Resenha do artigo: A filiação socioafetiva e o valor jurídico do afeto.

20/05/2017 às 22:29
Leia nesta página:

Resenha do artigo de Michele Amaral Dill e Thanabi Bellenzier Calderan

INTRODUÇÃO

  De acordo com o artigo de Michele Amaral Dill e Thanabi Bellenzier Calderan, com as constantes evoluções da sociedade, o direito também precisa evoluir, todavia ambos estão em mudanças. Com isso o direito de família vem sofrendo mais com essas evoluções e a formação de uma família não se dá somente como era no passado, presa em um modelo específico.

  Constituir uma família hoje, pode ocorrer de várias formas e uma delas é a chamada filiação socioafetiva que é reconhecida pelo direito brasileiro, encontrando fundamentos nos seus laços afetivos e na questão da paternidade, que antes só era possível através do vínculo de sangue.

A FILIAÇÃO SOCIOAFETIVA E O VALOR JURÍDICO DO AFETO.

  A Constituição atualmente vigente no Brasil garante a todos o reconhecimento de filiação e considera como pai aquele que registrou, garantindo aos pais que deram o verdadeiro afeto necessário para a criação de seu filho, os vínculos jurídicos. Assevera Michele Amaral Dill e Thanabi Bellenzier, que não se pode fazer cessar ou desaparecer o vínculo entre pai e filho.

  Para as autoras, o surgimento do exame de DNA modificou o significado de filiação, sendo que passou a ser sinônimo de sangue e não de uma relação de amor e afeto entre pais e filhos. Os verdadeiros pais são os que amam, ensinam e dedicam sua vida para o filho, visando um futuro melhor para ele.

  Em um determinado julgamento, o Juiz Relator Unias Silva, entendeu que, “no estágio em que se encontram relações familiares, tende-se a harmonizar o direito de personalidade ao conhecimento da origem genética, com a necessidade de concretizar ao direito à saúde, a prevenção de doenças e à relação de parentesco”.

  Segundo Michele e Thanabi, “hoje a família é vista não apenas como a união de pessoas para fins patrimoniais, o valor do afeto está cada vez mais em evidência no que tange à família”. De acordo com o ressalvado por elas, a família está em evolução e aceitando o afeto cada vez mais. Há várias questões que podem ser levantadas, e dentre elas, a de o filho querer conhecer o seu pai biológico, porém, se sente obrigado por sua mãe a ir no tribunal para requerer o pagamento dos seus alimentos. As autoras defendem que, “a busca da verdade biológica é protegida e defendida no ordenamento jurídico, dependendo apenas da vontade do filho para se concretizar”, esclarecendo quem são os seus pais e qual a sua origem genética.

 

CONCLUSÃO

  O vínculo de sangue vem sendo considerado para muitas pessoas como um vínculo secundário, e com isso, para se tornar pai hoje, não se dá somente pelo meio biológico. Há novos meios de se construir uma família e o mais novo deles é a chamada filiação socioafetiva, se dando através do afeto.

  A criação do filho se conduz com a ideia de paternidade, é através dela que se desenvolve a relação de afeto entre o grupo familiar. A paternidade biológica nem sempre se caracteriza com o afeto, contudo, na paternidade socioafetiva muitas vezes é necessária e presente, assim se concretiza uma relação de bem-estar entre eles. A filiação socioafetiva encontra seus mandamentos e ideologias nos laços afetivos, com companheirismo, carinho e todo o amor que uma criança deve ter em sua vida, se encontrando firme no mundo jurídico e na comunidade.

  Os legisladores devem ser sempre a favor da criança, considerando o afeto muito importante no meio familiar, mesmo que seja preciso ajustar a norma ao caso concreto, resguardando e respeitando esses direitos fundamentais e ao princípio da dignidade da pessoa humana.

  Conclui-se que para a convivência e harmonia de uma família biológica, socioafetiva, e várias outras, é necessário o afeto. Ele que irá moldar o filho para a melhor convivência entre o grupo familiar e até mesmo com a própria sociedade, sendo este, indispensável para a sua criação, ensinando-o a respeitar o próximo para também ser respeitado.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DILL, Michele Amaral; CALDERAN, Thanabi Bellenzier. O valor jurídico do afeto: Filiação socioafetiva x monetarização das relações do afeto. Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 87. dez 2010. Disponível em: www.ambito‐juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8724. Acesso em: ago. 2015

MINAS GERAIS. Tribunal de Justiça. 7ª C.C., Ap. Cív. 408550, Rel. Juiz Unias Silva, DJMG 29/04/04. 31ª Vara Cível Central de São Paulo, Juiz Luis Fernando Cirillo, Processo nº. 01.36747‐0, j. 26/06/04

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos