Meios alternativos de solução de conflito

16/07/2015 às 10:53
Leia nesta página:

Os meios alternativos de resolução de conflitos devem ser as formas extrajudiciais de solução, no qual desafogue o Poder Judiciario e ainda soluciona melhor o conflito perante as partes.

Inicialmente nas formas alternativas[1], a primeira forma caracteriza-se pelas partes poderem impor o seu desejo a outra parte, ainda sem que houvesse uma negociação, ficando evidenciada a autotutela, porem essa forma ainda não é previsto no ordenamento jurídico brasileiro devido a dar as partes um poder que não seja adequado para a solução do conflito já que uma das partes pode impor sua vontade de forma plena sem que a outra parte possa contrapor suas ideias. 

Uma segunda forma seria a da heterocomposição, na qual o conflito é solucionado com um terceiro envolvido na lide, caracterizando-se a mediação, a arbitragem e a conciliação, sendo nestes casos a função do terceiro o de fazer o intermédio entre as partes para que elas cheguem a uma solução, sem que esse terceiro sem envolva de forma pessoal, nem mesmo induzindo as partes a fecharem uma negociação ou ainda sugerindo formas, devendo apenas instigar as partes para que elas próprias cheguem a uma solução.

Existe ainda a arbitragem, no qual este terceiro assume a função de decidir o conflito, uma espécie de juiz para o conflito, mas na forma extrajudicial, que hoje já existe regulamentação legal própria desde 1996 pela Lei 9.307/96.

A outra forma existente é a autocomposição, no qual o conflito é resolvido de forma bilateral, em que as partes chegam a um consenso sem que haja uma interferência de nenhuma outra pessoa que não esteja envolvida no conflito.

CONCILIAÇÃO

A conciliação no processual civil é tida como uma das para a resolução dos conflitos que são levados ao poder judiciário. Tal conciliação é a resolução do conflito por meio de um terceiro não envolvido, auxiliando de forma neutra para que cheguem a um consenso e consequentemente um acordo.

Deste modo, o objetivo da conciliação é a obtenção do acordo, diferentemente da mediação que será visto na sequencia, que busca retomar uma relação que foi interrompida pelo conflito existente. Assim, mesmo sendo de difícil distinção entre conciliação e mediação, é necessária tal distinção já que os objetivos iniciais são diferentes.

A conciliação é a melhor forma de resolução do conflito no direito hoje, pois é mais rápida, econômica, eficaz e pacifica. Não existindo risco de ocorrer injustiças, já que são as próprias partes que, por meio dos mediadores encontram a solução para o conflito de interesses, inexistindo a presença do vencido no processo.[2]

NEGOCIAÇÃO

A negociação pode ser entendida tanto como uma técnica ou como um dos meios alternativos para solução dos conflitos, já que é necessária para que um conciliador, mediador, ou mesmo um árbitro possa ajudar negociando com as partes, notando-se a importância da negociação na solução dos conflitos.

Nas negociações é importante adotar alguns critérios para que a negociação seja frutífera, devendo o negociador[3] separar as pessoas do conflito, focar-se nos interesses e não nas posições de cada uma das partes, criar opções de ganhos para ambas às partes e ainda utilizar critérios objetivos para haver a solução.

Assim, existindo diversas técnicas de negociação, vemos que o mais importante que é que negociar é algo que fazemos no dia-a-dia e sendo feita da melhor forma com a melhor técnica maior a chance de haverem bons acordos mantendo ainda saudável para ambas as partes a resolução do conflito.

MEDIAÇÃO

A mediação é a retomada do contato entre as partes em conflito, ou seja, havia uma relação entre as partes que foram rompidas em decorrência do conflito existente. O mediador deve tentar retomar a comunicação das partes através de abordagens de mediação, não devendo o mediador decidir o conflito, porém dar continuidade no contato entre as partes para que possam junto chegar a um acordo que seja bom para ambos ao termino da mediação.

A mediação é o momento oportuno para que as partes expusessem seus conflitos resolvam sem que haja um desgaste psicológico e financeiro como ocorre num processo judicial. Importante salientar que a mediação não permite que seja um desfecho imprevisível para as partes, pois a todo o momento elas podem buscar a solução do problema sem uma decisão impositiva de um juiz.[4]

Assim, a mediação é uma um momento em que uma parte busca entender a outra parte, e ainda se fazer entendido pelo pela parte oposta, com suporte de um terceiro ao conflito. A mediação sendo bem sucedida leva à reestruturação do diálogo e ainda diminui o desgaste das partes em conflito.[5]

ARBITRAGEM

Regida pela Lei 9.307/96, a lei da arbitragem, diferentemente da mediação, é o árbitro quem conduz o processo, definindo o direito tutelado, e ainda chegando a melhor resolução do conflito apresentado pelas partes, mesmo o arbitro sendo escolhido pelas partes, e o tempo de duração deste processo definido por eles também.

Para exercer a função de árbitro, este deve ter conhecimento sobre o objeto de conflito, sendo este um dos grandes diferenciais da arbitragem, pois aquele que irá decidir sobre o caso que está em conflito tem conhecimento sobre ele, já na esfera jurídica um juiz deve julgar o que lhe for demandado independente de qual seja o objeto é obrigado a decidir mesmo sem conhecimento sobre ele.

Não lhe é exigido do arbitro a graduação em Direito, devido ao fato que muitas das demandas arbitrais são de conflitos que não seja diretamente ligado ao direto, como engenharia, economia, contabilidade e etc., portanto não é necessária tal graduação jurídica, mas se faz útil algum conhecimento jurídico para que conheça também a parte procedimental da arbitragem.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

As sentenças arbitrais possuem a mesma obrigatoriedade de cumprimento da jurisdicional, e caso a sentença não seja cumprida pode ser requerido seu cumprimento na justiça comum.

As vantagens da arbitragem são diversas, já que possui um caráter técnico, existe a imparcialidade do mediador e do árbitro, ambos com conhecimentos técnicos, existe segurança jurídica da sentença arbitral, possui sigilo procedimental e transparente e ágil na resolução do conflito[6].


[1] COMINI, Leandro Vito. A jurisdição estatal e as alternativas para a solução dos conflitos. Conteúdo Jurídico, Brasília: DF: 09 jul. 2010. Disponível em:  Acesso: 09 jun. 2015.

[2] O que é conciliação? Disponível em: <https://www.tjpr.jus.br/conciliacao> Acesso: 09 jun. 2015.

[3] Meios alternativos de solução de litígios. Disponível em <http://mediacaoeadvocacia.com.br/artigos-juridicos/meios-alternativos-de-solucao-de-litigios-62> Acesso em 09 jun. 2015

[4] O que é Mediação? Disponível em:  <http://www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/mediacao/estrutura-administrativa/o-que-e-mediacao> Acesso: 09 jun. 2015.

[5] BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Apostila do curso de conciliação. Belo Horizonte: TJMG, 2011.

[6] Lei da Arbitragem Comentada Disponível em:  <Arbitragem http://www.direitocom.com/lei-de-arbitragem-comentada/capitulo-iii-dos-arbitros> Acesso: 10 jun. 2015.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos