A RELAÇÃO PATRIMONIAL E AS DIFERENÇAS ENTRE NAMORO QUALIFICADO E UNIÃO ESTÁVEL

12/06/2017 às 18:06
Leia nesta página:

Tudo que você precisa saber sobre Namoro Qualificado e União Estável.

 

Alguém imaginava  que poderíamos discutir em juízo questões de namoro ? pois que fique o alerta a todos os enamorados que em pleno século XXI não só se  discute como se questiona as várias formas de qualificar a relação do casal. E há que se diferenciar o Namoro Qualificado da União Estável , haja vista que há algum tempo as relações vinham sendo consideradas análogas ao casamento . Em virtude de inúmeras ações nas varas de família que deixavam os Juízes a decifrar se o longo  namoro de 5 anos seria  considerado com status quo de  União estável , da mesma forma que  o namoro de  6 meses  ? ..E quando chega o fim dessa relação  como fariam a partilha de bens que o casal construiu na constância dessa relação de 6 meses e de 5 anos ?

Observa-se que  com avanço do século e dentro desse contexto, o namoro atual, em muitos casos permite a prática sexual e a convivência, desde encontros casuais até relacionamentos mais sérios com intenção de constituir família, por isso a necessidade de se diferenciar para as demandas judiciais , pois dessa definição vai depender a elevação de status para solução de litígios familiares .

Nesse sentido, o namoro simples se enquadra em um relacionamento aberto, às escondidas ou sem compromisso, e não se confunde com a união estável.

Já o namoro qualificado é aquele com convivência contínua, sólida, perante a sociedade, e que se confunde muito com a união estável pelos mesmos requisitos objetivos, quais sejam, ausência de impedimentos matrimoniais, convivência duradoura, pública e contínua.

A diferença existente entre o namoro qualificado e a união estável reporta-se ao  requisito subjetivo, ou seja, a vontade de constituir família, a qual deverá ser consumada, pois além da existência da afetividade, a mesma se concretiza com a mútua assistência em que o casal seja referência de família no meio social.

E é o Art. 1.723 do Código Civil que trás  reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. Já o namoro onde  não existe a affectio maritalis, que é a afeição conjugal ou o fito de se constituir família,  não é considerada uma entidade familiar, embora estejam presentes algumas características como estabilidade, intimidade e convivência.

É necessário que seja avaliado cada caso em especial, para que se possa  diferenciar a união estável do namoro qualificado, com  a presença imprescindível  de todos os requisitos para reconhecer a união estável, já que  exteriormente ambos se assemelham muito. Deve se atentar não apenas no vínculo afetivo, mas, principalmente, ao elemento interno do animus, que é a vontade de constituir família.

E essa prova é totalmente subjetiva e poderá ser comprovada por fatos e atos da vida em comum , a exemplo de  testemunhas que tenham convivido com o casal  . As  características desse tipo de relação devem ser externas e públicas com  compromissos assumidos não só na vida afetiva , mas também na  vida patrimonial  e deveres de coabitação, além do que,  deve existir  o pacto de fidelidade, em que demonstram o entrelaçamento de interesses comum . Essa é a linha tênue que separa o namoro da união estável.

 

 

 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Magda Abou El Hosn

Advogada , Professora Especialista em Direito Civil e Processo Civil Mestre em D. Constitucional Doutoranda D. Civil Atuante da área Direito de Família e Sucessões Curriculum Lattes : http://migre.me/8rtJR

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos