Meio ambiente como princípio geral da ordem econômica

Leia nesta página:

O presente artigo pretende analisar a influência que os ditames do direito ambiental gera sobre a ordem econômica e o modo como se dá esta ingerência.

Diante de uma apreensão genérica, poder-se-ia afirmar quanto a impossibilidade de compactuar a atividade econômica com a preservação ambiental, assim como a conscientização a respeito das funções ecológicas da natureza. Já que aquele ramo da sociedade se assenta em condutas evidentemente individualistas, centradas no antropocentrismo e que instigam o lucro e, ouso exemplificar, até mesmo a usura. Na mesma medida o direito ambiental pressupõe a existência de um direito difuso, no qual não se possa identificar de forma pontual qual o beneficiário direto da proteção ambiental, se não a própria coletividade. Um ramo jurídico que tutela não um indivíduo ou um bem a este relacionado, mas uma universalidade de fatores bióticos ou não condicionantes da vida.

                   Mas é justamente este um dos principais, se não o maior motivo, que impede a harmonização dos ramos econômicos e ambientais do direito, a aversão a qualquer esforço que venha tentar coadunar estas duas esferas, que afinal são complementares. Esta estigmatizada cisão existente entre as referidas legislações infunde uma ideia tosca e indigna na sociedade, a de que a atividade empresarial, o exercício da empresa, encontra-se dissociada da sustentabilidade e do meio ambiente ecologicamente equilibrado. O que, como veremos, não condiz com a verdade.

                   Para uma compreensão mínima acerca desta questão, precisamos remontar ao momento em que o meio ambiente passa a ser notado, mas não como simples fator produtivo ou como recurso econômico, antes como elemento indissociável da existência humana.

                   Na Antiguidade, o homem mantinha uma relação sacro-mitológica com o ambiente que o cercava. As manifestações biológicas, físicas e químicas eram vistas com deslumbre e estupor. A imprevisibilidade dos acontecimentos eram atribuídas à divindades elementares e posteriormente antropomórficas, mas sempre apreendidas com profundo respeito, isto permitia um vínculo harmônico com a natureza, ao menos no aspecto preservativo dos bens naturais.

                   Com o aperfeiçoamento das mais diversas técnicas humanas, obtemos um prodigioso conhecimento acerca dos intricados acontecimentos naturais. Segue-se a este período, a submissão aos interesses humanos do prolífico acervo natural; plantas, animais, recursos hídricos, térmicos, elétricos etc. são utilizados para fornecer comodidade e insumos à atividade produtiva. O meio ambiente deixa de ser uma esfinge indecifrável e passa a ser o objeto propulsor do desenvolvimento do gênero humano.

                   Posto isto, iniciam-se as mais engenhosas ofensas ao patrimônio ambiental, fundadas no impudico e indiferente progresso, que inexoravelmente valida e justifica a degradação ambiental. Coincide este evento histórico com o pós idade-média (Renascimento, Navegações, Descobrimento, culminando nas Colonizações, principalmente as de exploração) sendo engendrado paulatinamente até ter na Revolução Industrial o seu estopim.

                   Apenas com a ostensiva degradação ambiental sobre a terra propõem-se um programa internacional objetivando a manutenção dos recursos naturais. Ocasião crítica que traz à tona conceitos antes triviais e destituídos de importância, tais como desenvolvimento sustentável e função social da propriedade.

                   Com a Carta Magna Brasileira de 1988, o legislador pátrio procedeu com uma louvável ponderação entre meio ambiente e Economia, determinando que o exercício da atividade econômica, apesar de livre deve ser restringido quando se apresentar ofensivo à natureza. O direito de explorar a atividade empresarial não foi obstaculizado, mas apenas condicionado.

                   Atualmente, assumir o controle de uma empresa significa não só a satisfação de comodidades próprias, afirmação social e promoção pessoal. Esta atividade se encontra estritamente ligada ao respeito à função social da propriedade, que antes de tudo, deve permitir um ambiente satisfatoriamente positivo aos trabalhadores e seus familiares.

                   Observar o princípio do meio ambiente ecologicamente equilibrado significa respeitar a dignidade da pessoa humana. Isto se obtém por meio do desenvolvimento sustentável e consciente e não através do progresso desmedido e insensível às necessidades sociais e ambientais.

                   Uma ponderação entre meio ambiente e desenvolvimento pode sim ser obtida, e o melhor instrumento para obter esta tão ansiada realidade é o desenvolvimento sustentável, que tem como pressuposto uma economia eficiente, ou seja, que otimiza os seus recursos, através de um trabalho que evita desperdícios e realizando reciclagem. Também engloba a prudência ecológica, o que revela um comportamento ameno dos exploradores econômicos para com o meio ambiente, respeitando sua capacidade de restauração e evitando uma saturação das fontes naturais, promovendo a justiça social, admitindo um meio ambiente de trabalho digno e satisfatório.

                   Outro elemento crucial na harmonização destes dois ramos é o princípio da precaução quando da realização das atividades financeiras em um estado. Implica este em um redobrado cuidado e preocupação acerca do equilíbrio ecológico, evitando-se na medida do possível interferências nos biomas que possam provocar maiores repercussões futuras, algumas delas possivelmente negativas, logo, a intenção é trabalhar a dúvida razoável, quando não há suporte e conhecimento suficiente que afaste a incerteza quanto às vindouras ocorrências e impactos de uma atividade.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

                   A adoção do Princípio do meio ambiente como delimitador das atividades econômicas se prestou a uma indireta melhoria das condições de vida dos homens, pautando os planos econômicos na preservação do meio ambiente, fornecendo um ambiente saudável e de qualidade às presentes e futuras gerações, e adotando a sustentabilidade como premissa para coadunar os recursos ambientais com o desenvolvimento nacional.

                  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Beltrão. Antônio F. G. - CURSO DE DIREITO AMBIENTAL, Editora Método, São Paulo, 2009.

http://www.viajus.com.br/viajus.php?pagina=artigos&id=4270&idAreaSel=11&seeArt=yes

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=6387

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Emanuela Teixeira Leite

Aluna da Graduação em Direito da Faculdade Paraíso do Ceará - FAPCE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos