Desenvolvimento e infraestrutura

Lei de licitações x Lei do Regime Diferenciado de Contratação

Leia nesta página:

O Direito Promotor: Diferenças do Regime de Contratação estabelecido na Lei de Licitações (8.666/93) e a Lei Federal nº 12.462/2011 (“Lei do RDC”), que estabelece as regras relativas ao Regime Diferenciado de Contratações Públicas (“RDC”).

INTRODUÇAO

Partindo da concepção da natureza humana de Weber como sendo o homem um animal simbólico que vive preso a uma teia de significados por ele mesmo criada, um sistema simbólico que representa um conjunto de mecanismos para governar o comportamento, análise esta pautada na teoria maquiaveliana acerca da falibilidade da natureza humana e impossibilidade em hierarquizar condutas (uma conduta não pode se sobrepor a outra visto que há inferência das demais, sendo estas negativas ou não). San Tiago Dantas leva essa condição ao direito e Estado, como pressuposto sociológico e reflete a luta ante a degenerescência do Estado, em face ao patrimonialismo do homem cordial, estabelecendo mecanismos de controle (cultura), os quais a ruptura enseja secessão política.

Tal análise orientará nossa avaliação acerca da Lei de Licitações em contraposição à Lei do Regime Diferenciado de Contratação, considerando-se ainda a possibilidade de solução com a eficácia no emprego do Direito Promotor.


O Escopo e Alcance da Lei de Regime Diferenciado de Contratação

Em prol da celeridade na contratação e investimentos em infraestrutura e em convergência com jurisprudência do Judiciário e do Tribunal de Contas da União, a Lei do RDC foi concebida, inicialmente, para contratações que visem à execução dos seguintes empreendimentos:

1.Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016;

2.Copa das Confederações da Federação Internacional de Futebol Associação (“FIFA”); ou

3.Obras de infraestrutura e de contratação de serviços para os aeroportos das capitais dos Estados da Federação distantes até 350 km (trezentos e cinqüenta quilômetros) das cidades sedes dos mundiais supramencionados.

     Em que pese muito se tenha debatido, desde a edição da Lei do RDC, sobre a sua constitucionalidade, a sistemática da lei ampliou seu âmbito de atuação e atualmente também abriga a contratação de obras e serviços pertinentes aos seguintes projetos:

1.Ações integrantes do Programa de Aceleração do Crescimento (“PAC”);

2.Sistema público de ensino; e

3.Sistema Único de Saúde (“SUS”).


Os Ditames Constitucionais e a Lei de Licitações

A Constituição Federal de 1998, além de prever o dever de licitar aos órgãos e entidades pertencentes à Administração Pública, prevê a competência da União Federal para editar normas gerais de licitação e contratação (art. 22, XXVII). A fim de disciplinar o procedimento licitatório a ser observado pela Administração Pública, o legislador ordinário editou a Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (“Lei de Licitações”), que estabeleceu as regras gerais para as licitações e contratações públicas. A insuficiência das normas, no entanto, ensejou a criação de novos atos legislativos concedendo novas modalidades de licitação e contratação, observados os princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.


A Lei de Licitações e a Lei de Regime Diferenciado de Contratação (RDC)

A Lei de Licitações imputa ao Poder Concedente o dever de fiscalizar e autorizar o projeto básico de execução a ser elaborado pelo prestador de serviço público, de modo prévio. O Regime Diferenciado de Contratação, no entanto, em relação à contratação integrada não determina à Administração Pública licitar um empreendimento sem a elaboração prévia tanto do projeto básico como do projeto executivo.

Nesse contexto, retomamos à análise de Celso Furtado acerca da necessidade de uma intelligentsia humana capaz de assegurar por meio de planejamento e regulação o atendimento das necessidades sociais e desenvolvimento do país, preservando-se os recursos da coletividade. Para tal faz-se necessária a democratização da atuação do poder publico e centralização das atividades de planejamento as quais não se operam à margem do Estado, para então assegurar as mutações qualitativas das ações públicas.

O Estado por si só, no entanto, é incapaz de fornecer adequadamente os recursos e atividades públicas os quais a sociedade demanda, sendo assim, estabelece parcerias, utilizando-se do direito promotor como medida de encorajamento para que uma operação possa ser atraente, concedendo uma vantagem ou eliminando uma desvantagem para concretização e desenvolvimento do país em infraestrutura, conforme o contexto.

Desse modo temos a necessidade de democratização e planejamento para crescimento econômico.

No que tange à especificação orçamentária, a Lei de Licitações exige real análise de custos, planificada e detalhada, levando-se em conta custos de materiais direto e indireto de produção, mão de obra até para análise da contratada quanto ao ganho de sinergia e análise de custo de oportunidade. A RDC, no entanto, exige elaboração de anteprojeto de engenharia. Ainda, sobre a questão orçamentária, a Lei de Licitações obriga a observância dos limites e ditames da Lei Plurianual, ao passo que a RDC possibilita ultrapassar os limites orçamentários da Lei Plurianual, se o projeto perdurar por mais de um exercício social, desde que haja oferecimento de garantia capaz de assegurar a execução da obra. Assim, pelo RDC o plano orçamentário é feito de modo sintético, exercendo-se o valor justo ou valor de mercado para a execução da obra, condicionado, no entanto, à observância do preço estabelecido no edital de licitação, quando houver.

Quanto à questão de planejamento, a Lei 8.666/93 exige planejamento executivo ao passo que no regime de contratação integrada cumpre ao contratado fornecer termo de referência adequado para a execução, fato que não exime à Administração de avaliar minimamente o objeto de execução

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Quanto ao procedimento de Habilitação e Processo Administrativo, os dispositivos legais se assemelham, no entanto o RDC torna-se mais célere, segundo estimativa, reduz cerca de 30% o tempo de contratação.


A Hipótese de Contratação Integrada (RDC), O Patrimonialismo e a Ruptura dos Meios de Controle, sobretudo Tecnológico

A análise econômica do Direito e das Organizações deve se orientar com base num conceito de eficiência econômica no qual a transação entre as organizações seriam economicamente eficiente se a melhora proporcionada aos beneficiados da relação seja maior que os prejuízos causados a terceiros de modo que a relação não afete a sociedade.

Isto posto, o comportamento dos agentes não pode ser pautado unicamente no interesse próprio, do mesmo modo, que a racionalidade econômica não pode visar apenas a maximização dos lucros sem qualquer embasamento moral.

O Estado deve, portanto, dispor de instrumentos de enforcement, para averiguação e fiscalização de modo a coibir a atuação oportunista, aprimorando mecanismos de regulação, para que se evite desvio de erário do repasse de verbas, sobretudo, no que tange o repasse via convênio, o qual não se exige das entidades um levantamento contábil para apuração da alocação dos recursos, incidindo na questão do patrimonialismo, quando da confusão entre o que é patrimônio público e o que é patrimônio particular, enraizado nas capacidades humanas.

Em vista das considerações supra, pode-se responder à questão sobre a possibilidade de licitação de um empreendimento, sob o regime da Lei do RDC, sem a existência prévia de projeto básico e executivo, de forma afirmativa.

A rigor, ao instituir as normas aplicáveis às licitações realizadas por meio do RDC, a lei permitiu à Administração Pública a realização de contratações integradas que envolvam desde a execução das obras e serviços relativas aos empreendimentos até a realização dos respectivos projetos básicos e executivos. Trata-se de possibilidade que se coloca nos casos em que a contratação de uma única empresa ou consórcio para a elaboração dos projetos e execução das obras e serviços pertinentes ao escopo da contratação proporcione ganhos de eficiência à Administração Pública.

Assim, cumpre analisar se a Lei de Regime de Contratação ao situar-se no âmbito da facilitação do Direito Promotor, não implica no desencorajamento de atividade lícita.

Destaca-se ainda, que o homem nem sempre age de acordo com os padrões de racionalidade econômica, visto que nem sempre é motivado a fazer a opção pela alternativa mais viável economicamente em termos de preço. É o que se depreende dos estudos acerca do behavioral economics.

A tomada de decisão resulta de uma série de interações coletivas complexas entre os agentes, conforme os estudos da Teoria dos Jogos e o Dilema do Prisioneiro, que por vezes resulta em uma situação em que a maximização da riqueza não privilegia a sociedade (formação de Cartéis), o que nos retoma a necessidade de fiscalização e regulação Estatal, para que haja maximização sem prejuízo de terceiros.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos