Como utilizar a gestão jurídica para lucrar mais na crise

25/04/2017 às 19:43
Leia nesta página:

Saiba como utilizar a gestão jurídica para lucrar mais na crise.

Como é de conhecimento geral, é certo que o agravamento da crise econômica no ano de 2016 está gerando muito desconforto nas pequenas, médias e grandes empresas, haja vista o crescente aumento da inadimplência, do desemprego e dos esforços do fisco de aumentar a arrecadação dos tributos.

Tal recessão atingiu principalmente as indústrias e o comércio, mas também influenciou diretamente os prestadores de serviços de inúmeros segmentos.

Assim, para fins de aumentar a lucratividade, muitas pequenas e médias empresas brasileiras estão recorrendo ao fortalecimento da chamada gestão jurídica.

A gestão jurídica envolve mais do que a simples procura de um advogado em momentos de necessidade, ou seja, quando se pretende propor uma ação judicial ou apresentar uma defesa em alguma demanda em trâmite perante a Justiça.

Na verdade, esse conceito consiste na criação ou no fortalecimento do departamento jurídico da empresa para o aproveitamento de todas as oportunidades legais para crescimento do faturamento, bem como na influência gerencial direta na tomada de decisões da empresa, resultando em economia e vantagens estratégicas.

Trata-se, portanto, de um componente que dá a todos os membros da empresa as alternativas legais para melhora do desenvolvimento de suas respectivas funções, mediante a criação de um planejamento jurídico estratégico.

Em outras palavras, a gestão jurídica possui o intuito de fornecer suporte legal a todos os setores da empresa, como o financeiro, comercial, administrativo, produção, recursos humanos, marketing, entre outros.

Observou-se que, na prática, as empresas que fortalecem seus departamentos jurídicos conseguem reduzir a inadimplência, reduzir custos sem perder produtividade e prevenir ações na justiça (reclamações trabalhistas, processos sobre direito do consumidor, execuções fiscais, entre outros).

O fato é que dificilmente uma empresa consegue se consolidar e crescer sem um planejamento jurídico estratégico.

Não é por menos que 100% (cem por cento) das grandes empresas mantêm uma rotina de gestão jurídica em sua atividade empresarial.

Por sua vez, nem sempre as pequenas e médias empresas possuem tal rotina, de modo a comprometer a segurança jurídica de todos os atos empresariais.

Basicamente, cabe ao gestor jurídico conhecer o negócio da empresa e criar estratégias jurídicas para fortalecer a estratégia corporativa e, consequentemente, aumentar a margem de lucro do empresário.

Pode-se elencar alguns exemplos de pontos da empresa que são diretamente influenciados pelo gestão jurídica, como a tributação, relação com o cliente (gestão de contratos e do “contas a receber”), com o colaborador (gestão de funcionários), com fornecedores (“contas a pagar”), entre outros.

Ainda a título exemplificativo, percebe-se que a gestão jurídica tributária influencia até no cálculo de formação de preços, tendo em vista que, com a complexidade do sistema legal brasileiro, o empresário pode precificar o seu produto ou serviço sem levar em consideração a plenitude da legislação tributária brasileira e, por consequência, fazer com que a tributação incidente sobre a sua venda corroa grande parte de sua margem de lucro.

Já no ramo contratual, a advogada especialista em direito contratual Maria José de Souza Arakaki, sócia da Arakaki Advogados, explica que “muitas empresas fecham contratos com seus clientes sem planejamento estratégico e também sem uma minuta bem elaborada, o que gera um percentual maior de inadimplência e exige uma posterior necessidade de se recorrer à Justiça para tentar receber o crédito do cliente, o que pode, ainda, prejudicar a imagem corporativa da empresa na internet por meio de sites de reclamações”.

Esclarece ainda que “é fato que o processo de gerir todo contrato fechado de uma empresa, desde a confecção da minuta até o total exaurimento do seu objeto está diretamente relacionado com a maximização da lucratividade e com a redução da inadimplência”.

Portanto, somente uma fortalecida advocacia corporativa pode prevenir esse e outros riscos, desde que o empresário saiba dar oportunidade e liberdade para a atuação proativa de seu departamento jurídico.

Conclui-se, enfim, que a criação e o fortalecimento de um departamento jurídico permanente responsável por gerenciar toda a atividade empresarial (desde o operacional até a presidência) auxilia em seu crescimento na atual crise econômica vivenciada, seja na influência para questões internas (precificação, gestão de contratos, gestão de funcionários e demais necessidades de tomada de decisão) quanto para questões externas (relacionamento com o cliente, com fornecedores e com terceiros).

Assuntos relacionados
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos