A importância da advocacia preventiva para uma empresa saudável

20/06/2016 às 13:24
Leia nesta página:

A advocacia preventiva tem se mostrado imprescindível para as mais modernas e rentáveis empresas. No presente artigo, brevemente, serão elucidadas as possibilidades de atuação antes da instauração do problema e quais os resultados dessa forma de trabalho.

A advocacia preventiva se caracteriza como uma forma de prestação de serviço jurídico, que tem por objetivo maximizar lucros, evitando que o cliente venha a sofrer prejuízos ou danos em razão de decisões tomadas ou atos praticados sem a devida cautela.

Ressalta-se que a advocacia preventiva não tem como objetivo impedir a realização de novas formas de empreendimento e estratégias, mas tão somente buscar soluções que eliminem ou reduzam ao máximo o risco que empreendedor estará sujeito com determinada operação.

Para tanto, considerando a necessidade das empresas em se adaptarem às novas tecnologias e, principalmente, de se reinventarem em um período de crise, o advogado preventivo deve ser conhecedor de diversas áreas, como, por exemplo, contabilidade, marketing e administração.

Hoje em dia, as maiores e mais modernas empresas do Brasil têm investido seus recursos em advocacia preventiva. Não restam dúvidas de que o valor despendido com jurídico preventivo gera maior retorno para companhia se comparado às contratações pontuais para atuação quando o conflito já está instaurado.

Diversas são as formas de atuação na advocacia preventiva. Podemos brevemente destacar a análise e elaboração de contratos com fornecedores, clientes, empregados, prestadores de serviços, terceiros, entre outros, assim como a elaboração de documentos societários (atas de reunião, contrato social e aditivos). Além disso, há também a possibilidade de avaliação das campanhas publicitárias à luz do Código de Defesa do Consumidor e a análise de editais de licitação e preparo de documentos necessários para participação no certame.

As possibilidades de atuação visando a prevenção de futuros problemas são inúmeras e geram excelentes resultados para a companhia. Em trabalhos já realizados, pudemos observar a redução de ações trabalhistas, o êxito em demandas perante o PROCON, o ganho de qualidade nos serviços, aumento de market share, segurança jurídica das decisões, redução de custos e aumento de lucros.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marcela Castro Mendes

Especialista em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas - Escola de Direito de São Paulo, vice-presidente da Comissão de Direito Sindical da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul e sócia do escritório Gessi, Mourão e Mendes Advogados em Campo Grande, MS.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos