Capa da publicação Princípio da cooperação do novo CPC nos processos dos tribunais de contas
Artigo Destaque dos editores

Aplicabilidade do princípio da cooperação nos processos dos tribunais de contas

16/11/2017 às 12:20
Leia nesta página:

O artigo analisa os impactos do princípio da cooperação, trazido pelo art. 6° da Lei Federal n° 13.105/15, sobre os processos nos Tribunais de Contas.

A Lei Federal n° 13.105/15, que trouxe à luz o novo Código de Processo Civil, não deixou dúvidas sobre sua aplicabilidade ao processo administrativo. Com efeito, seu art. 15 é explicito quanto à aplicabilidade supletiva e subsidiária das normas de processo civil não apenas ao processo administrativo, mas também ao eleitoral e trabalhista.

Assim, a Lei Federal n° 13.105/15 é aplicável aos processos em curso nos Tribunais de Contas, que tem natureza administrativa, como se observa, por exemplo, das decisões que fundamentaram a Súmula Vinculante n° 3 do Supremo Tribunal Federal.

Dentre outros desdobramentos da aplicação supletiva e subsidiária do novo Código aos processos nos Tribunais de Contas, merece atenção o princípio da cooperação, expressamente normatizado no art. 6° da Lei Federal n° 13.105/15. Com efeito, a ideia da cooperação entre os atores do processo parece definir o modelo adotado pelo novo Código, em oposição à dicotomia dos modelos adversarial e inquisitivo[1].

A norma fundamental do dever de cooperação estende-se a todos os atores do processo, inclusive aqueles incumbidos da decisão ao final[2]. Com efeito, “os deveres de cooperação são conteúdo de todas as relações jurídicas processuais”[3], inclusive a relação autor-juiz.

Além do caráter principiológico, aplicável, portanto, nas ponderações concretas, impossíveis de previsão em rol taxativo, a cooperação se materializa em diversas regras espalhadas pelo novo Código.

Observe-se, quanto a isto, que o art. 10 do novo Código veda decisão que tenha por base fundamento a respeito do qual os interessados não tenham se manifestado previamente. Não obstante ter a estrutura lógica de regra, portanto passível de subsunção, trata-se de norma fundamental do processo. O impacto desta regra sobre os processos nos Tribunais de Contas merece destaque.

Os processos em curso no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por exemplo, iniciam-se com um ato de fiscalização ou representação ofertada por particular, seguindo-se pareceres dos órgãos técnicos da Corte e, finalmente, decisão do Conselheiro ou Câmara competente.

 Ocorre que os interessados são notificados apenas da fiscalização e não dos pareceres técnicos que a sucedem. O Tribunal pretende resolver a questão incluindo na notificação inicial encaminhada ao interessado, chamada “Termo de Ciência e Notificação”, a fórmula geral “[...] damo-nos por CIENTES e NOTIFICADOS para acompanhar todos os atos da tramitação processual, até o julgamento final, e sua publicação e se for o caso e de nosso interesse, para, nos prazos e formas legais e regimentais, exercer o direito de defesa, interpor recursos e o que mais couber”.

Diante disso, sem notificação ao interessado, decisões são tomadas com base em pareceres técnicos que introduzem argumentos desconhecidos por aqueles que serão ao final afetados. Lembre-se, quanto a isto, que os pareceres técnicos, ao menos no caso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, não são publicados em Diário Oficial.

Se a questão poderia antes suscitar dúvidas, com a proibição da decisão surpresa trazida pelo art. 10 da Lei Federal n° 13.105/15 a matéria deveria ser pacificada. Novos argumentos aduzidos pelos órgãos técnicos dos Tribunais de Contas devem ser objeto de manifestação dos interessados, sob pena de não poderem servir de fundamento para a decisão ao final proferida. Caso o Conselheiro Relator entenda ser o argumento relevante para sua decisão e sobre ele os interessados não tiverem se manifestado, devem eles ser notificados a fazê-lo, sob pela de nulidade da decisão pelo descumprimento do dever de cooperação processual e vedação da decisão surpresa.

Nesse sentido, são aplicáveis também aos processos nos Tribunais de Contas as seguintes conclusões: “Não pode o órgão jurisdicional decidir com base em questão de fato ou de direito, ainda que possa ser conhecida ex officio, sem que sobre elas sejam as partes intimadas a manifestar-se”[4].

Prestigia-se, assim, não apenas a cooperação, mas o contraditório. Quanto a isto, não obstante o contraditório ser um princípio já consagrado nos processos nos Tribunais de Contas, o art. 7° do novo Código de Processo Civil cria um dever qualificado e ativo de proteção ao contraditório: compete “ao juiz zelar pelo efetivo contraditório”.

Feitas essas considerações, a prática dos Tribunais de Contas deve ser revista à luz do princípio da cooperação consagrado no novo Código de Processo para que os julgadores atentem para a necessidade de notificação aos interessados para manifestação quantos aos argumentos utilizados como fundamento de suas decisões.


Notas

[1] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. V. 1. 18ª Ed. Salvador: JusPodium, 2016, p. 127.

[2] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. V. 1. 18ª Ed. Salvador: JusPodium, 2016, p. 126.

[3] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. V. 1. 18ª Ed. Salvador: JusPodium, 2016, p. 128.

[4] DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. V. 1. 18ª Ed. Salvador: JusPodium, 2016, p. 130.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guillermo Glassman

Doutor e Especialista em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Advogado.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GLASSMAN, Guillermo. Aplicabilidade do princípio da cooperação nos processos dos tribunais de contas. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5251, 16 nov. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/52619. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos