A juventude que ocupa

29/11/2016 às 13:48
Leia nesta página:

Reflexão sobre os jovens brasileiros contemporâneos e suas mais diversas ocupações.

Sábado, depois de frustradas todas as opções de divertimentos na cidade maravilhosa, meu companheiro e eu resolvemos encerrar a noite no Arpoador. E minha primeira surpresa, antes mesmo de começar a admirar a vista, foi com a quantidade de jovens que ocupava aquela parte da praia que divide dois dos bairros nobres da zona sul carioca: Copacabana e Ipanema.

Era tarde - 2h, 3h da manhã - e em meio ao vento frio, pessoas conversavam, bebiam suas bebidas de jovens – vodca com refrigerante, vodca com energético – banhavam de mar, ouviam funk, cantavam funk, dançavam funk, jogavam “altinho”, fumavam, namoravam, jogavam futebol: ocupavam também a praia tal qual os adolescentes moradores do asfalto¹ têm o direito de ocupar livremente e sem restrição as praias da zona sul.

E ao lembrar daquela reunião juvenil em área privilegiada da “melhor cidade da América do Sul”² foi impossível não pensar na juventude que ocupa. Em tempos de uma garotada que protesta, manifesta-se, ocupa escola, fala com enorme desenvoltura e sabedoria na Câmara de Deputados, o termo "jovem" tornou-se sinônimo de contestação, aqueles não eram menos jovens. Pelo contrário, ao desafiar a lógica segregacionista da cidade e do sistema, que expulsa todos os adolescentes negros e moradores de favelas das praias ricas cariocas³, eles afirmavam em meio à algazarra e ao banho de mar que tinham o direito de estar naquele espaço e, nesse sentido, diziam tudo.

Naquela noite, percebi que tal qual o movimento dos rolezinhos, ocorrido entre 2013 e 2014, no qual a juventude paulistana pobre reivindicava o direito de frequentar os shoppings centers, ditos como não permitidos à esse espectro da sociedade, aquelas garotas e garotos no Arpoador, intencionalmente ou não, buscavam ocupar aquele espaço aberto, porém de acesso velado e restrito em dias e horários de grande movimento.

Diferente da geração de não muito tempo atrás, os jovens discriminados hoje, seja pela classe social ou pela cor da pele, passaram a ter uma postura de não aceitar que hajam espaços permitidos e não permitidos e vêm desafiando essa imposição separatista, ocupando espaços, chamando atenção, dando-se conta de que as normas sociais que impedem o acesso de alguém pelo nível de riqueza ou pobreza são ultrapassadas e devem ser contestadas.

Dias atrás fui no lançamento de um livro e, em um dado momento, ouvi o relato de uma das convidadas, no qual contava a experiência que tinha passado há pouco tempo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela, mulher negra, ao questionar vários passantes sobre determinada rua, viu-os segurarem suas bolsas e a ignorarem visivelmente amedrontados. Os únicos que lhe deram atenção foram os trabalhadores fardados, negros como ela: os garis. Emendado a isso, falou sobre seu filho pequeno, igualmente negro, mas com uma percepção de mundo totalmente diferente. 

A criança, de não mais que 10 anos, consegue frequentar qualquer espaço socialmente destinado aos brancos ricos e bem-nascidos sem ao menos se sentir incomodado com os olhares tortos direcionados a ele. Não que desconheça preconceito e racismo, o que ele não entende é porque pessoas se incomodam tanto com a cor da pele de outras e acima de tudo, não se considera inapropriado em lugar algum.

Esse é o tipo de juventude que vem se formando. Eu já não sou tão nova, estou quase chegando nos 30 anos e não sei se pessoas da minha idade - negras e/ou pobres - tiveram ou ainda terão a oportunidade de se sentir bem vindas em todo tipo de ambiente, mas de qualquer forma, fico contente em saber que a geração depois da minha poderá ter a consciência de que o lugar dela é onde ela quiser estar.

Notas:

¹ Denominação dada às pessoas não residentes nas favelas cariocas situadas, muitas vezes em morros, presente no livro Abusado - o dono do Morro Santa Marta, de Caco Barcellos.

² Referência à música Baby, de Caetano Veloso.

³ Referência às apreensões realizadas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro de adolescentes negros em praias cariocas da Zona Sul. Ver também: Na praia, Rio se confronta com velhas divisões, em Carta Capital.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Karinna Adad

Arquiteta e urbanista formada pela UFPI (Universidade Federal do Piauí), graduanda em Direito pela UVA (Universidade Veiga de Almeida), integrante do IECD (Instituto de Estudos Críticos do Direito)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos