Somos todos Bento Rodrigues

11/11/2015 às 19:44
Leia nesta página:

Somos Todos Bento Rodrigues.

Inconscientemente a vida nas cidades nos torna seres impassíveis, indiferentes ao que se passa fora dessas verdadeiras fortalezas de aço, concreto e vidro. O habitante das grandes cidades muitas vezes acredita ser aquele cosmonauta hóspede daquela sofisticada estação espacial dos filmes de ficção científica hollywoodianos.

Para o cidadão urbano, a existência de vida fora dos limites de sua cidade ecoa como algo incompreensível. Afinal, quem conseguiria imaginar um ser vivo sem wi-fi, internet, celular e tv paga? Sem oxigênio até que seria possível supor a existência de uma vida orgânica qualquer, mas no dias de hoje é humanamente inconcebível a probabilidade de alguém ou alguma coisa sobreviver sem acessar seu perfil na rede social ou dar uma espiadinha no seu whatsapp – escrevo com letras minúsculas, sem itálico no estrangeirismo, pois acredito que a expressão já deva ter virado substantivo até o encerramento deste texto –.

Pois bem, tenho uma grande novidade a revelar para muitos, talvez uma notícia inédita para os mais jovens, notadamente para aqueles da geração “y”, também chamada geração do milênio ou geração da internet: existe, sim, vida fora das cidades. Há seres sencientes por toda a parte fora das cidades, inclusive seres humanos, todos também dotados de sensibilidade e almejando buscar e obter a felicidade.

Ora, aonde você imaginava que ficavam instalados os abatedouros, as usinas nucleares, as mineradoras e siderúrgicas, as fábricas de fundição de chumbo, a produção de curtume e substâncias químicas, as refinarias e os grandes lixões? Lamento revelar que nenhum dos bens e produtos que você consome é produzido na casa daquele seu vizinho excêntrico ou em alguma galeria florida de seu bairro.

Pois é. Tudo que eu e você consumimos, sem exceção, importa na perda ou destruição daquilo que se encontra ao nosso redor, muitas vezes fora de nossas grandes cidades, nas zonas rurais, nos distritos e vilarejos mais distantes de nossos doces e sofisticados lares. Desde o momento que acordamos até o adormecer estamos a todo instante mortificando nossa fauna e flora, nossos recursos minerais, tudo aquilo que a Terra levou cerca de cinco bilhões de anos para criar.

Sabe porque o rompimento das barragens de Mariana, em Minas Gerais, causou tanto furor e destaque? Porque essa tragédia não se limitou a aquela gente do interior pobre e sofrida do subdistrito de Bento Rodrigues. Porque essa catástrofe não atingiu somente aquelas pessoas e aqueles animais que todo o dia fingimos não existir ou nem sequer queremos notícias.

Todos nós fomos e somos diretamente atingidos pela desgraça que começou no esquecido subdistrito de Bento Rodrigues. O rio Doce, o mais importante da bacia hidrográfica da Região Sudeste, em seus quase novecentos quilômetros de extensão, foi duramente atingido pela tsunami de lama de rejeitos de minério. Duzentas e vinte e oito grandes cidades, entre mineiras e capixabas, foram abaladas por essa contaminação. Algumas delas estão até hoje com a captação, abastecimento e fornecimento de água interrompidos.

Quanta ironia. Aquele morador das grandes cidades com wi-fi, internet, celular e tv paga, mas sem água, sem água sequer para beber. Isso sim nos incomoda. Agora, que venham as duras sanções e reprimendas da lei em vigor. Que sejam exemplarmente punidos os envolvidos, doa a quem doer, que cortemos na carne esse câncer que impediu que a água gelada chegasse aos nossos filtros e purificadores de carvão ativado e aos frigobares de nossas varandas. E como fica o gelo do uísque do nosso sagrado happy hour de cada dia? Neste último caso o dano moral é in re ipsa.

Em verdade, ufanados pelo capitalismo cruel e pelo american way of life, todos os dias destruímos uma Bento Rodrigues, sem nenhuma comiseração. Mas enquanto nossa aparentemente inexpugnável estação espacial não é atingida está tudo bem, dentro dos limites do aceitável e do tolerável. O homem do interior e sua família, esses intrometidos seres sem wi-fi, que se lixem, juntamente com seus animais, que prestem toda a reverência ao homem-deus das cidades.

 Diz um velho ditado holandês, “Deus perdoa, a natureza não”.

  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Eduardo Rios do Amaral

Defensor Público dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Espírito Santo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos