Capa da publicação Redes sociais, excesso de exposição e direito à privacidade
Capa: geralt @pixabay

Direito à privacidade no uso das redes sociais.

Riscos decorrentes do excesso de exposição

Exibindo página 3 de 3
25/05/2017 às 16:18
Leia nesta página:

5 CONCLUSÕES                                                                                                          

Por fim, são apresentadas as principais considerações a que foi possível chegar após o estudo abordado.

É inegável que as redes sociais ganharam um espaço permanente na vida de milhões de pessoas, e com ela os riscos da exposição, fazendo com que sejamos confrontados com oque ha de melhor, seja na rapidez e eficiência desses meios, como também com o que ha de pior, violações íntimas e exposições morais.

Então, qual seria o caminho mais acertado para evitar aborrecimentos? Tendo em vista que a legislação esta cada vez mais rigorosa e atenta a essa questão, resta apenas, ao lado de cá da tela, você usuário, adquirir bons atos no uso de suas informações, pois a lei lhe confere a ‘faca’ mas o ‘queijo’ é você que deverá cortar.

Remetendo as palavras do escritor Michael Oakeshott, que, em sua obra intitulada, Ser conservador, menciona que ''a mudança total é sempre maior que as alterações inicialmente planeadas, e é impossível prever ou limitar tudo o que dela virá. Assim, sempre que há uma inovação, há também a certeza de que a mudança será maior.''

Ser informado e se adaptar de modo que sua imagem seja preservada aumentam suas possibilidades de jamais sofrer qualquer ato que afete sua privacidade, essa geração atual precisa de mais prudência e cautela no uso dessas ferramentas, sabendo dimensionar o alcance e controlar seus atos na internet, pois esta é livre, e a liberdade de expressão é fundamental.

Portanto, é possível postar tudo que quiser, no entanto é recomendável antes, avaliar o risco e consequências que o conteúdo pode ocasionar.


REFERÊNCIAS

Abreu, Jacqueline de Souza. Antonialli, Dennys. Vigilância das comunicações pelo estado brasileiro. Associação internetlab de pesquisa em direito e tecnologia, 2015.

A influência das redes sociais na vida das pessoas. Disponível em: <https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/a-influ%C3%AAncia-das-redes-sociais-na-vida-das-pessoas-99a73effb2ca.>. Acesso em 10 abr 2017.

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei 12.965, de 23 de abril de 2014. Brasília.

CASTELLS, M. A Era da Informação: o Poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CASTELLS, M. A era da intercomunicação. Le Monde Diplomatique, agosto de 2006.

CASTRO, P. A. Rede complexa e criticalidade auto-organizada: modelos e aplicações. 2007. Tese (Doutorado em Física) - Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2007.

COSTA JUNIOR, Paulo José da. O direito de estar só. Tutela penal da intimidade. 2ª ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 1995.

Diretiva do Parlamento Europeu relativa à privacidade e às comunicações. Disponível em: <http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX: 32002L0058:PT:HTML> . Acesso em 10 abr. 2017

Disponível em: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/06/brasileiros-gastam-mais-de-650-horas-por-mes-navegando-em-redes-sociais.html>. Acesso em 13 mar. 2017

Disponível em: <http://resultadosdigitais.com.br/blog/tendencias-de-marketing-digital-para-2017/>. Acesso em 10 abr 2017

FERNANDES, Milton. Proteção civil da intimidade. Revista do Instituto dos Advogados de Minas Gerais. Minas Gerais: Inédita, 1996

FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Sigilo de dados: o direito à privacidade e os limites da função fiscalizadora do Estado. Separata da Rev. da Faculdade de Direito de São Paulo. V. 88, 1993

FERREIRA, Gonçalo Costa. Redes sociais de informação: uma historia e um estudo de caso. Universidade de São Paulo, 2010.

FERREIRA, Manoel Gonçalves. A democracia limiar do século XXI. Saraiva, 2001.

JABUR, Gilberto Haddad. Liberdade de pensamento e Direito à vida privada. Conflito entre direitos da personalidade. 3ª ed., São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.

MARTELETO. R. M. Analise de Redes Sociais: Aplicação nos estudos de transferência de informação. Ciência da informação, Brasília, v. 30, n.1, p.71-82, 2001.

MARTELETO. R. M. Informação, redes, e redes sociais: Fundamentos e transversalidade. Informação & Informaçao, Londrina, v.12, n. esp., 2007.

NOJIRI, Sergio. O direito à privacidade na era da informatica – Algumas consideraçoes. Jur, UNIJUS. UBERABA/MG, v.8, p. 100-101, maio 2005.

OAKESHOTT, Michael. Gabinete de estudos Gustavo Begonha. Tradução do inglês para português por Rafael Borges. p. 7.

O surgimento das redes sociais. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/33036-a-historia-das-redes-sociais-como-tudo-comecou.htm >. Acesso em 5 abr. 2017.

O uso da internet no Brasil. Disponivel em: <https://techinbrazil.com.br/uso-da-internet-no-brasil>. Acesso em 10 abr. 2017.

PAESANI, Liliane Mainardi. Direito e Internet: liberdade de informação, privacidade e a responsabilidade civil. São Paulo: Atlas. 2000.

PEREIRA, Marcelo Cardoso. Direito à intimidade na internet. Curitiba: Juruá Editora, 2003.  

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Monica Campos

Estudante de Direito e uma sonhadora na busca incessante pela igualdade.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos