Medidas cautelares

22/12/2015 às 19:03
Leia nesta página:

O presente artigo tem por cerne averiguar as medidas cautelares como parâmetro aos princípios fundamentais, tais como: Proporcionalidade da Pena aplicada, Ampla defesa, Contraditório, Devido Processo Legal e Presunção de Inocência.

RESUMO

O presente artigo tem por cerne averiguar as medidas cautelares como parâmetro aos princípios fundamentais, tais como: Proporcionalidade da Pena aplicada, Ampla defesa, Contraditório, Devido Processo Legal e Presunção de Inocência. Na ordem jurídica contemporânea ocorre o flagrante desrespeito aos aludidos princípios frente a aplicação das medidas cautelares, afetando diretamente a todos os interessados na persecução da ação criminal.

PALAVRAS CHAVE: Processo Penal e Medidas Cautelares.

RESUME

This article is core to ascertain the precautionary measures as a parameter to the fundamental principles such as proportionality of the penalty applied , Wide defense , contradictory , due process of law and Presumption of Innocence . In contemporary law is the blatant disregard to the aforementioned principles against any precautionary measures directly affecting all stakeholders in the pursuit of criminal action.

KEYWORDS : Penal and Preventive Measures Process.

SUMÁRIO:

1. Introdução; 2. Da Cautelaridade; 3. Princípios e Garantias; 4. Medidas substitutivas e alternativas; 5. Conclusão; 6. Referências.

1. Introdução

Adentrando-se na matéria processual penal é frequente a ocorrência de situações devastadoras em que se faz necessária a utilização da prisão, observando-se sempre a aplicação de inúmeros princípios e garantias fundamentais ao acusado. De certo, que os princípios estatuídos na Carta Magna não inviabilizam a decretação de qualquer das prisões provisórias.         

            Tendo em vista essas iniciais considerações, no momento em que o acusado já cumpriu a sua pena espera-se que o magistrado lance mão de soluções garantidoras ao direito fundamental de liberdade do indivíduo vislumbrando, ainda a  possibilidade de aplicação das medidas alternativas e substitutivas.

Entende-se que o problema possui relevância social, haja vista o decurso do tempo  a de criação do Código de Processo Penal Brasileiro em 1941. A principal base que fora tomada consiste no Código de Processo Penal Italiano. É perceptível que o referido diploma legal não se coaduna com a atual Constituição da República, tampouco com a atualidade da sociedade. Ademais, cumpre relembrar que, esse Código de Processo Penal foi promulgado sob a égide da Constituição de 1937, ou seja, é um Código redigido logo após o golpe de Estado onde foram dissolvidos o Senado Federal e a Câmara dos Deputados por Getúlio Vargas.

Por tudo isso, o Código de Processo Penal terá sempre como princípio norteador o respeito à dignidade da pessoa humana e, ainda, o princípio da presunção de inocência na interpretação e na aplicação dos seus institutos.

2. Da Cautelaridade

Sabe-se que o processo judicial se desenvolve por meio de uma concatenação de atos organizados e seguidos. Infelizmente, em seu curso, existe um período de tempo indeterminado para realização de determinados atos, cujo inalbis pode colocar a prova a efetividade do Código.

Inobstante isso, as medidas cautelares são formas de se garantir a defesa de direitos até que se confirme a tutela definitiva garantindo, assim o bom funcionamento da função jurisdicional estatal.

Faz necessária, aqui falar do periculum in mora. A urgência decorre do perigo na demora da solução final do processo; perigo esse consubstanciado em elementos efetivos. Não podemos deixar de mencionar que a pretensão postulada decorre da probabilidade de resultado favorável para o beneficiário. É o que se denomina de fumus boni iuris. Daí a importância de essa medida ser valorada pelo juiz evitando-se ao máximo prejuízos as partes.

            Nesta esteira, a presença dos dois requisitos são essenciais para a aplicação da medida cautelar. Se existe urgência em afastar o perigo de prejuízo ao processo, tendo em vista o decurso do tempo, a aplicação da medida cautelar se torna justa.

Com isso, o cerne do processo cautelar é o de assegurar que um estado de fato e de direito seja inalterado. Toda medida cautelar têm as seguintes características fundamentais: jurisdicionalidade; instrumentalidade e provisoriedade.

Para a decretação pelo magistrado das medidas cautelares, é imperioso a presença das características supramencionadas e, ainda, dos requisitos básicos já anteriormente citados. São eles: o fumus boni iuris e o periculum in mora.

A doutrina divide o instituto jurídico em três espécies:

1) Medidas cautelares de caráter pessoal (prisão temporária, flagrante, preventiva, prisão por sentença condenatória recorrível, prisão por pronúncia);

2) Medidas cautelares probatórias (busca e apreensão e depoimento ad perpetuam rei memoriam); e,

3) Medidas cautelares de cunho real (sequestro, arresto e hipoteca de bens).

Além disso, vamos tratar agora do poder geral de cautela. Entende-se que o processo penal apresenta autonomia limitada, ou seja, as medidas cautelares de cunho pessoal não guardam interdependência com o âmbito cível, uma vez que o juiz penal não possui o denominado “poder geral de cautela” que possui o juiz cível. O juiz penal atua com base  da discricionariedade recognitiva, ou seja, analisa se os pressupostos dispostos na lei penal, encontram-se presentes no caso concreto.

3. Princípios e Garantias

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Hoje, consagra-se o direito à liberdade pessoal como um bem inerente ao cidadão. No entanto, essa liberdade não é ilimitada, isso porque há de ser relevado que, é plenamente aceitável que contenha uma restrição em algumas situações, a fim de que haja equilíbrio com relação aos direitos de cada cidadão evitando-se, assim arbitrariedades. Esse é o chamado “contrato social”.

Esse limite ao exercício da liberdade fora calcado pelas normas do Estado, consiste no limite imposto pela Lei a ser concebido pelos representantes da sociedade, por ela eleitos (no nosso caso) ou aceitos no caso das monarquias.

Com a nossa chamada “Constituição Civil”, ou seja, com a Constituição Federal de 1988, percebe-se que a prisão tornou-se exceção para quem está sendo indiciado ou acusado, haja vista que a diretriz toma por base o respeito à dignidade da pessoa humana.

Um exemplo disso é o caso da prisão em flagrante, pois não há a necessidade de ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária para a sua formalização pela autoridade policial, conforme o inciso LXII, art. 5º, da CF, porém terá que ser comunicada, imediatamente, após a prisão. O intuito aqui é utilizar o método interpretativo conforme a Carta Magna.

4. Medidas substitutivas e alternativas

Nesse contexto, observando-se que a medida cautelar mais utilizada é a de caráter pessoal, ou seja, a prisão e objetivando conter as arbitragens já sabidas pela sociedade civil ingressam de forma sistêmica no ordenamento jurídico, as medidas substitutivas e alternativas às prisões cautelares.

As medidas substitutivas são aquelas que tem por ação precípua substituir à prisão já decretada por uma medida cautelar menos gravosa para o acusado. Logo, somente são aplicadas após a prisão. De modo contrário, as medidas alternativas são aplicadas antes da prisão do acusado. Presta-se a evitar a aplicação da prisão preventiva.

Na verdade, existem diversas leis no ordenamento jurídico que contem regras que permitem à substituição ou alternatividade da prisão cautelar, medidas protetivas de urgência ou medidas cautelares diversas da prisão devendo o juiz togado analisar cada caso imparcialmente.

5. Conclusão

Verifica-se que toda e qualquer prisão cautelar precede a junção do fumus boni juris e do periculum in mora. O primeiro arraigado na prova da existência do crime e de indícios de autoria, se declina na alta probabilidade e não na simples possibilidade de condenação.

O segundo retromencionado compreende a necessidade da adoção da medida extrema, para garantia da ordem pública ou econômica, por conveniência da instrução ou para assegurar a aplicação da lei penal.

O movimento da doutrina nos dias de hoje atendendo ao clamor da sociedade que implora por um diploma legal mais severo é para se combater as condutas criminosas, sem, entretanto, desprezar os princípios de liberdade e igualdade estatuídos na CRFB/88, resguardando as garantias e direitos fundamentais.

6. Referências

BECCARIA, Cesare Bonesana. Dos delitos e das penas. Trad. Deocleciano Torrieri Guimarães. São Paulo: Rideel, 2003.

GHISLENI, Ana Carolina; SPENGLER, Fabiana Marion. A Mediação como forma autônoma e consensuada na resolução de conflitos. In: REIS, Jorge Renato. LEAL, Rogerio Gesta e COSTA, Marli Marlene Moraes da (org.). As políticas públicas no constitucionalismo contemporâneo. 1. Ed. Tomo 2. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. O discurso e o poder; ensaio sobre a sociologia da retórica jurídica.  Porto Alegre: Ed. Fabris, 1988.

CUNHA, J. S. Fagundes; BALUTA, José Jairo. O Processo Penal à Luz do Pacto de São

José da Costa Rica. Curitiba: Juruá, 1997.

DELMANTO, Fábio Machado de Almeida. Medidas Substitutivas e Alternativas à Prisão

Cautelar. Rio de Janeiro – São Paulo: Renovar, 2008.

GOMES FILHO, Antônio Magalhães. A motivação das decisões penais. São Paulo: Revista

dos Tribunais, 2001.

GRECO FILHO, Vicente. Manual de Processo Penal. São Paulo: Saraiva, 1991.

MIRABETE, Julio Fabrini. Processo Penal. 18. ed. São Paulo: Atlas Editora, 2006.

MORAES, Alexandre de. Constituição do Brasil interpretada. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

NICOLITT, André. Manual de Processo Penal. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

SANTOS, Juarez Cirino dos. A criminologia radical. Curitiba Lumen Juris, 2006.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Rachel Panzera Peixoto

Advogada. Pós graduada em Direito Público. Pregoeira do Estado do Rio de Janeiro.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Certificação em Pós Graduação em Direito Público.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos