Lotes em condomínios: dívidas abusivas

Lote ou calote?

Leia nesta página:

Lote ou calote? A compra parcelada de imóvel pode deixar de ser um sonho e se transformar em um enorme pesadelo.

Desde sempre, a casa própria tem sido o sonho de todo cidadão. Ter um lar, um lugar para se abrigar, um teto, traz não só conforto e segurança, mas dignidade.

Atrás desse sonho, cada um luta com o que tem. Alguns compram a casa ou o apartamento prontos, outros preferem comprar o lote e construir a casa aos poucos.

Ultimamente, tem se tornado comum o loteamento para a constituição de condomínios fechados e bairros novos em muitos municípios, principalmente nos municípios contíguos a regiões metropolitanas.

A venda desses lotes, todavia, pode trazer grandes armadilhas. Empolgados com o sonho da aquisição do imóvel e iludidos pelas promessas de vendedores, muitos não conseguem enxergar o verdadeiro custo do empreendimento e os riscos desse tipo de compra.

A primeira ilusão é o valor do bem. Muitos optam por comprar o lote de forma parcelada e acham que estão comprando o imóvel por um preço, quando na verdade, ao final do prazo, poderão pagar até 4 vezes o valor originalmente acordado para pagamento à vista.

Isso porque várias empresas especializadas nesse tipo de empreendimento cobram parcelas que são corrigidas por uma taxa de juros fixa e outra variável, como o IGP-M, que são capitalizadas mensalmente, de forma composta, criando-se uma autêntica bola de neve.

Disso resulta que a prestação originalmente acordada suba de preço de forma mensal e contínua, fazendo com que, em um curto espaço de tempo, o comprador já não consiga honrar com o pagamento das parcelas.

Uma parcela inicialmente fixada em R$500,00, em pouco, tempo pode triplicar de valor, não mais sendo suportada pelo orçamento daquele comprador, que, iludido, acreditava que a prestação não subiria dessa forma.

Diante dessa situação, muitos procuram o responsável pelo empreendimento imobiliário para solução desse impasse, em busca de uma diminuição do valor das parcelas ou desfazimento do negócio.

Nesse momento, entretanto, descobrem a dura realidade do sistema, pois é negado o pedido de diminuição das parcelas e, para a rescisão do contrato, exigem multas absurdas, que podem chegar a 50% (cinquenta por cento) do valor do contrato. Aqueles que chegam a esse ponto ficam totalmente “reféns” do vendedor; e sem saber o que fazer.

Além da elevação abusiva do valor das parcelas, outro fator que pode fazer com que o consumidor não consiga pagar seus débitos é o crescimento absurdo das parcelas semestrais ou anuais, chamadas prestações-balão. Tal crescimento igualmente tem origem em aplicações ilegais de juros sobre juros, capitalizados indevidamente.

Em resumo, os principais problemas envolvendo a venda de lotes de forma parcelada são:

a) cobrança de juros e encargos abusivos, muitos deles somente permitidos a instituições financeiras;

b) aumento mensal e contínuo do valor das parcelas, decorrentes da cobrança de juros capitalizados de forma composta (juros sobre juros), inclusive nas parcelas-balão;

c) cobrança de encargos moratórios abusivos, decorrentes do atraso causado pela capitalização ilegal;

d) cobrança de multas abusivas pela rescisão do contrato, que,  em alguns casos, podem chegar a 50 % do valor do contrato total, levando o consumidor a perder praticamente todos os valores pagos.

Fiquem atentos! Não deixem a ansiedade de realizar um sonho transformá-lo em um pesadelo. Consulte sempre um advogado, de preferência antes de assinar um contrato imobiliário. Mas, se já assinou, consulte-o também.

O advogado é o único profissional apto a defender seus direitos.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos