Quem já passou em concurso público sabe muito bem que a principal característica de um bom concurseiro é "não desistir nunca". Mas em meio a tantas provas e editais, o que de fato pode servir de motivação para não desistir da carreira pública?

1 - Esqueça a concorrência

Pode parecer meio clichê, mas, em concursos públicos, seu único concorrente é você mesmo! Vamos imaginar que você está lá super empolgado com seus estudos para a próxima prova e quando sai a relação candidato/vaga a surpresa: 400/1... 100/1... 30/1. Lembre-se do seguinte: Alguém sempre passa, e, se você estiver preparado, esse alguém será você.

2 - Não seja influenciável

Vida de concurseiro não é fácil. Inevitavelmente você abre mão da sua vida social apenas para estudar. Então, é nessa hora que os 'mensageiros do mal' vão tentar te influenciar com coisas do tipo "vamos sair", "você precisa viver", "concurso é jogo de cartas marcadas", "mesmo que você passe não te chamam", e isso acontece justamente no dia que você está rendendo melhor nos estudos. Não se deixei influenciar. Foque!

3 - Por falar em foco...

É normal os concurseiros estudarem em 'bando', muitas vezes eles (nós) se reúnem com vários outros amigos para estudar. Até aí tudo bem, mas só que estudam para concursos diferentes. Pois é. Não pode, ou pelo menos, não deveria. Escolher uma área específica para focar seus estudos naquele assunto e fazer a tal da "imersão" é fundamental para ter sucesso no seu concurso. Em grupos com o mesmo objetivo, além dos estudos, as conversas serão super produtivas. Tenta lá pra você ver como é legal.

4 - Descanso e equilíbrio

No item 2 falei de abrir mão da vida social. Sim, mas nem tanto. Tudo é meio termo, já dizia minha psicóloga. Ficar em casa trancado por muito tempo, ou então pra quem trabalha e estuda, usar o tempo livre somente para estudar vai te levar a loucura. Vai por mim, isso vai te desmotivar. Então, separe um tempo para tomar aquela cerveja com os amigos, pegar uma praia, ir ao cinema. Distraia sua cabeça com coisas que não tenham absolutamente nada a ver com os seus estudos. Se precisar, tire um dia de folga dos seus livros e vá se curtir um pouco. Mas lembre-se: meio termo é tudo!

5 - Pergunte (e converse) com quem entende do assunto

Se for alguém que já passou por uma experiência parecida e conseguiu a aprovação (e nomeação) melhor ainda. Quem foi que disse que nos concursos públicos não tem networking? Busque na internet, a comunicação hoje ficou tão mais fácil. Converse com delegados, defensores, juízes, enfim, tenho certeza que eles terão o maior prazer em te contar a experiência deles. Além de te dar dicas preciosas.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso