Artigo Destaque dos editores

Interações entre o novo Código de Processo Civil e a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos

15/04/2016 às 10:13
Leia nesta página:

O novos instrumentos de tutela coletiva do novo CPC, como o incidente de resolução de demandas repetitivas, interagem com os direitos individuais homogêneos. Há pontos de convergência, mas também zonas de conflitos, que serão apontados neste texto.

O Processo Civil, diante das demandas sociais por uma justiça mais célere, vem sofrendo profundas alterações ao longo da história. Se até a primeira metade do século XX era fundamentalmente um instrumento que servia para tutelar direitos individuais, após os anos 60 passou por uma grande transformação[1], de modo a se preocupar cada vez mais com a tutela de interesses coletivos.

Segundo TEORI ZAVASCKI[2], “O fenômeno se deveu especialmente à tomada de consciência, pelos meios sociais mais esclarecidos, de ser inadiável a operacionalização de medidas destinadas (a) a preservar o meio ambiente (...) e (b) a proteger os indivíduos na sua condição de consumidores...”.

O Brasil seguiu a tendência mundial e, sobretudo[3], a partir de 1985, introduziu uma série de instrumentos destinados a tutelar demandas coletivas, tais como: Lei nº. 7.347/85 (Ação Civil Pública); Lei nº. 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente); Lei nº. 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor); Lei 8.429/92 (Improbidade Administrativa); Lei nº. Lei 8.884/92 (Ordem econômica); entre outras que viriam a surgir.

Nesse cenário, inspirado pelas “class actions” norte-americanas, surgem as ações coletivas no direito brasileiro, que, segundo ZAVASCKI[4],

“(...) consiste num procedimento especial estruturado sob a fórmula de repartição da atividade jurisdicional cognitiva em duas fases: uma, que constitui o objeto da ação coletiva propriamente dita, na qual a cognição se limita às questões fáticas e jurídicas que são comuns à universalidade dos direitos demandados.”

 Também atento aos litígios repetitivos, o novo CPC traz uma série de instrumentos, tais como o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – IRDR - e o Julgamento dos Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos[5], que irão incidir tanto nos “processos individuais”, quanto, em especial, nos processos coletivos[6].

O Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas – IRDR - é uma técnica destinada a tratar dos litígios de massa repetitivos, em que são analisadas somente questões comuns aos casos similares. (NUNES, THEODORO JR, BAHIA e PEDRON, 2015, p.379/380). E, uma vez julgado o IRDR, que se limita a decidir matérias de direito, a tese jurídica será aplicada a todos os processos individuais ou coletivos que tramitem na área de jurisdição do respectivo tribunal (art.985, I, do novo CPC).

Quanto ao Julgamento dos Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos, observa-se uma técnica processual que “proporciona a identificação de recursos que abordem o mesmo tema (questão de direito), de forma que, selecionados dois (ou mais) desses casos, estes sejam julgados por Tribunal Superior e, então, aos demais seja aplicado o mesmo entendimento e, logo, julgados também com igual entendimento.”[7].

É interessante notar que há vários pontos de interseção entre esses instrumentos processuais do novo CPC (IRDR e Julgamento de Recursos Extraordinário e Especial Repetitivos) e as ações coletivas de tutela de direitos homogêneos, tendo em vista que buscam o mesmo fim: resolver litígios de massa. Em todos eles, uma determinada matéria, objeto de inúmeros processos, será pinçada e julgada previamente, de modo a servir como parâmetro de decisão para vários outros casos. Com isso, evita-se que o judiciário julgue uma mesma matéria reiteradas vezes.

Por outro lado, também é possível visualizar pontos de conflitos entre os instrumentos do novo CPC e as ações coletivas, o que deverá gerar diversas discussões doutrinárias e jurisprudências em um futuro próximo.

No âmbito das ações coletivas[8]: “(a)... a ação individual pode ter curso independente da ação coletiva superveniente; (b) que a ação individual só se suspende por iniciativa do seu autor; (c) que, não havendo pedido de suspensão, a ação individual não sofre efeito algum do resultado da ação coletiva, ainda que julgada procedente.”.

Já em relação aos instrumentos do novo CPC, os jurisdicionados não possuem a escolha de não se submeterem aos efeitos das decisões proferidas em IRDR ou em Julgamentos de Recursos Extraordinários e Especiais Repetitivos. Além disso, em ambos os casos, haverá suspensão automática dos processos em cursos (art.982, I c/c art.1.036, §1º, ambos do novo CPC), pouco importando a vontade do autor da ação.

Como se vê, há diferenças fundamentais entre os institutos processuais, que repercutem tanto nos efeitos das decisões quanto na liberdade de ação dos indivíduos.

Imagine-se a hipótese em que determinada ação coletiva discuta questão jurídica comum aos litígios homogêneos e, durante o seu curso, a mesma questão de direito seja objeto de instauração de IRDR.  Se a matéria jurídica discutida for idêntica em ambos os instrumentos, como compatibilizar a liberdade do autor da ação individual em se sujeitar aos efeitos da ação coletiva com a sujeição obrigatória de todos os jurisdicionados, no âmbito de competência territorial do tribunal, à decisão do IRDR?

Como se sabe, nas ações coletivas que tutelam direitos individuais homogêneos, a sentença faz coisa julgada “erga omnes, apenas no caso de procedência do pedido...” (art.103, III, CDC). Todavia, caso haja a instauração do IRDR, que resolva questão jurídica relevante ao processo coletivo, o resultado deverá ser aplicado a todos, mesmo que contrarie o pedido inicial da ação coletiva.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Outra hipótese que demonstra os prováveis conflitos que surgirão diz respeito aos efeitos subjetivos das ações coletivas. Recentemente, o STF decidiu que a sentença em ação coletiva movida por associação somente atingirá os filiados à entidade autora[9]. Caso essa ação coletiva discuta primordialmente questão jurídica e, ainda, na hipótese de tal questão ser afeta ao IRDR, fará sentido a limitação subjetiva aos membros associados, se a decisão proferida no incidente – IRDR – deverá ser aplicada a todos os processos presentes e futuros? Haverá sentido em se limitar os efeitos da sentença apenas aos associados e obrigar os outros indivíduos a proporem novas ações que deverão ser igualmente decididas?

 Diante da interseção entre os instrumentos processuais do novo CPC, relacionados aos litígios de massas (em especial o IRDR e os julgamentos de recursos repetitivos), e as ações coletivas, é necessário que se busque soluções para o seguinte problema: Como compatibilizar as eventuais diferenças no tratamento dado, pela doutrina e jurisprudência, a tais instrumentos de resolução de litígio de massas?

A tutela de direitos individuais homogêneos é, inegavelmente, fundamental para garantir a efetividade do acesso à justiça, seja por tutelar direitos de indivíduos que, sozinhos, não teriam a capacidade financeira e técnica de atuarem em mesmo patamar de igualdade com a outra parte, seja por desafogar o Poder Judiciário brasileiro, que se encontra abarrotado de processos com objetos semelhantes.

Assim, é crucial que, no atual momento de transição legislativa, a doutrina, diante da importância dos instrumentos em jogo, auxilie o Poder Judiciário a compreender os impactos do novo Código de Processo Civil nas ações coletivas de tutela de direitos homogêneos.


BIBLIOGRAFIA

CAPPELLETTI, Mauro e GARTH, Bryant. Acesso à Justiça (tradução Ellen Gracie Northfleet). Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002.

NUNES, Dierle José Coelho ; THEODORO JR, Humberto ; BAHIA, Alexandre G. M. F. ; PEDRON, Flávio Quinaud . Novo CPC: Fundamentos e sistematização - Lei 13.015, de 16.03.2015. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen/Forense, v.1, 2015.

ZAVASCKI, Teori Albino. Processo Coletivo: tutela de interesses coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.


Notas

[1] Mauro Cappetti e Bryant Garth definiram essa transformação como uma segunda onda de acesso à justiça: “esta segunda onda de reformas forçou a reflexão sobre noções tradicionais muito básicas do processo civil e sobre o papel dos tribunais. Sem dúvida, uma verdadeira ‘revolução’ está-se desenvolvendo dentro do processo civil.” (CAPPELLETTI e GARTH, 2002, p.18).

[2] ZAVASCKI, Teori Albino. Processo Coletivo: tutela de interesses coletivos e tutela coletiva de direitos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013, p.27.

[3] Vale ressaltar que a Ação Popular foi introduzida em 1965 no direito brasileiro, através da Lei nº 4.717/65.

[4] ZAVASCKI, Teori Albino.. Ob, cit., p. 175.

[5] Ressalta-se que o julgamento de recursos extraordinários e especiais repetitivos não é uma inovação do novo Código de Processo Civil, haja vista os arts.543-B e 543-C do Código de Processo Civil – Lei nº 5.869/73, que tratam da multiplicidade de recursos. Todavia, o novo CPC empreende uma série de alterações, de modo a fortalecer os julgamentos em recursos extraordinários e especiais repetitivos.

[6] No presente trabalho, o termo processo coletivo irá se referir aos processos destinados a tutelar direitos individuais homogêneos, não abarcando a tutela dos direitos difusos e coletivos stricto sensu.

[7] NUNES, Dierle José Coelho ; THEODORO JR, Humberto ; BAHIA, Alexandre G. M. F. ; PEDRON, Flávio Quinaud . Novo CPC: Fundamentos e sistematização - Lei 13.015, de 16.03.2015. 2. ed. Rio de Janeiro: Gen/Forense, v.1, 2015, p.370.

[8] ZAVASCKI, Teori Albino.. Ob, cit., p. 175.

[9] O Supremo Tribunal Federal, no RE 573.232/SC, rel. Min.Ricardo Lewandowski, assim ementou a matéria: “TÍTULO EXECUTIVO JUDICIAL – ASSOCIAÇÃO – BENEFICIÁRIOS. As balizas subjetivas do título judicial, formalizado em ação proposta por associação, é definida pela representação no processo de conhecimento, presente a autorização expressa dos associados e a lista destes juntada à inicial.”

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MAFRA NETO, Pedro Ferreira. Interações entre o novo Código de Processo Civil e a tutela coletiva de direitos individuais homogêneos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 21, n. 4671, 15 abr. 2016. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/48206. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos