Da submissão de conflito trabalhista à comissão de conciliação prévia como condição de ação e do interesse de agir constatado em frustração conciliatória

16/10/2015 às 01:37
Leia nesta página:

Destaca-se que não necessariamente decorrerá da ausência de submissão de conflito trabalhista à CCP a decisão de extinção do processo sem resolução de mérito, ainda que admitida a obrigatoriedade prevista no art. 625-D da CLT.

INTRODUÇÃO

Como questão indireta à divergência doutrinária e jurisprudencial acerca da obrigatoriedade da submissão de conflito trabalhista à Comissão de Conciliação Prévia (CCP) previamente ao ingresso de reclamação trabalhista - art. 625-D da CLT, elucidar-se-á que, ainda que se admita a submissão de conflito trabalhista à CCP como condição da ação, não necessariamente haverá a extinção de processo sem resolução de mérito caso referida submissão não seja realizada nestes termos de precedência.

DO INTERESSE DE AGIR CONSTATADO EM FRUSTRAÇÃO CONCILIATÓRIA

Pode-se distinguir o processo e a ação a partir da compreensão de que esta é direito subjetivo, atinente a prerrogativa do sujeito de provocar a jurisdição e buscar obter desta a tutela que lhe signifique a consecução da pretensão que apresentou. Por sua vez, o processo é o meio, ou instrumento, pelo qual o Estado presta a referida tutela jurisdicional.

Acerca das condições da ação, o ordenamento pátrio as discriminam em três elementares, quais sejam: a legitimidade ad causam, o interesse de agir e a possibilidade jurídica do pedido.

Ao que importa à presente abordagem, o interesse de agir corresponde ao preenchimento do binômio necessidade e adequação. É preciso que a pretensão só possa ser alcançada por meio do aforamento da demanda, e que esta seja adequada para a postulação formulada (GONÇALVES, 2013, pg. 144). Considera-se, aqui, que a utilidade é absorvida pelo elemento necessidade do interesse de agir.

Uma decorrência importante, ao caso em tela, dos princípios informadores do processo de trabalho é que ainda que certa condição da ação não se faça presente desde o ingresso da reclamação, a presença da mesma quando da tomada de decisão tem o condão de esvaziar a fundamentação de julgamento de extinção do processo sem resolução de mérito (GARCIA, 2015, p. 375).

Destarte, a proposta conciliatória frustrada, mediante ambas as partes e em sede jurisdicional, torna incontroverso o fato de que a autocomposição por intermédio da CCP em nada resultaria - senão em desacordo, e que a jurisdição é meio único de consecução satisfativa da pretensão do reclamante.

Neste sentido, colaciona-se jurisprudência do TST (GARCIA, 2015, p. 376):

Recurso de revista. Submissão da demanda à comissão de conciliação prévia. Exigibilidade. A previsão constante do art. 652-D da CLT tem por escopo facilitar a conciliação extrajudicial dos conflitos, com vistas a aliviar a sobrecarga do Judiciário Trabalhista fator objetivo [que] em muito tem contribuído para impactar negativamente a celeridade na entrega da prestação jurisdicional. Todavia, em contexto do qual emerge, incontroversa, a manifestação de recusa patronal à proposta conciliatória formulada em primeiro grau, milita contra os princípios informadores do processo do trabalho, notadamente os da economia e celeridade processuais, a decretação de extinção do processo já em sede extraordinária. Extinguir-se o feito em condições tais implicaria em desconsiderar absolutamente referidos princípios, bem como olvidar os enormes prejuízos advindos de tal retrocesso, tanto para a parte autora, como para a Administração Pública, ante o desperdício de recursos materiais e humanos já despendidos na tramitação da causa. Recurso de revista conhecido e desprovido” (TST-RR-924/2005-491-01-00.8, Rel. Min. Vieira de Mello Filho, 1.ª T., DJ 15.06.2007).

CONCLUSÃO

Conclui-se, portanto, que ainda que compreendida como obrigatória a submissão do conflito trabalhista à CCP - considerada como condição de ação, a incontrovérsia do fato de que às partes não resta possibilidade de conciliação enseja o necessário conhecimento do mérito da reclamação trabalhista ajuizada, porquanto estaria preenchida a condição de ação pela incontrovérsia de tal impossibilidade de conciliação, constatando-se o interesse de agir do reclamante. Ademais, em termos principiológicos, inadmite-se em qualquer sede jurisdicional, sobretudo na jus laboral, o dispêndio procrastinatório de recursos humanos e financeiros por intermédio de decisões inadequadas de extinção de processo sem resolução de mérito, face ao preceitos de economia processual, instrumentalidade processual e efetividade da tutela jurisdicional.

REFERÊNCIAS

  • GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Manual de direito do trabalho. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015;

  • GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Direito processual civil esquematizado. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Wiley Paesano Lins

Advogado. Possui graduação em Direito pela Universidade Anhanguera-Uniderp e especialização em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade Estácio de Sá.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos