O crime do colarinho branco e as mãos sujas do crime

Leia nesta página:

Edwin Hardin Sutherland (1883-1950), foi um sociólogo americano da famosa “Escola de Chicago”, que se destacou, tanto o proeminente sociólogo quanto a “Escola” pela análise crítica dos tipos e situações sociais que envolvem certos tipos penais.

INTRODUÇÃO

Edwin Hardin Sutherland (1883-1950), foi um sociólogo americano da famosa “Escola de Chicago”, que se destacou, tanto o proeminente sociólogo quanto a “Escola” pela análise crítica dos tipos e situações sociais que acarretaram em uma abordagem criminológica de primeira monta, por exemplo, Howard Becker e seu “Outsiders” de 1961 entre outros.

Ora, a “Escola de Chicago” foi uma espécie de “continuação” da “Escola de Frankfurt “, abortada e transferida para New York devido à perseguição nazista. Ainda em um momento inicial, percebemos certo receio de alguns criminólogos em aceitar o livro de Georg Rusche e Otto Kirchheimer, Punishment and Social Structure (1939), pelo suposto viés marxista que lhe pintaram. Garland imediatamente define o livro:

   “...Is the seminal Marxian analysis of punishment as a social institution. It represents the ‘most sustained and comprehensive account of punishment to have emerged from within the Marxist tradition’ and ‘succeeds in opening up a whole vista of understanding which simply did not exist before it was written’”[2]

Uma excelente coincidência é que a frase “white-collar crime”, foi pronunciada pelo emérito Sutherland em 1939, ano da publicação do livro de Rusche e Kirchheimer.

  • O que é?   

            “The phrase "white-collar crime" was coined in 1939 during a speech given by Edwin Sutherland to the American Sociological Society. Sutherland defined the term as "crime committed by a person of respectability and high social status in the course of his occupation."[3] Essa é a definição de Sutherland.

            No Brasil, parece sereno o caput do art. 5º da Lei Maior. Digo sereno, pois o Brasil é um país atípico com relação ao resto do mundo. Fomos o último país da América a abolir a escravidão negra. Pacificamente fizemos um Código Penal em 1890 com a preocupação de “garantir” o direito dos negros na Carta Republicana de 1891.Segundo dados do jornal burguês New York Times, a maior população negra fora da África está no Brasil.[4]

            Entre muitas mazelas aqui ocorridas, o caput do art. 5º da CF/88, continua a dizer que “todos são iguais perante a lei”.  É horripilante e desagradável fazer uma exegese do que acabamos de ler. O deboche parece campear pelas ruas e ninguém se dá conta. Perdoem-me, todavia, o caput do art. 5º da Lei Maior se aplica a “Pretos, pobres, prostitutas, desprovidos de recursos para custear advogado etc.”.  

            Ao me remeter ao já lido e relido Montesquieu e seu “O espírito das leis” de 1748, livro que me segue desde a faculdade de filosofia, faço uma observação filosófica: se a lei possui espíritos, alguns são demoníacos.

            O Poder judiciário não se importa com quantas operações se dará a “Lava jato”, que no bom português é “lava a jato”, vez que “a jato” é locução adverbial e a palavra jato sendo masculina, não comporta crase. 

  • As mãos sujas

Sem entrar na celeuma do “locus criminis” o tal lava a jato de Curitiba, vemos o desfilar debochado dos indiciados que com as mãos para trás, sim, aqui respeita-se o verbete nº 11 da Súmula Vinculante do STF [5], eles desfilam com expressão de soslaio de quem possui o direito de permanecer fora dos presídios e manter o silêncio constitucional a que possuem direito, ainda de usarem suas roupas caras e colarinhos brancos e se socorrerem no belo instituto da delação premiada[6] importado da Itália, claro, se reconhecermos que a MÁFIA está instalada no Brasil . 

Aqui cabe uma observação:

Em 1982, a Itália mergulha na Operação Mãos Limpas, um enorme esforço da justiça, iniciado pelo promotor Antonio Di Pietro para combater a corrupção. Com a finalidade de restabelecer a ordem no país, através da contenção da violência e minimização da impunidade, nasceu a Lei misure per la difesa dell ordinamento constituzionale[7], que instituiu a delação premiada, permitindo a extinção da punibilidade do colaborador.

Crime é crime e o Brasil é um pais que desrespeita os direitos humanos, logo, não respeita o pacífico art. 5º da Constituição. Recentemente foram listados 7 (sete) direitos fundamentais descumpridos pelo Brasil e que figuram esculpidos na Carta republicana. O órgão que avaliou os descumprimentos diz:

“O poder público também se mostra implacável, conforme o estudo, no atendimento às necessidades de saúde. "É possível observar graves indícios de falta de acesso aos serviços de saúde e desumanização no atendimento", aponta a pesquisa. "Há indícios de privatização das ações básicas de saúde, há indícios de um caminho transverso para privatizar os serviços de segundo e terceiro níveis mediante os mutirões, há falta de atendimento no segundo e terceiro níveis de atenção", critica. Sem contarem com acesso amplo à Justiça e sem a devida fiscalização dos órgãos competentes, os trabalhadores brasileiros ainda têm de se expor a jornadas de trabalhos extenuantes, em condições insalubres e a rendimentos baixíssimos. Para mulheres e crianças, a exploração se manifesta ainda em forma de assédio moral e exploração sexual.[8]

As mãos sujas dos crimes que se assemelham às de Pilatos, onde a figura do delator foi Judas, e aquele lavou as mãos com água para simbolizar ausência de culpa, são figuras que se aproximam de senhores que trataram o erário como se deles fossem e desviaram dinheiro da educação, da saúde, da segurança e ainda conseguem manter a frieza e a empáfia e não podem serem chamados de bandidos, não são comuns.

CONCLUSÃO

A criminologia procura seu espaço. Desnecessário é dizer que o autor da história é o homem e que fatos há, mesmo com diversas interpretações, aqui parafraseando Nietzsche. A que se presta o Direito? Sendo o homem o agente propulsor das modificações históricas é o responsável direto por suas ações.

O professor Arnaldo Godoy[9], em texto marcado pela justeza de suas idéias e merecedor de reflexão mais aguda pelo leitor, ao falar de Gustav Radbruch e seus “Cinco minutos de filosofia do Direito” obra de 1945, cita o mestre prussiano na seguinte passagem:

“Há também princípios fundamentais de direito que são mais fortes do que todo e qualquer preceito jurídico positivo, de tal modo que toda a lei que os contrarie não poderá deixar de ser privada de validade. Há quem lhes chame direto natural e quem lhes chame direito racional. Sem dúvida, tais princípios acham-se, no seu pormenor, envoltos em graves dúvidas. Contudo o esforço de séculos conseguiu extrair deles um núcleo seguro e fixo, que reuniu nas chamadas declarações dos direitos do homem e do cidadão, e fê-lo com um consentimento de tal modo universal que, com relação a muitos deles, só um sistemático cepticismo poderá ainda levantar quaisquer dúvidas. Na linguagem da fé religiosa estes mesmos pensamentos acham - se expressos em duas passagens do Novo Testamento. Está escrito numa delas (S. Paulo, Aos romanos, 3,1): “deveis obediência à autoridade que exerce sobre vós o poder”. Mas, numa outra (Atos dos Apost. 5, 29) está escrito também: “deveis mais obediência a Deus do que aos homens”. E não é isto aí, note-se, a expressão dum simples desejo, mas um autêntico princípio jurídico em vigor. Poderia tentar-se resolver o conflito entre estas duas passagens, é certo, por meio de uma terceira, também do Evangelho, que nos diz: “dai a Deus o que é de Deus e a César que é de César”. Tal solução é, porém, impossível. Esta última sentença deixa-nos igualmente na dúvida sobre as fronteiras que separam os dois poderes. Mais: ela deixa afinal a decisão à voz de Deus, àquela voz que só nos fala à consciência em face de cada caso concreto”[10] (Nós negritamos).

Eis o âmago da questão suscitada por Radbruch: a consciência. De forma filosófica e despretensiosa pretendo opinar: sabedores da paráfrase usada pelo Santo na frase lapidar, sendo César roubado Deus também o é, logo, não há consciência no homem que frauda, desvia, comete peculato, descaminho, ele é um corrupto, como tal, a igualdade do tratamento da Lei, no “ monte do desespero último é o último pedaço de rocha de esperança”,  que a igualdade da pena lhes sejam aplicadas, ou precisaremos de muita, muita água para lavarem as mãos “limpas” dos senhores de colarinhos brancos.    

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

BIBLIOGRAFIA

Becker, H. Outsiders: Studies in the Sociology of Deviance. (New York: The Free Press, 1963). ISBN 978-0-684-83635-5

Garland, D. (1990) Punishment and Modern Society. Chicago, IL: University of Chicago Press.

Rusche, G. and O. Kirchheimer (1939) Punishment and Social Structure. Columbia University Press (edn.) (1968).

White-Collar Criminality, Edwin H. Sutherland, American Sociological Review,Vol. 5, No. 1 (Feb., 1940), pp. 1-12


[2] Garland, D.  Punishment and Modern Society. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1990, p. 89.

[3] Tradução livre do mestrando: A frase "crime do colarinho branco" foi cunhada em 1939 durante um discurso proferido por Edwin Sutherland na American Sociological Society. Sutherland definiu o termo como "crime cometido por uma pessoa de respeitabilidade e alto status social no curso da sua profissão”. Grifo nosso. In: https://www.law.cornell.edu/wex/white-collar_crime (visitado em 29/02/2016)

[4] racismo-na-sociedade.html" style="font-size: 1.1em; line-height: 1.6; text-indent: 3.5em;">http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/new-york-times-brasileiros-ainda-negam-o-peso-do-racismo-na-sociedade.html  (Consulta em 29/02/2016)

[5] Súmula Vinculante 11:

“Só é lícito o uso de algemas em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física própria ou alheia, por parte do preso ou de terceiros, justificada a excepcionalidade por escrito, sob pena de responsabilidade disciplinar, civil e penal do agente ou da autoridade e de nulidade da prisão ou do ato processual a que se refere, sem prejuízo da responsabilidade civil do Estado”. Litteris.

[6] Delação premiada, na legislação brasileira, é um benefício legal concedido a um réu que aceite colaborar na investigação ou entregar seus companheiros. Esse benefício é previsto em diversas leis brasileiras: Código Penal, Leis n° 8.072/90 – Crimes hediondos e equiparados, 9.034/95 – Organizações criminosas, 7.492/86 – Crimes contra o sistema financeiro nacional, 8.137/90 – Crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, 9.613/98 – Lavagem de dinheiro, 9.807/99 – Proteção a testemunhas, 8.884/94 – Infrações contra a ordem econômica e 11.343/06 – Drogas e afins. In: Marcella Sanguinetti Soares Mendes. "A delação premiada com o advento na Lei 9.807/99". In: http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11229&revista_caderno=3  (Consulta feita em 29/02/2016).

[7] http://www.archivio900.it/it/documenti/doc.aspx?id=368 (Consulta em 29/02/2016).

[8] http://www.inesc.org.br/noticias/noticias-gerais/2007/maio-2007/direitos-humanos-sao-profundamente-desrespeitados-no-brasil (Consulta em 29/02/16).

[9] Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy é livre-docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da USP, doutor e mestre em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC-SP, professor e pesquisador visitante na Universidade da Califórnia (Berkeley) e no Instituto Max-Planck de História do Direito Europeu (Frankfurt).

[10] Radbruch, Gustav, cit., loc. cit. Apud http://www.conjur.com.br/2014-jun-22/gustav-radbruch-pensamento-cinco-minutos-filosofia-direito (Consulta em 29/02/2016).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sérgio Ricardo de Freitas Cruz

Mestre e doutorando em Direito. Membro do IBCCRIM e do IBDFAM.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

A criminologia procura seu espaço. Desnecessário é dizer que o autor da história é o homem e que fatos há, mesmo com diversas interpretações, aqui parafraseando Nietzsche. A que se presta o Direito? Sendo o homem o agente propulsor das modificações históricas é o responsável direto por suas ações.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos