Síndrome de Down: a deficiência está na sua cabeça!

Leia nesta página:

Antes de qualquer comentário mais elaborado, é necessário que se esclareça: Síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética. Normalmente, as pessoas com a síndrome apresentam a chamada “trissomia 21 simples”, que seria um cromossomo extra...

Este semana atendi uma leoa travestida de mãe em meu escritório, em depoimento extremamente emocionado, num misto de amor incondicional e sede de justiça, me contou sobre os expedientes absurdos e desumanos dispensados à sua filha pela direção da escola em que estuda e de um punhado de pais de alunos, ditos normais, que acreditam, por preconceito e ignorância, que duas crianças diferentes não podem aprender juntas, brincar juntas e desenvolver conceitos de amizade, tolerância, companheirismo e amor ao próximo. Sua filha tem síndrome de Down. E daí?

Antes de qualquer comentário mais elaborado, é necessário que se esclareça: Síndrome de Down não é uma doença, é uma alteração genética. Normalmente, as pessoas com a síndrome apresentam a chamada “trissomia 21 simples”, que seria um cromossomo extra em todas as células de seu organismo. Nos cromossomos passados pelos pais, por algum motivo, haveria a repetição de um cromossomo. A cada ano, de 3.000 a 5.000 crianças nascem com Síndrome de Down em todo mundo, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU).

E não há cura, simplesmente porque não é uma doença. Trata-se de um ser especial em suas diferenças. As pessoas com SD (síndrome de Down) andam, falam, correm, se relacionam, e, pensam...nem sempre com a velocidade da maioria ou com a velocidade que a maioria espera(...)

No prosseguimento à derrubada de falsas certezas, as pesquisas demonstram que a interação escolar entre crianças com SD com outras ditas “normais”, são benéficas a todos- sobretudo as que não tem SD, pois aquelas servem como exemplos de superação nos comportamentos e conquistas inerentes à idade, o que certamente contribui com o desenvolvimento social e emocional de todos os envolvidos.

Também me parece óbvio que capacidade de interação, de aprendizado e noções de urbanidade dependem diretamente da afinação do tripé pais, direção e professores. Aliás, cabe ao professor possibilitar atividades que privilegiem o aprendizado explorando as potencialidades individuais, mas observando de perto as potenciais diferenças, e, sobretudo, demonstrando e incentivando o intercâmbio de experiências em sua amplitude, porque é mágico o momento em que qualquer criança é surpreendida por conquistas que acreditavam há pouco não seriam capazes.

A Lei 7.853/89, em seu artigo 8º, determina que recusar a inscrição de um aluno em qualquer escola- privada ou pública- por motivos relacionados a qualquer deficiência, é crime. Além de receber uma multa, os diretores ou responsáveis pela escola que se negar a matricular pessoas com deficiência podem ser punidos com reclusão de um a quatro anos. (Artigo 8º Constitui crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa: I - recusar, suspender, procrastinar, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, por motivos derivados da deficiência que porta;).

Com o advento da Lei os dados do Censo Escolar demonstram que houve  expressivo aumento nas matrículas de pessoas com deficiência na educação básica regular – turmas mistas, ou seja, que também estudam crianças sem deficiência. O número de alunos especiais matriculados também disparou de 196 mil para quase 700 mil entre 1998 e 2014 – uma expansão de mais de 250%. O percentual de estudantes com esse perfil em salas comuns saltou de 12% para 80%, nesse período. Também importante ressaltar que o aumento do número de professores com formação em educação especial foi expressivo, embora longe do ideal.

Com tudo isso, de maneira velada e com requinte de crueldade, diretores ainda criam um sem-fim de dificuldades para que crianças sejam matriculadas ou que permaneçam nas escolas. Impedir que uma criança tenha acesso à escola, é crime. Fere de morte o Princípio Constitucional da Igualdade. Mas impedir que uma criança tenha a oportunidade de ir à escola e interagir, confraternizar, desenvolver, trocar, aprender e ensinar, conquistar e ser incluída em uma sociedade plural, por natureza, é crime contra à coletividade, lastimável e execrável. É preconceito latente, e, este sim, doença antirrepublicana a ser combatida e estirpada. Coloquemos em prática a máxima que “A verdadeira igualdade consiste em tratar-se igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade”.

A vocês, pais e mães, que munidos do amor incondicional por seus filhos, lutam, sem medir esporços, por um olhar igualitário, minha solidariedade e meus mais profundos respeitos.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Antonio Marcos de Oliveira Lima

Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Nacional de Lomas de Zamora, Argentina. Professor de direito Administrativo em graduacao e cursos preparatórios , Diretor-Geral do IBPC (instituto brasileiro de proteção ao consumidor), Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudo dos Direitos da Mulher, Advogado militante com atuação profissional Brasil X Portugal em Direito Civil, Direito do Consumidor , Direito Empresarial, Terceiro Setor, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Intrrnacional, Sócio de Fernandes e Oliveira Lima advocacia e consultoria jurídica. Autor de "União estável e União Homoafetiva, os paralelos e as suas similitudes"; Ed. Pasquin Jus, 2006; "Retalhos Jurídicos do Cotidiano"; 2015, Ed. Lumen Juris.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos