Leandro Damião x Santos: uma análise da chamada cláusula compensatória desportiva

01/07/2015 às 10:22
Leia nesta página:

Trata-se de um breve comentário sobre a decisão da Justiça do Trabalho que deu desfecho à ação trabalhista movida pelo jogador Leandro Damião contra o Santos Futebol Clube, com ênfase para a chamada "cláusula compensatória desportiva"

Caso de repercussão nacional no meio futebolístico ganhou destaque na última quarta-feira com a notícia da prolação da sentença, pelo MM. Juízo da 4ª Vara do Trabalho de Santos/SP, que deu desfecho à ação trabalhista movida pelo atleta Leandro Damião da Silva Santos, atualmente emprestado ao Cruzeiro Esporte Clube, contra o Santos Futebol Clube.

Impende consignar que, dentre outros temas debatidos na reclamação, um deles chama especial atenção, por se referir à temática contida na Lei Pelé, qual seja, a cláusula compensatória desportiva, prevista no inciso II do artigo 28 da Lei 9.615/1998, dispositivo este incluído pela Lei 12.395/2011. Referida cláusula substituiu a então multa do artigo 31 da Lei Pelé, que fazia expressa menção à indenização do artigo 479 da Consolidação das Leis do Trabalho.

A esse respeito, a Justiça do Trabalho julgou improcedente o pedido formulado pelo atleta, ao fundamento de que “(…) deve ser observado que dicção sistêmica da norma aponta para a não reversão da multa para o atleta. (…)”. Assim, entendeu-se, no ponto, não ser devida a reversão da cláusula compensatória desportiva ao atleta de futebol Leandro Damião, justificando o MM. Juízo do Trabalho sua decisão em dois precedentes de lavra do Tribunal Superior do Trabalho, a saber: E-ED-RR- 135900-31.2007.5.08.0011, Rel. Min.: Aloysio Corrêa da Veiga, DEJT 14/05/2010; E-RR - 136100- 48.2004.5.03.0022, Rel. Min.: Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, DEJT 18/09/2009.

Sucede, porém, que os precedentes citados na decisão se referem ao entendimento que se formou no âmbito da Corte Superior Trabalhista quando vigente a redação original do artigo 28 da Lei 9.615/1998. Entrementes, na situação vivenciada pelas partes, é certo que a contratação do esportista Leandro Damião se deu após a vigência da Lei 12.395/2011, conforme se infere da leitura do relatório da sentença: “(…) Leandro Damião da Silva dos Santos propôs reclamação trabalhista em face de Santos Futebol Clube alegando que foi contratado em 10.01.2014 (…)”.   

Destarte, e respeitando o ilustre entendimento exarado na decisão judicial, parece ser, de fato, devida ao atleta a cláusula compensatória desportiva, pela entidade de desporto, quando a extinção contratual decorrer de inadimplemento salarial, rescisão indireta e dispensa imotivada (incisos III, IV e V do § 5º do artigo 28 da Lei 9.615/1998, alterada pela Lei 12.395/2011).

Logo, se houve o reconhecimento, na hipótese, da rescisão indireta do contrato de trabalho, inclusive com a condenação do clube da baixada santista em saldos salariais, também parece ser devida,  s.m.j, a cláusula compensatória desportiva ao atleta.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ricardo Souza Calcini

Professor de Direito do Trabalho em Cursos Jurídicos e de Pós-Graduação. Instrutor de Treinamentos “In Company”. Palestrante em Eventos Corporativos. Mestrando em Direito do Trabalho pela PUC/SP. Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela EPM do TJ/SP. Especialista em Direito Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Assessor de Desembargador e Professor da Escola Judicial no TRT/SP da 2ª Região. Membro do IBDSCJ, da ABDPC, do CEAPRO, da ABDPro, da ABDConst, do IDA e do IBDD.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos