Como fica a situação do trabalhador no Brasil de Temer ?

07/05/2017 às 14:11
Leia nesta página:

Como fica a situação do trabalhador no Brasil de Temer ?

O que é a Previdência Social?

É o conjunto de instituições estatais ou paraestatais, cujo objetivo  é proteger  e amparar o trabalhador e suas famílias, na velhice e na doença, por meio de aposentadorias, pensões, etc. e assistência médica e hospitalar.

As reformas propostas pelo governo são necessárias sim, no entanto, os projetos retiram direitos dos trabalhadores, deixando-os desprotegidos e desamparados, tratando a classe com injustiça. Retirar, suprimir, extinguir direitos do trabalhador, em desacordo com a Constituição, para que, investidores retornem, é privilegiar o “capitalismo”. Um governo ávido de impostos, unido com empresários sedentos de lucros, levaram o  país à crise econômica, política e social. Necessária é, contudo, a defesa da sociedade contra os avanços das autoridades que, ousadamente, pretendem subverter a ordem, suprimindo direitos dos trabalhadores e comprometendo  a paz social.

A culpa pela situação da Previdência  Social é do governo, pelos erros de gestão, e não do povo brasileiro, que é o titular e proprietário  da Previdência. Os atos de defesa pela sociedade são isentos de ideologia e apartidários, são legítimos em sua essência.

 Estamos diante de mais uma batalha entre o Capital e o Trabalho, tema polêmico, que suscita dúvidas ao cidadão e ao trabalhador, trazendo insegurança generalizada, perplexidade, desânimo e o desatino, porque o governo não se apresenta com a necessária transparência, com dignidade, honra, moralidade, quando não permite a participação do povo nos debates, nas questões e nas decisões, com sinais de autoritarismo, o que resvala na crise de representatividade. O governo, não esclarece, não apresenta números, valores e itens que compõem  as contas inerentes, não apresenta provas suficientes para elucidar a população. Portanto necessária é a mudança de rumo, tomada de decisões, contra a falta de senso de um governo que se diz “democrático”. Nestes projetos, previdenciário e trabalhista, direitos são suprimidos, subtraídos, substituídos, e vários benefícios são cancelados. Os prazos de interesse do governo são dilatados, aumentados  numa perversa proporção.

Entende a sociedade brasileira que, a PEC 287/2016, apresentada, é incompatível com a realidade nacional, pelos seguintes fatos;

  1. É inconstitucional, porque fere  vários artigos  da Constituição, desconsiderando os princípios pelos quais foram criados e os respectivos  objetivos  na aplicação dos direitos. Contém várias distorções no tratamento dos prazos, conteúdos, confundindo os trabalhadores; tratamento este de maneira linear, transformando iguais em desiguais  e desiguais  em iguais. O princípio é “a igualdade consiste em tratar com desigualdade seres desiguais”.
  2. O brasileiro terá que iniciar o trabalho aos 16 anos ininterruptamente, em havendo empregos, para atingir os 65 anos, e para ter direito ao máximo  de renda ou contrapartida, deverá contribuir por 49 anos.
  3. Neste contexto, poderá produzir o aumento sistemático  do desemprego e consequente aumento das desigualdades.
  4. Sindicatos ligados à C.U.T. efetuaram pesquisas sobre a média de vida no Município de São Paulo, chegando à conclusão  que: na periferia a média de vida chega aos (+-)  58 anos, e nas regiões mais nobres aos(+-) 68,70 anos.
  5. Nos governos democráticos e modernos, uma reforma se faz para a melhoria da vida do povo, a ampliação de direitos, preservando a dignidade, a cidadania, os valores culturais e nunca para retirar direitos; este é o modelo.

O desmonte anunciado atingirá os serviços públicos, nas áreas mais sensíveis, saúde, educação, justiça, segurança, no quesito qualidade, sendo mais um passo para a crise das instituições e o caos social.

  1. O governo quer acabar com a Previdência Social sob sua administração (são os ventos do neoliberalismo), conduzindo a população para a financialização  desta previdência, mas  junto às instituições bancárias, fortalecendo desta forma, os “Bancos”, é a Previdência Privada.
  2. Quando o governo anula, se afasta, desconsidera a democracia, os seus  atos se tornam viciados, permitindo a demagogia, a autocracia, autoritarismo, perdendo a sua identidade junto ao povo, perdendo a confiança,  a credibilidade, desaguando na ilegitimidade de seus atos, aumentando a distância entre governante e governados, ou o eleitor de seus candidatos, bem como representantes de representados.
  3. A coesão dos congressistas se apresenta, não para governar pelo povo, com o povo, no exercício de sua representação, sendo esta a sua principal  função, mas sim, para exclusivamente defender-se das delações, utilizando-se do foro privilegiado, num ambiente mergulhado na corrupção e desmandos  que denigrem a Democracia e a Constituição, desmoraliza a própria classe parlamentar e por extensão, o governo.
  4. O governo não fiscaliza e não cobra os devedores ao INSS, (os sonegadores) não há controle e isto é Realizável Receita.

As reformas trabalhistas, terceirização, são um retrocesso que remetem o país aos idos anos 1919,1920, portanto, antes da criação da C.L.T. e assim sendo, não há que se falar em leis mais modernas, com a intenção de justificar tais alterações. A precarização do trabalho, não é flexibilização do trabalho, (uma questão de semântica).

Estas são algumas considerações, havendo mais pontos  para serem discutidos e esclarecidos, com mais propriedade, no período de tempo suficiente para  negociações, a fim de evitar distorções que futuramente serão os frutos danosos de  uma desenfreada  e atabalhoada concorrência e competição, afligindo a sociedade brasileira e o próprio governo.

A promíscua relação entre congressistas  e o empresariado, via corrupção, induz à criação destas reformas (previdenciária, trabalhista, terceirização), na tentativa de promover o ajuste fiscal e a retomada da economia, o que não se justifica, porque o saldo será remetido ao povo brasileiro, que mais uma vez assumirá o ônus.

Por estas razões, os projetos esboçam estranho e alto grau de perversidade.

A sociedade não é contra reformas, mas teme por consequências que possam por em risco a sua sobrevivência.

 Desta maneira, todos os atos deste governo, nestas e noutras questões, aproxima-o  da ilegitimidade, da incompetência, da incredulidade, por parte da sociedade brasileira.

Seria oportuno que o governo avaliasse sobre a retirada de pauta das reformas  Previdenciária, Trabalhista e Terceirização.

A impopularidade do governante, não lhe confere imunidade.

O Brasil dificilmente vai aceitar reformas forjadas na corrupção ou decorrentes desta, pelos interesses escusos de um poder que desampara a sua  nação, descumpre e transgride a sua Constituição.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Mauro Newton Vieira

´Consultor jurídico

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos