Quem pode legislar sobre o transporte de correios e telégrafos brasileiro?

20/05/2017 às 22:35
Leia nesta página:

Busco neste artigo discorrer sobre a competência de legislar sobre o serviço postal no Brasil.

A União, já que está exercendo uma competência privativa que foi lhe atribuída pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 22, inciso V, aduz que “Compete privativamente à União legislar sobre...: V – serviço postal.” Também está previsto em seu artigo 21, inciso X, ressalvando que “Compete à União: X – manter o serviço postal e o correio aéreo nacional.” Com isso, manter o serviço é uma competência exclusiva, já que se encontra prevista nas hipóteses de competência material exclusiva da União.

A União possui interesse de predominância nacional, todavia busca garantir a chegada do serviço postal à toda a população brasileira, entretanto, a própria Constituição garantiu que é uma competência privativa a ela. Portanto, há reserva de campos específico no que o legislador preferiu trazer expressamente e numerar as competências da União e dos municípios, todavia, o que não foi estabelecido como competências da União e dos municípios é pertencente aos Estados Membros.

Como já ressalvado, trata-se de uma competência privativa, o Estado Membro poderia tratar desta matéria em questão, o serviço postal, se houvesse delegação prévia por parte da União, o que não houve neste caso. Se ocorresse a delegação, a União estaria dividindo a sua competência privativa com o Estado Membro, no entanto, para que possa ocorrer a delegação deveria conter três requisitos necessários, o material, o formal e o implícito.

O material é a delegação de um ponto específico da matéria, e não dela toda, porque como já exposto, trata-se de competência privativa. O requisito formal ressalva que a delegação só é possível através de lei complementar, sendo vedada qualquer outro modo. E o último é o implícito, onde estabelece que a União não pode somente delegar para um Estado Membro, no entanto, quando houver pedidos por partes de outros, devem ser atendidos para não beneficiar somente um ente federativo e garantir a autonomia dos demais perante os outros.

Portanto, se uma lei for elaborada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina será inconstitucional, desrespeitando a Constituição que é bem clara que somente poderia elaborar se estivesse a delegação por parte da União, no entanto, é matéria privativa da União, onde é o Ministério das Comunicações que possui a responsabilidade da prestação dos serviços postais no Brasil por meio de uma empresa pública criada para tal fim.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos