Cidadania e soberania popular: breves comentários

15/02/2016 às 21:20
Leia nesta página:

O exercício da cidadania e a soberania popular como ferramentas para o desenvolvimento social.

Participar da vida política do país, ter consciência de que possui direitos e deveres, configura, em sentido amplo, atributos da cidadania.

Evidentemente, termo de grande expressividade, a cidadania ganhou diversos sentidos, dentre eles, o estritamente técnico, configurado pela capacidade ou não, de votar e ser votado.

Ao longo da História da Humanidade, é possível observar que cidadania estava presente como ferramenta de mudança social, atuando conjuntamente com ideais que encaparam movimentos que defendiam os mais diversos interesses, manipulados ou não.

O fato é que, em constante construção ideológica, o exercício da cidadania trabalha para a conquista de uma sociedade que entendemos ser mais justa e igualitária. Mero devaneio para alguns ou realidade alcançável para outros, a cidadania foi sempre questão central nas lutas e conquistas sociais.

Na esteira da História e do Direito, a (des)construção de valores pode ser louvável ou destrutivo, pois é dela que se moldam as estruturas e o pensamento político de uma sociedade, culminando em novos Hitler’s ou novos Luther King’s.

Desse preceito, surge a necessidade de sempre estarmos atentos ao rumo que damos ao país, e a nós mesmos.

Exercer a cidadania, implica em uma busca constante do razoável e do proporcional, busca por maior participação popular nos governos, pela afirmação e efetividade dos direitos humanos e fundamentais, para que daí uma sociedade se utilize da soberania popular como forma de dirigir seu próprio destino.

A soberania como um elemento de poder, traduz a qualidade de um superpoder, aquele que não está sujeito a nenhum outro.

Todavia, esse superpoder não pode ser arbitrário, devendo respeitar a democracia. O que significa que a soberania, do Estado ou popular, deve estar submetida a um regime jurídico, brotando o Estado Democrático de Direito.

Um Estado Democrático de Direito é aquele que se submete as próprias normas que criou, bem como, é àquele que respeita os direitos e garantias fundamentais, individuais, sociais, políticos e coletivos. Vivemos, pois, em um Estado Democrático de Direito?

A soberania popular é concretizada pelo sufrágio universal, pelo voto direto e secreto, pelo plebiscito, referendo ou iniciativa popular, oportunidades em que a soberania é traduzida pelo preceito constitucional, de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes.

Assim, a soberania popular é revelada no poder de decidir, sendo ela a responsável por conferir legitimidade ao exercício do poder do Estado, quando a legitimidade do poder estatal só pode ser alcançada pelo consenso expresso do povo.

Dessa forma, é possível imaginar um país onde a grande maioria de sua população não exerce a cidadania e não valoriza as instituições democráticas existentes, a propósito, é possível a realidade de se viver e se morrer em um país onde não se oportuniza o exercício pleno da cidadania em virtude de interesses particulares.

E nós? Em que país vivemos?

  

  

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Luciano Félix de Moura

Advogado na PEDRO MOURA Advocacia<br>http://www.pedromoura.jur.adv.br/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos