Regime de tributação: Simples Nacional

26/03/2015 às 15:21
Leia nesta página:

O Simples Nacional caracteriza-se por ser um regime simplificado e favorecido para as empresas de pequeno porte e microempresas

Ao contrário dos outros regimes de tributação, o Simples Nacional é um regime diferenciado, simplificado e favorecido paras as Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte. Esse, unifica oito dos tributos (IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS/Pasep, CPP, ICMS e ISS) em um único documento de arrecadação, reduzindo em até 40% a carga tributária e tornando o pagamento dos impostos e contribuições menos onerosos e burocráticos. Instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, aletrada em alguns pontos pela Lei Complementar nº 147/2014, é dirigido pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) regulamentado pelo Decreto nº 6.038/2007 e composto por representantes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Nesse contexto, a pessoa jurídica que desejar optar pelo regime poderá auferir em cada ano-calendário, somada as receitas auferidas no mercado interno com as decorrentes da exportação de mercadorias ou serviços para o exterior, o valor de até R$3.600 milhões, não podendo exceder esse limite. Para a pessoa jurídica em início de atividade, os limites devem ser proporcionais ao número de meses compreendido entre a data de abertura do CNPJ e o final do respectivo ano-calendário, consideradas as frações de meses como um mês inteiro.

Cabe informar que o recolhimento na forma do Simples Nacional não exclui a incidência de outros tributos como o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou Relativas a Títulos ou Valores Mobiliários (IOF), Imposto sobre a Importação (II), Imposto sobre a Exportação (IE), Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) etc. Desse modo, conclui-se que a inclusão dos tributos e contribuições para o cálculo do imposto único do Simples Nacional ocorre conforme o tipo de atividade exercida pela empresa.

Ainda, a opção por esse regime somente poderá ser feita através do Portal do Simples Nacional na internet. A opção é irretratável para todo o ano-calendário, sempre baseado na Lei Complementar n° 123 e alterações posteriores. A opção pelo Simples Nacional terá como prazo final, para empresas já constituídas, o último dia útil de janeiro de cada ano, retroagindo a primeiro de janeiro do próprio ano.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
José Carlos Braga Monteiro

CEO fundador do Grupo Studio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos