Morrer com dignidade:a eficácia da ortotanásia no Direito Brasileiro

Exibindo página 2 de 2
26/01/2017 às 15:50
Leia nesta página:

6. MISTANÁSIA

A mistanásia ocorre com a morte por carência ou ausência de assistência, podendo ser decorrente da omissão de socorro, erro médico, negligência, imprudência, imperícia, entre outros. É também chamada de eutanásia social, pelo fato de que a morte decorre da falta de condição do paciente de arcar com as expensas hospitalares que propiciem o tratamento necessário para evitar a morte.

Necessária extrema cautela para tratar deste assunto, haja vista que, conforme elucida Sonia Wendt Nabarro[9], “em épocas pretéritas, ela foi empregada por alguns regimes, como o nazista, para definir, de modo externo ao sujeito e mesmo contra a sua vontade, as vidas indignas de serem vividas, trazendo à tona uma cultura de extermínio altamente discriminatória e cruel.

Na época, tais assassinatos eram cognominados eutanásia, mas hoje eles seriam reputados genocídio ou, em alguns casos, mistanásia, a morte em tempo equivoco, fundada em discriminações, erros, preconceitos e falta de acesso à proteção e à promoção da saúde.” Sua ocorrência configura expressa violação à dignidade humana ao sujeitar o ser humano sem condições de arcar com as despesas de um tratamento eficaz à morte.


7. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

A Eutanásia está amparada por alguns textos legais, tais como: art. 122, §1odo Anteprojeto do Código Penal de 2012 e na Apelação 994867001/SP – Rel. Armando Toledo, j. 18/03/2008). Com relação à Ortotanásia, há: o art. 1o, inciso III e o art. 5º, III, ambos daCF/88[10]; a Resolução do Conselho Federal de Medicina no 1.805/2006[11]; o art. 122, § 2o do Anteprojeto do Código Penal de 2012 e a Ação Civil Pública número 2007.34.00.01.4809-3.


8. CONCLUSÃO

No presente trabalho, abordamos o assunto referente à morte digna, com ênfase nos institutos da Eutanásia, Ortotanásia e da Mistanásia, tendo sempre em vista o princípio da dignidade da pessoa humana, expressamente previsto na Constituição Federal de 1988. 

O princípio da dignidade da pessoa humana, como reiterado inúmeras vezes, é a base do ordenamento jurídico brasileiro e representa o valor absoluto de cada ser humano, principalmente pelo fato dele decorrerem os direitos à vida, à honra, à saúde, à moradia, à igualdade, entre outros.

Nesse contexto, a Eutanásia e a Ortotanásia, que se referem a práticas e procedimentos que visam apressar ou provocar a morte ao paciente que se encontra em condição de saúde incurável e irreversível, da forma menos dolorosa possível, mostram-se como institutos que refletem o verdadeiro sentido da dignidade da pessoa humana, por preservarem o seu sofrimento e de seus amados.

É importante destacar que tais práticas estão condicionadas a vontade do paciente ou de seu representante legal, não podendo, de forma alguma, o médico agir sem que haja autorização prévia. 

Por outro lado, a Mistanásia configura expressa violação à dignidade humana, pois sujeita a pessoa, que não tem condições de arcar com as despesas de um tratamento, à morte.


9. BIBLIOGRAFIA

Constituição Federal de 1988

Resolução do Conselho Federal de Medicina, no. 1.805/2006

Anteprojeto do Código Penal de 2012

Ação Civil Pública no. 2007.34.00.01.4809-3

Direitos Fundamentais e Dignidade Humana – Âmbito Jurídico:www.ambito-jurídico.com.br/site

Princípio da Dignidade da Pessoa Humana – JusBrasil Artigos, publicado por Elpidio Donizetti: http://elpidiodonizetti.jusbrasilcom.br/artigos

NOBRE JR, Edilson Pereira. O Direito Brasileiro e o Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. (Prof. Da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN) e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco).

DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 32ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

TARTUCE, Flávio. Direito Civil - Vol. 6 - Direito das Sucessões. 9ª edição. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2016.

GOZZO, Débora, LIGIERA, Wilson Ricardo. Bioética e direitos fundamentais. 1ª edição. São Paulo: Editora Saraiva, 2012.


Notas

[1] SARMENTO, Daniel Antonio de Moraes. Os direitos fundamentais nos paradigmas liberal, social e pós-social, 2004, p. 375.

[2] SARLET, Ingo Wolfgang. Direitos Fundamentais e direito privado: algumas considerações em torno da vinculação dos particulares aos direitos fundamentais. Revista Jurídica, Porto Alegre: Notadez, ano 55, nº 352, p. 45-94, fev. 2007, p. 56.

[3] KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes e Outros Escritos. Trad. Leopoldo Holzbach. São Paulo: Martin Claret, 2004, p. 58.

[4] ROSENVALD, Nelson. Dignidade humana e boa fé no código civil. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 03.

[5]DINIZ, Maria Helena. O estado atual do biodireito. 2. Ed. Aum. E atual. De acordo com o novo Código Civil (Lei n. 10.406, de 10-01-2002). São Paulo: Saraiva, 2002. P. 09.

[6] DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 32ª Ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015: p. 258.

[7] Bioética e Direitos Fundamentais, p. 24

[8]Direito Civil - Direito das Sucessões, Vol. 6, p. 397

[9] Morte: dilemas étnicos de morrer. Arquivos do Conselho Federal de Medicina do Paraná. Curitiba, v.23, n. 92, p. 185-244.

[10] Art. 1º. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

[11] Art. 1º. É permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente em fase terminal, de enfermidade grave e incurável, respeitada a vontade da pessoa ou de seu representante legal.

§ 1º O médico tem a obrigação de esclarecer ao doente ou ao seu representante legal as modalidades terapêuticas adequadas para situação.

§ 2º A decisão referida no caput deve ser fundamentada e registrada no prontuário.

§ 3º É assegurado ao doente ou a seu representante legal o direito de solicitar uma segunda opinião médica.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos