Breves comentários sobre o Complemento/Adicional de acompanhamento de 25% sobre aposentadorias de quem necessita de ajuda e cuidados de terceiros ou cuidadores

17/06/2017 às 21:14
Leia nesta página:

O Artigo busca esclarecer o Funcionamento, Esclarecimentos e dúvidas sobre este benefício previdenciário para pessoas que necessitam de cuidados de terceiros.

I – INTRODUÇÃO

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS em sua legislação, concede um adicional de 25% sobre os tipos de aposentadorias existentes no Brasil (invalidez, idade, tempo de contribuição e especial), benefício também conhecido como complemento de acompanhamento, este é um direito garantido que já está reconhecido na mais adequada jurisprudência.

Um argumento que é usado no direito previdenciário para garantir este tipo de complemento a todas as aposentadorias é a utilização dos Princípios da Igualdade de direitos; da Universalidade da Seguridade Social; da Proteção Insuficiente; da Dignidade da Pessoa Humana previstos na Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988.

II – DO COMPLEMENTO DE ACOMPANHAMENTO PARA APOSENTADOS.

O complemento de acompanhamento concede ao aposentado que necessita de assistência permanente para realizar atividades elementares do cotidiano um adicional de 25% sobre o valor recebido pela pessoa, para custeio do cuidador ou pessoa do gênero.

A garantia desse benefício encontra fundamento especialmente no artigo 45 da Lei 8213/91, buscando assegurar no valor da aposentadoria, o adicional de 25% para segurados que necessitarem da assistência permanente de outra pessoa, ou seja, um complemento na renda da pessoa que necessita de cuidados e/ou que está acamado e precisa de auxilio de terceiro.

Diante deste cenário, para buscar o adicional de 25% a pessoa interessada terá que solicitar e efetuar o requerimento do adicional/complemento na agência do INSS onde é mantido o benefício. Após essa etapa, o segurado passará por uma avaliação médico-pericial para ver se preenche os requisitos para obter este direito.

O Decreto 3.048/99 prevê em seu anexo I, uma relação de doenças que o aposentado terá direito a esse acréscimo de 25%, a saber:

  • Cegueira total;
  • Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta;
  • Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
  • Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
  • Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
  • Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
  • Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
  • Doença que exija permanência contínua no leito;
  • Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

A relação de enfermidades acima transcrita não pode ser considerada única e restritiva, pois existe a possibilidade de inclusão de outras, em razão da análise de cada caso, já que outras situações e patologias podem levar o aposentado a necessitar de assistência permanente, o que pode ser comprovado por meio de laudos e exames médicos, assim como em perícia médica a ser realizada no INSS.

Neste sentido, comenta Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari:

“Trata-se de pedido de acréscimo de 25%, conhecido como complemento de acompanhante, às aposentadorias por idade, especial e tempo de contribuição.

(...)

Previsto no art. 45, parágrafo único, da Lei nº 8213/91, o referido acréscimo de 25% é devido nos termos da lei ao aposentado por invalidez que necessite da assistência permanente de outra pessoa, mesmo quando o valor do benefício principal esteja estabelecido no teto do RGPS. Para sua concessão, exige-se apenas a comprovação da necessidade de assistência e acompanhamento permanente do segurado inválido por terceira pessoa” (Castro, Carlos Alberto Pereira de. Manual de direito previdenciário/ Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari -16. Ed. – Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2014, p.586-587.).

Em resumo, os requisitos para concessão do complemento dos 25% estão contidos nos artigos supracitados da Lei nº 8.213/91 e Decreto nº 3.048/99.

Assim sendo, as Leis e Decretos definem que é garantido ao cidadão que preencher os requisitos legais e que necessite de assistência permanente de outra pessoa, o acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) ao valor da sua aposentadoria.

Diante disso, os dispositivos legais supracitados mostram que o legislador caminhou no sentido de que, verificada uma das doenças previstas no anexo I do Decreto nº 3.048/99 e entre outras dependendo da análise de cada caso, será adicionado/deferido o complemento de 25% no valor da aposentadoria do segurado que necessitar de assistência permanente de outra pessoa.

Portanto, quando verificada e comprovada a necessidade de assistência e cuidados permanentes do segurado, de um cuidador por exemplo, e a pessoa preenchendo os requisitos legais, terá deferido o seu pedido administrativo que foi feito na agência que a aposentadoria foi implementada.

Neste cenário, conforme decisões da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais - TNU e Superior Tribunal de Justiça - este complemento será acrescido em todas as espécies de aposentadorias, mas destaca-se novamente, desde que seja comprovada a incapacidade do aposentado e a necessidade de ser assistido por terceiro.

No processo nº 5000890-49.2014.4.04.7133, o Juiz Federal Sérgio Murilo Wanderley Queiroga, relator do processo na TNU posicionou-se que devemos utilizar isonomia nesta questão, sendo essa ação uma ferramenta de igualdade para estes casos, disse o juiz: “aplicando-se o princípio da isonomia e se utilizando de uma análise sistêmica da norma, conclui-se que o referido percentual, na verdade, é um adicional previsto para assistir aqueles segurados aposentados que necessitam de auxílio de terceira pessoa para a prática dos atos da vida diária”.[1].

O Relator disse ainda, que não deve haver uma interpretação única e restrita do artigo que prevê o direito ao benefício e no referido julgamento este entendimento está explicitado: “Logo, não se apresenta justo nem razoável restringir a concessão do adicional apenas ao segurado que restou acometido de invalidez antes de ter completado o tempo para aposentadoria por idade ou contribuição e negá-lo justamente a quem, em regra, mais contribuiu para o sistema previdenciário”.[2].

O gasto com cuidadores, medicamentos e médicos é muito alto para aposentados que precisam de auxílio e atenção permanente. Em decisão recente da Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) esta decidiu que este benefício tem o objetivo de não deixar essas pessoas sem amparo. Então, para a Primeira Turma a partir de agora, é devido o acréscimo de 25% em todas as modalidades de aposentadoria pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade e comprovarem a necessidade de auxílio permanente.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ), seguindo o voto da ministra Regina Helena Costa, decidiu por maioria de votos (5 a 4) que, comprovada a necessidade de auxílio permanente de terceira pessoa, é devido o acréscimo de 25% em todas as modalidades de aposentadoria pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A assistência é prevista no artigo 45 da Lei 8.213/1991 apenas para as aposentadorias por invalidez e se destina a auxiliar as pessoas que precisam da ajuda permanente de terceiros.

Ao julgar recurso repetitivo (Tema 982) sobre o assunto, a seção fixou a seguinte tese: "Comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiro, é devido o acréscimo de 25%, previsto no artigo 45 da Lei 8.213/1991, a todas as modalidades de aposentadoria.”

Assim de acordo com esses julgados e entedimentos, está caracterizado o direito dos aposentados de pleitear complemento de acompanhamento de 25% no valor de sua (s) aposentadoria (s), desde que preenchidos os requisitos legais exigidos.

Passada essa explicação, se o benefício for negado pela Autarquia Federal, a pessoa poderá apresentar defesa e recorrer da decisão que será encaminhada para a Junta de Recursos administrativa da Previdência Social.

Permanecendo a decisão que indeferiu o benefício, o segurado poderá ingressar com Ação Previdenciária com Pedido Liminar de Tutela de Urgência na seara da Justiça Federal.

Nesta demanda judicial, a pessoa deve juntar em sua peça inicial diversos documentos como: de identificação, Atestados e Laudos médicos, documentos do INSS, que buscam comprovar sua invalidez/incapacidade.

Ao ingressar com a ação, o magistrado primeiramente analisa a situação fática e os argumentos do Autor, após o exame da exordial marca perícia com médico (s) perito (s) especialista (s) credenciado (s) na Justiça Federal para uma avaliação médica judicial.

Dessa forma, após a perícia judicial e constatando-se que a pessoa está com quadro de incapacidade que necessita de assistência permanente para realizar atividades elementares do cotidiano, o adicional, ora discutido, deve ser concedido.

III - CONCLUSÃO

Inicialmente, se destaca que este direito é garantido pela Lei nº 8.213/91 (artigo 45 da Lei 8.213/1991). Então como dito anteriormente, preenchidos todos os requisitos legais e direito da pessoa receber o adicional de acompanhante de 25%.

O aposentado só será efetivamente amparado pelo complemento de 25%, a partir do momento, em que preencher os requisitos necessários para a concessão do adicional pleiteado, além de ter constatada a incapacidade, seja por perícia administrativa ou judicial e que ainda necessita de assistência permanente de terceiro para realizar atividades elementares diárias, além de possuir alguma aposentadoria prevista no Regime Geral da Previdência Social.

Assim sendo, o (s) artigo (s) 45 da Lei nº 8.213/91 e Decreto nº 3.048/99 definem que é garantido ao cidadão que preencher os requisitos legais e que necessite de assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento) ao valor da sua aposentadoria.

Por fim, os requisitos e explicações para obtenção deste benefício previdenciário estão elencados na Lei nº 8.213/91 e Decreto nº 3.048/99, pois o complemento visa garantir as pessoas com invalidez/incapacidade meios para custear gasto com cuidadores, medicamentos, médicos e o seu tratamento, ou seja, é um valor adicional previsto em Lei para garantir aos segurados aposentados que necessitam de auxílio de terceira pessoa para a prática de atos da vida diária, mas como dito anteriormente, a pessoa tem que preencher os requisitos legais, além de haver a análise de cada caso, portanto não são todas as pessoas que tem direito ao beneficio concedido pela Previdência Social.

IV - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Lei nº 8.213, de 24 de Julho de 1991. ___ Constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em:. Acesso em: 29 jul. 2015. ___ Decreto nº 3.048, de 6 de Maio de 1999. CASTRO, Carlos Alberto Pereira de. Manual de direito previdenciário/ Carlos Alberto Pereira de Castro, João Batista Lazzari -16. Ed. – Rio de Janeiro: Ed. Forense, 2014

SITE CONSELHO DA JUSTIÇA FEDERAL. TNU entende que adicional de 25% é aplicável a aposentados quando comprovada a necessidade de assistência permanente de terceiros – Disponível em:

SITE SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA. Adicional de 25% deve ser pago a todo aposentado que precise da ajuda permanente de terceiro - Disponível em: http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/Comunica%C3%A7%C3%A3o/noticias/Not%C3%ADcias/Adicional-de-25%25-deve-ser-pagoatodo-aposentado-que-precise-da-ajuda-permanente-de-terceiros. Acesso em: 31 ago. 2018

[1] TNU - Processo nº 5000890-49.2014.4.04.7133.

[2] TNU - Processo nº 5000890-49.2014.4.04.7133.

Artigo Produzido por Ewerton Polese Ramos, graduado em Direito na Universidade Vila Velha / pós-graduado em Direito Público – A Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória /FDV /  Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Ewerton Polese Ramos

Advogado Formado em Direito pela Universidade Vila Velha - ES - UVV-ES Autor do livro: ‘’A responsabilidade civil da Previdência Social: atos administrativos previdenciários’’ - Ed. Dialética. Pós-graduado em Direito Público - Fazenda Pública em Juízo pela Faculdade de Direito de Vitória - FDV. / Pós-graduado em Direito e Processo Previdenciário pelo Instituto Damásio de Direito da Faculdade IBMEC SP Atuação na Advocacia: Direito Previdenciário; Direito do Consumidor; Direito Cível; Diligência e Advocacia de Apoio na Grande Vitória.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos