Estatuto da (des)Igualdade racial

Leia nesta página:

Em tese, o Estatuto da Igualdade Racial define diretrizes nas áreas da educação, saúde, cultura, lazer e crenças de origem africana. Longe de ser uma questão simples, a igualdade racial está longe de ser alcançada e passa por profundas mudanças.

Recentemente, o Estatuto da Igualdade Racial completou 6 anos. Em meio às discussões levantadas sobre o tema, a notícia de um homem branco de olhos verdes que se inscreveu em um concurso público como afrodescendente, somado aos comentários injuriados que ainda ecoam sobre o episódio de racismo contra a jornalista Maria Julia Coutinho e outras personalidades, ofendem o aniversariante.

Em tese, o estatuto define diretrizes nas áreas da educação, saúde, cultura, lazer e crenças de origem africana. Artigos que previam cotas em universidades federais e escolas técnicas públicas, alteração no Código Penal para tornar passível de dispensação a representação da vítima em casos de crimes contra a honra de funcionário público por razões raciais, 10% das vagas de partidos ou coligações, e incentivos fiscais a empresas com mais de 20 empregados que garantissem um percentual de 20% de negros contratados, foram excluídos. No entanto, alguns direitos  foram conquistados sem dependência do estatuto, como é o caso dos 20% de cotas reservadas a afrodescendentes em concursos federais.

Como forma de igualar a posição social entre as etnias, a lei da compensação pode ser, em termos levianos, eficaz. Por outro lado, em julgamentos de capacidade intelectual, agregar valores e medidas diferentes a condições raciais é, além de um desvalor de quem é reprovado em detrimento da aprovação de outrem menos qualificado, algo que sustenta a diferenciação e contrapõe a ideia principal do Estatuto da Igualdade Racial.

Mesmo que o sistema de cotas acabe contendo, em si mesmo, uma grande dose de preconceito, ele acaba, de uma forma estranha, atingindo sua finalidade. Olhem ao seu redor: o que veem? Olhem nas cadeiras das faculdades. Agora, olhem nas repartições públicas. Olharam? Quantos negros vemos nestes locais? Poucos, correto?

Assim, o que seria um ato de demagogia histórica, diante da lesão ao princípio da meritocracia, acabaria alcançando uma Justiça Estatística. A grande parte da população negra do Brasil não tem os mesmos acessos que a branca. E isto, fere de morte o princípio constitucional da Igualdade, pois grupos com oportunidades diferentes não podem ser tratados de forma igual.

A justiça histórica alicerça-se sobre o fato de que a grande parte da população negra no Brasil é pobre. Ao se beneficiar os negros com o sistema de cotas, acaba-se beneficiando, estatisticamente, os pobres, com pequena margem de erro. O que nos leva à uma pergunta: e o que fazer com o branco pobre?

Longe de ser uma questão simples, a igualdade racial está longe de ser alcançada. Passa por mudanças profundas, muitas das quais, íntimas, que talvez a "maioria ariana" ainda não esteja disposta a fazer.

Embora essa discussão ainda esteja devidamente acalorada, parece que nunca estaremos livres daqueles que se apropriam indevidamente de benefícios que não lhes dizem respeito, como fez o senhor com características europeias ao se inscrever como cotista no concurso público - o famoso "jeitinho brasileiro".

Assuntos relacionados
Sobre os autores
André Mansur Brandão

Advogado da André Mansur Advogados Associados (Minas Gerais). Administrador de Empresas. Escritor.Saiba mais sobre nossa empresa em: http://andremansur.com/portfolio/

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos