ao proprietário de imóvel objeto de intervenção pública, caso os procedimentos adotados pela máquina estatal não sejam os mais adequados, o que foi possível através de minuciosa abordagem de dois dos institutos interventivos usados pela administração: a ocupação temporária e a requisição sobre imóveis. Em muito se confundem, pois, ora incidem sobre o mesmo objeto, causando controvérsias doutrinárias quanto aos casos concretos a que estas se ajustam, e alterando, de tal modo, as consequentes formas de responsabilização pelo uso estatal, que ora ocasionam danos ao proprietário.

Por fim, foi confirmada a tese inicial, de que a confusa aplicabilidade dessas medidas pode causar transtornos ao particular, principalmente no que tange à questão de instituição do ato declaratório da intervenção, e, de igual modo, nas possibilidades ressarcitórias advindas de cada caso. Veja que, na requisição, como foi abordado, não há necessidade de processo ou autorização judicial para que ocorra a declaração da mesma, sendo devida indenização somente em casos de ocorrência de danos, portanto, sendo obrigado, ao proprietário, suportar desde logo a intervenção, sem poder, preliminarmente, contestar a autorização para a ocorrência desta. Pois, por tratar-se de situações que exigem uma providência imediata devido à urgência e risco da situação, é inadmissível a espera, que poderia resultar na ineficácia da medida, cabendo assim, ao proprietário, somente o questionamento quanto aos requisitos legais exigidos para a ocorrência do ato, no caso, as situações urgentes e de perigo público iminente como inundações, calamidade pública, epidemias, etc.

De outro lado, foram discutidos os casos de ocupação temporária, que por sua vez, é utilizada como meio de apoio a obras públicas, construções, reformas, alojamento para maquinário estatal, e, dentre outras, a possibilidade de instituição para atuar no auxílio do processo desapropriativo. Sendo que, neste caso, nem sempre é ato auto-executório, pois, como estudado, em tais circunstâncias, por geralmente tratar de situações fáticas de maior morosidade na execução das obras, ainda que não haja dano físico à coisa, o prejuízo se consubstancia pela demora temporal que é privado o particular no uso, gozo e fruição do seu bem. Além de que, tal respaldo legal vem expresso no próprio texto do dispositivo 36 da lei 3.365 de 1941, quando diz que a indenização ocorrerá “ao final” da obra, sem fazer menção alguma quanto à existência de algum dano para configuração do dever de ressarcir. E, adversamente do que apoiam alguns juristas, não faz sentido a configuração da ocupação em casos de eminente risco ou perigo público, pois, se assim fosse, estaria a ocupação temporária perdendo sua razão jurídica de existir, afinal, nada mais seria do que um revestimento quanto aos atributos pertencentes à requisição administrativa, passando os dois institutos a configurarem o mesmo instrumento, sendo inútil, portanto, a distinção entre ambos, já que teriam nomenclaturas distintas, porém, mesmos objetivos e hipóteses de cabimento. Em suma: dois institutos jurídicos para a mesma situação. Sem utilidade prática, para a sociedade em geral.

Daí a utilidade da diferenciação entre tais ferramentas de uso estatal, pois resultam em medidas administrativas de efeitos distintos na vida prática do Estado e do particular, interferindo, relevantemente, nas hipóteses de cabimento e seus consequentes reflexos advindos do ato instituidor inicial.


REFERÊNCIAS

ALEXANDRINO, C. P. M. Direito Constittucional Descomplicado. 9. ed. rev. e atu. São Paulo: Metodo, 2012.

AURÉLIO, M. Direito de propriedade. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2008.

BARBOSA, E. F. Requisição de imóveis de particulares pela justiça eleitoral. Disponível em: <http://www.paranaeleitoral.gov.br/artigo_impresso.php?cod_texto=5>. Acesso em: 20 nov. 2007.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 16 de julho de 1934. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 16 jul. 1934. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2008.

______. Constituição (1946). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 18 de setembro de 1946. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 19 set. 1946. Disponível em: . Acesso em: 18 set. 2008.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

______. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988: atualizada até a emenda constitucional n.o53, de 19-12-2006. 40. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

______. Decreto Lei nº. 2, de 11 de fevereiro de 1966. Autoriza a requisição de bens ou serviços essenciais ao abastecimento da população e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 fev. 1966. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2008.

______. Decreto Lei nº. 3.365, de 21 de junho de 1941. Dispõe sobre desapropriações por utilidade pública. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 18 jul. 1941. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2008.

______. Decreto Lei nº. 4.812, de 8 de outubro de 1942. Dispõe sobre a requisição de bens imóveis e móveis, necessários às forças armadas e à defesa passiva da população, e dá outras providências.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, 10 out. 1942. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2008.

______. Lei delegada nº. 4, de 26 de setembro de 1962. Dispõe sobre a intervenção no domínio econômico para assegurar a livre distribuição de produtos necessários ao consumo do povo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 set. 1962. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2008.

______. Lei nº. 3.924, de 26 de julho de 1961. Dispõe sobre os monumentos arqueológicos e pré-históricos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jul. 1961. Disponível em:. Acesso em: 17 set. 2008.

BRAZ, P. Manual de direito administrativo. 2. ed. São Paulo: Ed. de Direito, 2001.

CALMON, E. Aspectos constitucionais do direito da propriedade urbana: Disponível em:<http://www.stj.jus.br/Discursos/0001114/Aspectos%20Constitucionais%20do%20Direito%20da%20Propriedade%20Urbana.doc>.Acesso em: 29 ago. 2008.

CARVALHO FILHO, J. D. S. Manual de direito administrativo. 14. ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.

______. Manual de direito administrativo. 16. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

CRETELLA JÚNIOR, J. Direito administrativo brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

DI PIETRO, M.S.Z. Direito administrativo. 19. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

GASPARINI, D. Direito administrativo. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2003

LEPORE, P. E. Função social da propriedade. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2008.

MADEIRA, J. M. P. Algumas considerações sobre requisição. Jus Navigandi, Teresina, n. 45, set. 2000. Disponível em: . Acesso em: 29 ago. 2008.

______. Institutos afins à desapropriação. Jus Navigandi, Teresina, n. 60, nov. 2002. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2008.

MEIRELLES, H. L. Direito administrativo brasileiro. 26. ed. atu. São Paulo: Malheiros, 2001.

MELLO, C. A. B. D. Curso de direito administrativo. 15. ed. amp. e atu. São Paulo: Malheiros, 2003.

MORAES, A.D. Direito constitucional. 18. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

OGLIARI, A. Intervenção do estado na propriedade privada. Disponível em:

RICCITELLI, A. Função social da propriedade. Disponível em: . Acesso em: 3 set. 2008.

SANTOS, F. A. R. D. Dicas rápidas: ocupação temporária. Disponível em: <http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=1139.19673>. Acesso em: 29 ago. 2008.

______. Dicas rápidas: requisição administrativa. Disponível em: <http://www.clubjus.com.br/?artigos&ver=1139.19675>. Acesso em: 29 ago. 2008.

SÃO PAULO. Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Administrativo. Apelação Cível. Requisição, mediante decreto, dos serviços no setor privado: insuficiência de leitos nos hospitais públicos e nos contratados e conveniados com o Poder Público. Motivo que não configura perigo público iminente ou calamidade pública. Interpretação da lei Federal n. 6.439, de 1977. Deliberações requisitórias, ademais, revestidas de indisfarçável desvio de poder. Nulidade do decreto. Segurança concedida. Recurso não provido. TJSP, Apelação Cível n. 149.172-1/91. Recorrente: Juízo Ex Officio – Apelante: Municipalidade – Apelados: Clínica São José S. C. LTDA. e outros. Relator: Desembargador Antônio Marson. São Paulo, 18 de setembro de 1991. Lex- Jurisprudência do TJ, São Paulo, SP, p. 1 e 4-6. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2008.

SAÚLE JÚNIOR, N. Estatuto da cidade: instrumento de reforma urbana. Disponível em: . Acesso em: 2 set. 2008.

VIEIRA, F. Requisição administrativa: conceito, alcance e eficácia. Disponível em: . Acesso em: 16 ago. 2008.

ZERBES, M. Formas de intervenção restritiva na propriedade privada. Disponível em: <http://www.tex.pro.br/wwwroot/00/070623>. Acesso em: 09 out. 2007.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Maykell Felipe Moreira

Advogado e Servidor Público Federal.<br>______________________________<br>Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Advogado Administrativista e do Consumidor - especialista em concursos públicos e danos pela Internet. Servidor Público Federal no Instituto Nacional do Seguro Social. Ocupou Funções como de Chefe de Seção Especializada de Benefícios e Sub Gerente em Unidade da Autarquia. Autor de artigos Jurídicos em periódicos de renome, o último na própria Revista Jus Navigandi ISSN 1518-4862 n° 4569, de 4 jan. 2016

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MOREIRA, Maykell Felipe. Requisição administrativa sobre imóveis X ocupação temporária: relevância jurídica e prática. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4569, 4 jan. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/36596. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos