A não cumulatividade do PIS-COFINS

26/10/2015 às 17:13
Leia nesta página:

O presente artigo tem como finalidade discorrer acerca do regime não cumulativo do pis-cofins.

O Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social cujo escopo é o pagamento de alguns benefícios trabalhistas, tais como abono salarial e seguro desemprego, inserta no art. 239 da Constituição Federal.

A COFINS (Contribuição Para o Financiamento da Seguridade Social), por sua vez, é destinada ao financiamento da seguridade social, que compreende a previdência social, a assistência social e saúde. Também tem previsão expressa na Carta Magna:

“Art. 195. A seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e das seguintes contribuições sociais:

I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei.”

Em que pese serem espécies tributárias distintas, apresentam tamanha similitude que acabam por receber tratamento único.

No polo passivo desta relação jurídico-tributária encontram-se pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas ao regime do Simples Nacional (Lei Complementar 123/2006).

Possuem dois grandes regimes de incidência: cumulativo e não cumulativo. Naquele, a base de cálculo se exprime pelo total das receitas da pessoa jurídica, sem deduções em relação a custos, despesas e encargos, ao passo que suas alíquotas importam em 0,65% para o PIS e 3% para a COFINS. As pessoas jurídicas de direito privado, e as que lhe são equiparadas pela legislação do imposto de renda, que apuram o IRPJ com base no lucro presumido ou arbitrado estão sujeitas à incidência cumulativa.

Inicialmente, não havia a previsão de não cumulatividade de tais contribuições, de modo que incidiam sobre o faturamento/receita de cada contribuinte, pouco importando o tamanho do ciclo econômico.

Tal paradigma só foi rompido graças à iniciativa do legislador infraconstitucional, por intermédio das leis 10.637/2002 e 10.833/2003, que alteraram, respectivamente, o PIS e a COFINS.

Neste regime, a base de cálculo do PIS-COFINS é o valor do faturamento mensal, isto é, o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica. Podem ser excluídos da base de cálculo os valores decorrentes: a) das receitas isentas ou não alcançadas pela incidência da contribuição ou sujeitas

à alíquota zero; b) das vendas canceladas; c) dos descontos incondicionais concedidos; d) do IPI; e) do ICMS, quando destacado em nota fiscal e cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos serviços na condição de substituto tributário; f) das reversões de provisões e das recuperações de créditos baixados como perdas, que não representem ingresso de novas receitas; g) dos resultados positivos da avaliação de investimentos pelo valor do patrimônio líquido; h) dos lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados pelo custo de aquisição, que tenham sido computados como receita; i) das receitas não operacionais, decorrentes da venda de bens do ativo permanente; j) das receitas de revenda de bens em que a contribuição já foi recolhida pelo substituto tributário; k) das receitas excluídas do regime de incidência não cumulativa, constantes do art. 10 da Lei nº 10.833, de 2003.

A não cumulatividade destas contribuições não se confundem com a estabelecida no IPI e ICMS. Nesta, o escopo principal é a desoneração do ciclo econômico, de modo a evitar que seus custos se tornem insuportáveis pelo consumidor final. Naquela, o que se objetiva é resguardar o faturamento do contribuinte, pouco importando o que aconteceu nas etapas anteriores da cadeia produtiva.

A legislação do PIS-COFINS estabelece respectivamente as alíquotas de 1.65% e 7,65%. Juntamente com esta apuração, prevê que o contribuinte submetido a este regime poderá descontar créditos a serem apurados mediante alíquota de 1,65% (PIS) e 7.65% (COFINS) sobre os bens, serviços, produtos, itens e encargos incorridos e adquiridos. Diante disso, apura-se o valor de tributo devido. Há. portanto. três etapas: a) apuração da base de cálculo, ou seja, de sua receita, aplicando-se a respectiva alíquota; b) apuração dos créditos; e c) tributação sobre a receita menos os créditos apurados, chegando-se ao valor a ser recolhido.

Ato contínuo, insta salientar que legislador trouxe certas restrições à não cumulatividade, de tal sorte que estão excluídas de tal regime de incidência as receitas constantes do art. 8º da Lei nº 10.637/2002 e do art. 10 da Lei nº 10.833/2003.

Por fim, entrou em vigor este ano a Lei 12.937/14, que deu nova redação ao art. 12 do Decreto-Lei 1.598/77, alterando o conceito de “receita bruta”. Pelo conceito antigo, esta compreendia o “produto da venda de bens nas operações de conta própria e o preço dos serviços prestados”. Com a posterior reforma legislativa, incluem-se nesse montante “os tributos sobre ela incidentes”, fato que trouxe enorme insegurança aos operadores do Direito.

Discute-se aqui a inclusão do PIS-COFINS sobre todas as receitas da atividade e não apenas sobre a venda de bens e prestação de serviços.

BIBLIOGRAFIA:

AMARO, Luciano. Direito Tributário Brasileiro. 20ª ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

BRAGA, Waldir Luiz; FRANHANI, Valdirene Lopes. A não-cumulatividade do PIS e da COFINS após a Emenda Constitucional nº 42/03. In Revista Dialética de Direito Tributário. Volume 109. São Paulo: Dialética, 2004.

MACHADO, Hugo de Brito. Curso de Direito Tributário. 36ª ed. São Paulo: Malheiros, 2015.

PEIXOTO, Marcelo Magalhães (cood.); FISCHER, Octavio Campos (coord.); . PIS-COFINS: questões atuais e polêmicas. São Paulo: Quartier Latin, 2005.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos