O Código de Defesa do Consumidor proíbe cobrança vexatória a cliente inadimplente

17/08/2015 às 19:01

Resumo:


  • O aumento da inadimplência tem levado empresas a realizarem cobranças vexatórias, expondo consumidores ao ridículo e constrangimento.

  • O Código de Defesa do Consumidor proíbe práticas de cobrança vexatórias, como ligar para parentes e ameaçar o devedor, permitindo ação judicial em caso de descumprimento.

  • Consumidores têm direito a indenização por danos morais e materiais em casos de cobranças indevidas ou inclusão injusta nos órgãos de proteção ao crédito.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Expor clientes inadimplentes ao ridículo ou em situações de constrangimento é proibido.

cobrança indevida dano moral

Diante do cenário econômico atual do país, o índice de inadimplência tem aumentado e com isso milhares de consumidores estão tendo os seus nomes inseridos nos órgãos de proteção ao crédito.

É importante ressaltar que é direito do consumidor não ser exposto ao ridículo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento e tampouco sofrer ameaça para quitar seus débitos, conforme determina o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor – CDC .

As cobranças realizadas por empresas que expõe o consumidor ao ridículo ou ao constrangimento são ilegais e são conhecidas como cobranças vexatórias. Embora, seja vedado esse tipo de cobrança pelo CDC, muitas empresas ousam praticar.

São exemplos de cobranças vexatórias àquelas em que empresas ligam para seus parentes, vizinhos e seu trabalho pedindo informações sobre o devedor, ou ainda, fazendo-lhe ameaça.

Em caso de cobrança vexatória ou a inclusão indevida do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, pode o consumidor solicitar a justiça indenização por danos morais e materiais sofridos.

Antes de o nome do consumidor ser inserido nos órgãos de proteção ao crédito, faz necessário que o estabelecimento comercial o comunique por escrito, por isso é importante que o consumidor mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados, principalmente, o endereço.

É obrigação da empresa o fornecimento, ao consumidor, de informações claras e objetivas, tanto as relacionadas à identificação do devedor, quanto em relação à dívida.

Ação Judicial

Uma faculdade no estado do Rio Grande do Norte, em outubro de 2014, foi condenada a pagar a uma estudante uma indenização no valor de R$ 5.000,00, por ter realizado cobrança de forma ilegal, de forma vexatória, expondo-a ao ridículo.

A aluna informou que durante um dia de aula, foi obrigada a se retirar da sala sob ameaça de que seria exposta aos demais colegas com a colocação de seu nome no quadro.

O processo está registrado sob número 0000166-61.2009.8.20.0106.

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Sobre o autor
Rafael Souza Rachel

Advogado. Entusiasta do conhecimento. Blogueiro. Interesse em compartilhar informações e aumentar a rede de contatos. Salvador - BA Contatos: 71 9932-6518 / 9295-0048 http://advrafael.blogspot.com.br/

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