A Importância da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Econômico de um País

12/12/2016 às 21:55
Leia nesta página:

O presente artigo tem por objetivo o estudo da importância da propriedade intelectual para o desenvolvimento econômico de uma Nação.

A propriedade intelectual foi uma das essenciais alavancas para o progresso tecnológico e econômico de países europeus posterior a segunda Guerra Mundial. Em forma quantitativa, a título de exemplo, nos Estados Unidos, ocorreu um significativo avanço nos produtos tutelados. Em 1947 menos de 10% dos produtos exportados eram envolvidos, enquanto que 50 anos após (1997) mais de 50% já estavam envolvidos. Hoje em dia os Estados Unidos criaram um cinturão de cobertura para a sua indústria assegurando segurança e retorno aos seus investimentos. Atualmente outros países como a Coreia do Sul e a China também se aproveitam do sistema de propriedade industrial para alavancar o desenvolvimento tecnológico e econômico e ao mesmo tempo lutar com o mercado da pirataria.

A propriedade intelectual é um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e social sustentável de um país. Um país para somar a sua competitividade precisa criar um ambiente de negócios de modo a proporcionar as empresas a proteção ao investimento e ao estímulo a inovação e a capacitação tecnológica. Para isso, é essencial a existência de um respaldo jurídico por meio de uma legislação atual sobre as regras para marcas e patentes e sobre a propriedade intelectual.

Podemos notar a propriedade intelectual sendo empregada para solucionar problemas sociais. Os países menos desenvolvidos podem usar como uma estratégia e aplicar as informações tecnológicas que são patenteadas nos programas de saúde, alimentação, educação e outras áreas sociais.

Nos dias de hoje é prioridade para os governantes criar condições apropriadas para modernizar o progresso tecnológico. Dentre as nações que buscam posicionar a produção do conhecimento no meio do desenvolvimento econômico e social, o Brasil se encontra em situação intermediária.

Conforme o Ministério da Ciência e Tecnologia, se convertêssemos como base os referenciais internacionais, analisamos que o Brasil possui uma base de pesquisa acadêmica muito competitiva. Apesar disso, a base de pesquisa empresarial é bastante fraca. Para o desenvolvimento econômico da nação, o governo deve criar estratégias para encorajar e promover as atividades de pesquisa nas empresas, de modo que as inovações tecnológicas surjam desse progresso.

A utilização do sistema de propriedade intelectual, segundo expresso pelos países desenvolvidos, proporciona ao desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Muito embora esse seja o temor de países em crescimento, no Brasil as discussões pertinentes ao assunto não estão tendo reflexão merecida, e a ausência de divulgação sobre o assunto, inclusive no meio acadêmico, pode transportar resultados indesejáveis ao nosso futuro econômico. Em um mundo cada vez mais integrado e aberto a mudanças comerciais, a proteção das marcas, assim como das indicações geográficas e tudo que elas significam economicamente, precisa ser acrescentado e divulgado. Um ótimo exemplo dessa conjuntura é o Decreto 4.062 de 21 de dezembro de 2001 que especifica as expressões cachaça e cachaça do Brasil como indicações geográficas.

 

A defesa da propriedade intelectual produziu efeitos benéficos para as grandes potências e para as economias emergentes. Como a defesa da propriedade intelectual é uma iniciativa do setor produtivo e/ou de pesquisadores, muito menos do que de governo, há a necessidade de divulgar a importância dessa proteção. Cabe ao novo governo examinar as propostas nacionais e internacionais que existem hoje e colocá-las em debate. A questão da propriedade intelectual para o futuro da economia do país não pode ser relegada a segundo plano. (ARANHA, 2002)

 

O governo precisa olhar com melhores olhos para o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI), pois a uma escassez de funcionários, de um Plano de Cargos e Salários e de autonomia administrativa certamente colocará a instituição em condições de desigualdade com as instituições congêneres no mundo. Além do mais, os seguidos contingenciamentos orçamentários e as terríveis condições de trabalho colaboram para o acúmulo de pedidos de marcas e de patentes nas prateleiras do órgão, aguardando a submissão ao exame, para a aprovação do pedido. Essa situação afeta não somente os usuários e servidores do INPI, mas toda a sociedade brasileira e a imagem do país nos fóruns internacionais.

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos