Provas x convicções

15/09/2016 às 10:05
Leia nesta página:

Ao denunciar Lula o MPF apenas e tão somente aplicou a jurisimprudência de Luiz Fux.

A denúncia de Lula sem provas e com base em convicções causou espanto na blogosfera.

O que me espanta, porém, é o fato da deusa Lethe estar sendo transformada na padroeira do Brasil no lugar da Virgem Maria.

Ao condenar José Dirceu “porque o réu não provou sua inocência” Luiz Fux esqueceu o que está escrito na CF/88:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

A condenação por suspeita independente de prova da culpa é apenas a consequencia (i)lógica da denúncia do réu feita com base na convicção da autoria de um possível crime. O mesmo princípio foi aplicado pelo Senado no caso de Dilma Rousseff. Portanto, a denúncia de Lula não pode ser considerada uma inovação por quem é capaz de lembrar o conteúdo da CF/88 e, portanto, de concluir que a mesma foi ignorada nos exemplos citados.

Nada mais tenho a dizer sobre este assunto. A verdade factual já deixou de ter relevância em país. A “fumaça da guerra” política já conseguiu obliterar as inteligências de todos, inclusive e principalmente das autoridades encarregadas de cumprir e de fazer cumprir a CF/88.

Para entender bem o que ocorreu ontem, sugiro ao leitor ver um vídeo:

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fearways%2Fvideos%2F633039543544567%2F&show_text=0&width=400

Em razão do ocorrido resolvi fazer uma brincadeira. Eu também não tenho prova do que disse e confiarei na decisão tomada pela platéia:

https://twitter.com/FabioORibeiro/status/776397815048052737

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos