EXCLUSÃO DO ICMS DA BASE DE CÁLCULO DO PIS E COFINS

29/05/2017 às 00:22
Leia nesta página:

Breve nota sobre a impossibilidade de o ICMS figurar na base de cálculo do PIS e COFINS por não se encaixar no conceito de receita.

Busca este artigo oferecer um breve esclarecimento a respeito da matéria indicada no título, atualmente presente no cenário tributário e alvo de discussões entre os operadores do Direito, tendo sido já analisada pelo STF, com julgamento favorável aos contribuintes.

A questão envolve o fato de que, o valor do ICMS devido pela empresa está contido na base de cálculo do PIS e COFINS, contudo, veremos mais adiante, que o tributo estadual não se encaixa no conceito de receita bruta da empresa.

Contudo, a Receita Federal entende que o valor do ICMS deve fazer parte da base de cálculo do PIS e COFINS, o que afigura-se inconstitucional.

É medida de justiça tributária que o ICMS não componha a base de cálculo do PIS e COFINS, pois que, conforme a legislação, referidos tributos federais devem incidir sobre a receita bruta (faturamento) das empresas, e o ICMS não é receita da empresa recolhedora do tributo, ele é receita do Estado tributante; o sujeito ativo da exação tributária é o Estado da Federação, jamais a empresa.

Essa manobra tem como reflexo a elevação da carga tributária, onerando a atividade empresarial.

É que o conceito de receita bruta, por sua vez, compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, ademais, conforme precedentes do Supremo Tribunal Federal, receita e faturamento tomam o mesmo conceito, sendo reconhecidas como o resultado proveniente da venda de mercadorias e/ou serviços:

CONSTITUCIONALIDADE SUPERVENIENTE - ARTIGO 3º, § 1º, DA LEI Nº 9.718, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1998 - EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 20, DE 15 DE DEZEMBRO DE 1998. O sistema jurídico brasileiro não contempla a figura da constitucionalidade superveniente. TRIBUTÁRIO - INSTITUTOS - EXPRESSÕES E VOCÁBULOS - SENTIDO. A norma pedagógica do artigo 110 do Código Tributário Nacional ressalta a impossibilidade de a lei tributária alterar a definição, o conteúdo e o alcance de consagrados institutos, conceitos e formas de direito privado utilizados expressa ou implicitamente. Sobrepõe-se ao aspecto formal o princípio da realidade, considerados os elementos tributários. CONTRIBUIÇÃO SOCIAL - PIS - RECEITA BRUTA - NOÇÃO - INCONSTITUCIONALIDADE DO § 1º DO ARTIGO 3º DA LEI Nº 9.718/98. A jurisprudência do Supremo, ante a redação do artigo 195 da Carta Federal anterior à Emenda Constitucional nº 20/98, consolidou-se no sentido de tomar as expressões receita bruta e faturamento como sinônimas, jungindo-as à venda de mercadorias, de serviços ou de mercadorias e serviços. É inconstitucional o § 1º do artigo 3º da Lei nº 9.718/98, no que ampliou o conceito de receita bruta para envolver a totalidade das receitas auferidas por pessoas jurídicas, independentemente da atividade por elas desenvolvida e da classificação contábil adotada.(RE 390.840)

É clarividente a inconstitucionalidade da exação tributária na forma como imposta pela Receita Federal, não se devendo incluir o ICMS na base de cálculo do PIS e COFINS, posto que, o tributo estadual não é receita ou faturamento, mas sim tributo pertencente ao fisco.

Valiosa é a lição do Min. Marco Aurélio de Mello, no RE. 240.785:

“(...) A base de cálculo da Cofins não pode extravasar, desse modo, sob o ângulo do faturamento, o valor do negócio, ou seja, a parcela percebida com a operação mercantil ou similar. O conceito de faturamento diz com riqueza própria, quantia que tem ingresso nos cofres de quem procede à venda de mercadorias ou prestação de serviços, implicando, por isso mesmo, o envolvimento de noções próprias ao que se entende como receita bruta. Descabe assentar que os contribuintes da Cofins faturam, em si, o ICMS. O valor deste revela, isto sim, um desembolso a beneficiar a entidade de direito publico que tem a competência para cobrá-lo.”

Logo, o valor do ICMS não se enquadra como resultado obtido com a venda de mercadorias, não devendo ser reconhecido como faturamento ou receita bruta, devendo ser afastado da base de cálculo do PIS e COFINS.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Lavezo

Advogado especialista em Direito Empresarial - Tributário, pos-graduando em Direito Civil e Processo Civil, atuante também em Direito Médico e da Saúde.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos