Regularidade dos atos administrativos

31/03/2015 às 17:14
Leia nesta página:

A possbilidade de reconhecimento de atos anuláveis, ou somente atos administrativos nulos. Abordagem sobre as teorias existentes, bem assim a legislação federal eventualmente aplicável ao enfrentamento da matéria.

A extinção do ato administrativo deveria advir quando resultasse do cumprimento de seus efeitos. Contudo, sua extinção pode se dar por meios anômalos. E dentre as formas de desfazimento volitivo do ato administrativo está a invalidação, meio anormal de retirado ato pelo Poder Público.

A ordem jurídica pode repelir com intensidade variável os atos em desacordo com as disposições jurídicas. Exatamente aqui reside a diferença entre atos nulos e anuláveis. São duas as diferenças básicas: a nulidade não admite convalidação, ao passo que na anulabilidade a convalidação é possível. Justamente porque é o conteúdo do ato quem determina sua possibilidade ou não de refazimento, tem-se que claro que um ato que ao ser novamente produzido conteria o mesmo objeto deformador, tem-se que convalidação é impossível. Caso clássico é o ato de conteúdo ilícito ou os praticados com desvio de poder. Ao revés, se o ato ao ser refeito não carrega mais o vício que o maculou, está-se diante de um ato anulável. Caso rotineiro é o ato expedido por sujeito incompetente ou proferido com defeito de formalidade. A segunda diferença está no fato de que o juiz pode decretar ex officio a nulidade ou mediante alegação de qualquer interessado ou do Ministério Público. Já a anulabilidade, por seu turno, só pode ser apreciada se houver provocação da parte interessada.

Um dos temas que mais cizânia revela no mundo jurídico administrativo, sem dúvidas, é a adaptabilidade ou não da teoria das nulidades. A teoria monista repudia a dicotomia das nulidades, ou seja, o ato é nulo ou válido e a existência de vício de legalidade produz todos os efeitos de um ato nulo. A teoria dualista, por outro lado, preconiza a existência de atos nulos e anuláveis, de acordo com a maior ou menos importância do vício no mundo jurídico.

O Judiciário já se posicionou editando súmulas de observância obrigatória. É dizer: Súmula 346/STF: “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.” Súmula 473/STF: “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitos os direitos adquiridos e ressalvados, em todos os casos, a apreciação judicial.” 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Roberto Oliveira de Paula

- Bacharel em Direito pela UDF<br>- Advogado inscrito na OAB/DF 45.075<br><br>FORMAÇÃO ACADÊMICA<br>- Bacharel em Direito pela UniDF – 2013<br>- Ingresso na Ordem dos Advogados do Brasil – 2014<br> - Pós Graduando em Direito Tributário – LFG/Anhanguera/ABDT – 2014<br> - Pós Graduando em Direito Processual Tributário – LFG/Anhanguera/ABDT – 2014

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

O presente estudo tem como objetivo explorar e aprofundar a respeito do tema em comento, bem como desenvolver aspectos argumentativos próprios e visões oportunas sobre a temática, colaborando com eventuais teses jurídicas.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos