Malandro é malandro; Mané é mané: Malafaia, o Estado evangélico e o terrorismo cristão

26/05/2015 às 11:10
Leia nesta página:

A liberdade religiosa não é um direito absoluto, tampouco pode servir de munição para afrontar o Estado Democrático Brasileiro.

Um dos fenômenos mais antigos da humanidade é a pretensão de um grupo de homens de ter o direito exclusivo de julgar seus próprios atos e de julgar os atos do grupo adversário. Isto sempre resultou em rivalidades irredutíveis e em guerras externas. Quando o fenômeno ocorre dentro de uma sociedade, a guerra civil é inevitável. Os exemplos antigos e recentes deste fenômeno são tantos e tão evidentes que nem precisam ser aqui mencionados.

Por isto, foi com bastante preocupação que li a seguinte notícia http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=90596. A afronta ao Estado de Direito é evidente. A CF/88 confere a liberdade religiosa aos cidadãos, mas ninguém pode limitar o direito dos cidadãos de comunicarem crimes às autoridades. Nem pastores, nem bispos, nem o Papa pode revogar o poder/dever do Estado brasileiro de processar e julgar criminosos.

O fato de o suspeito ser ou não religioso é irrelevante para o Estado. Afinal, o que é submetido a julgamento não é a fé do réu e sim a conduta atribuída a ele, que foi previamente tipificada como crime.

Em sua fala, Malafaia adentrou em território minado. Ele está não só desautorizando o Estado brasileiro, mas também tentando revogar o direito constitucional atribuído aos brasileiros que pertencem à mesma religião que ele. No limite, ele parece acreditar sinceramente que tem poder para criar um Estado evangélico dentro do Estado brasileiro. O perigo na esquina é evidente.

Dois corpos não podem existir no mesmo espaço e tempo. Esta Lei da Física também é aplicável às instituições políticas. Dois Estados não podem coexistir pacificamente num mesmo território.  O conflito entre o Estado brasileiro e o novo Estado evangélico que Malafaia está tentando criar é inevitável.

A ousadia do pastor é tão grande, que ele chega a ameaçar os dissidentes:  “Meu irmão, isso é coisa muito séria, eu já vi gente morrer por causa disso. Não toma atitude contra pastor, não entra nessa furada”. O sistema constitucional brasileiro é bem simples: a União tem competência exclusiva para legislar em matéria Penal e Processual Penal, e o Estado tem o monopólio de processar e julgar os atos considerados criminosos. Quem ousar empunhar a espada da justiça em nome da fé, cumprindo a ameaça feita por Malafaia, inevitavelmente, cometerá um crime e terá que ser punido.

O art. 286, do Código Penal prescreve que:

"Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:

Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa."

As ameaças contidas no discurso público de Malafaia são evidentes. Portanto, parece-me que ele mesmo deve ser interpelado pelas autoridades encarregadas de reprimir a conduta de incitar a realização da “justiça evangélica” contra fiel que ousar denunciar crimes cometidos por pastores da religião dele. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos