Usucapião extrajudicial:a inovação do novo CPC

Leia nesta página:

Usucapião Extrajudicial – A Inovação do NOVO CPC

A usucapião é forma de aquisição de propriedade de bem, tanto móvel como imóvel, pelo exercício de posse mansa e pacífica, prolongada e ininterrupta por prazos especificados na legislação civil (Artigo1.238 e seguintes do Código Civil).

A maioria dos casos de usucapião se dá sobre bens imóveis e comumente ocorre pela via judicial, mas, com a entrada em vigor da Lei 13.105/2015 (Novo Código de Processo Civil), surgiu a possibilidade de os interessados buscarem o reconhecimento da usucapião do bem imóvel, urbano ou rural, pela forma administrativa, ou seja, sem precisar se valer de ação judicial. Assim, o novo diploma, em seu artigo 1.071, acrescentou o artigo 216-A  à Lei 6.015/73 (Lei de Registros Públicos) e instituiu a Usucapião Extrajudicial, que poderá, dessa feita, ser realizada em todas as modalidades do instituto de usucapião.

Para tanto, o interessado em ter reconhecida a posse pela usucapião, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, poderá fazer o pedido perante o Cartório de Registro de Imóveis da cidade em que o bem usucapiendo estiver localizado, não sendo mais necessário enfrentar a lapso, mais delongado, de um processo judicial.

O pedido deverá ser formulado por meio de advogado ou defensor público constituído e este deverá apresentá-lo fundamentado, e acompanhado dos documentos elencados nos incisos do artigo 216-A da Lei de Registros Públicos: 1) Ata Notarial lavrada pelo tabelião com tempo de posse e seus antecessores; 2) Planta e Memorial descritivo assinada por profissional habilitado; 3) Certidões Negativas dos distribuidores do local do imóvel e domicílio do interessado; 4) Justo título ou quaisquer outros documentos que demonstrem a origem, a continuidade, a natureza e o tempo da posse.

Em caso de inadequação da documentação, o oficial de registro rejeitará o pedido e, então, poderá o interessado renová-lo por via judicial. (§ 8º e 9º).

Estando, por sua vez, adequada a documentação, o oficial do Cartório de Registro de Imóveis realizará a intimação dos confinantes (vizinhos); das pessoas em cujo nome estiver registrado o imóvel e das Fazendas Públicas (municipal, estadual e federal) para que se manifestem no prazo de 15 (quinze) dias, concordando ou não com o pedido(§ 2º). Inexistindo discordância em relação ao pedido, será realizado o registro da aquisição do imóvel em sua matrícula ou abertura de uma nova matrícula, caso seja necessário. Contudo, havendo impugnação ao pedido apresentado por qualquer das partes a serem intimadas, o oficial deverá remeter os autos ao Poder Judiciário.

Pelo que se viu, a forma extrajudicial de Usucapião visa dar celeridade ao requerimento do interessado que estiver munido dos documentos citados e puder contar com a ausência de impugnação de terceiros ou interessados. Num ou noutro caso, isto é, seja pela via judicial ou pela extrajudicial, requisito essencial para o devido processamento do pedido é a intervenção jurídica do Advogado, sem a qual não haverá concretização do interesse da parte.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Kesley Seyssel de Melo Rodrigues

Graduado em Direito pela Universidade de Franca – UNIFRAN.<br>Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Presidente Antonio Carlos – UNIPAC.<br>Atuante nas áreas Empresarial, Trabalhista Patronal, Bancário, Família e Sucessões, Contratos.<br>

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos