Artigo Destaque dos editores

As disfunções do modelo de administração burocrática e as dificuldades de se implantar o modelo gerencial

Exibindo página 2 de 2
11/07/2016 às 13:24
Leia nesta página:

5 CONCLUSÃO

Nota-se portanto que a eficiência, principal fundamento da administração gerencial, foi apenas colocada como princípio na Constituição Federal em seu artigo 37, mas não foram editadas leis para que esse princípio pudesse ser colocado em prática. Nem, ao menos, foram modificados os regulamentos, principalmente os das empresas públicas, no sentido de objetivar mais os resultados do que os procedimentos em si. Continuam da mesma forma.

Os funcionários ainda estão presos ao excesso de formalismos e regulamentos. A flexibilidade e o bom senso, indispensável à qualquer organização racional ainda não são permitidas. A administração gerencial ainda não existe nas empresas públicas. Somente nas empresas privadas há flexibilidade.

Mas a solução para isso não é privatizar as empresas públicas, mas modificar os regulamentos para que visem mais o fim do que os meios e o seu principal objetivo que é o atendimento ao cliente.

A burocracia ainda continua, com toda força, e o seu excesso lesa os direitos dos cidadãos que são impedidos de exercitarem seus direitos por excessos de obstáculos administrativos e formalidades dificultosas. O excesso de normas dificulta ou até mesmo impede a execução do serviço. A finalidade, a eficiência e a rapidez não são alcançadas. O cliente não é atendido.

Com isso, fica claro que para o modelo gerencial tenha de fato seus pressupostos e objetivos alcançados, é necessário antes de tudo de uma lei que regulamente a estrutura administrativa pública, flexibilizando-a. Voltada para a eficiência, objetivando os resultados e não os meios, facilitando ao cidadão a obtenção do que é seu de direito, sem obstáculos.


Referência

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo21.ed.,Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. 

GABARDO, Emerson. Eficiência e Legitimidade do Estado: uma análise das estruturas simbólicas do direito político. Barueri, SP: Manole, 2003.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 19., São Paulo: Malheiros, 2005, p. 110.

PIETRO, Maria Sylvia Di. Direito Administrativo. 15.ed., São Paulo: Atlas, 2003. 

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

MAXIMIANO, Antônio C. Teoria geral da administração: da escola científica a competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2000.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo. Administração Pública Gerencial. Disponívelem:http://www.camara.rj.gov.br/setores/proc/revistaproc/revproc1998/revdireito1998B/est_adminpublica.pdf.

HAMILKO, Adeildon..Ética da administração pública. Disponivel em: http://imap.curitiba.pr.gov.br/files/imap/downloads/INTEGRA%20PDF/52T_01_COMPL.pdf.

COELHO, Daniella Mello. Elementos essências ao conceito de administração gerencial. Disponível em: http://www.senado.gov.br/web/cegraf/ril/Pdf/pdf_147/r147-20.PDF.

MARQUEZ DOS SANTOS, Alba Conceição. A administração pública gerencial. Disponível em: www.seplag.rs.gov.br/uploads/AdministracaoPublicaGerencial.pdf

PORTO LIMA, Sidia Maria. A Emenda Constitucional nº 19/98 e a administração gerencial no Brasil. Trechos retirados do artigo da citada autora. Disponível em: http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=475

PESSOA, Robertonio Santos. Alerta! A "nova Administração Pública".Base de informações retiradas do artigo do citado autor.Disponível em:

OLIVEIRA, Luciano. Evolução da Administração Publica no Brasil. Disponível em: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/luciano_toq27.pdf.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Iara Alessandra

Advogada <br>OAB MG 169912 <br>Estudou em Universidade de Itaúna

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ALESSANDRA, Iara. As disfunções do modelo de administração burocrática e as dificuldades de se implantar o modelo gerencial. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4758, 11 jul. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/37713. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos