Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Seguradora pode negar o SEGURO DE VIDA se o segurado estiver em ATRASO NO PAGAMENTO DO PRÊMIO?

03/07/2017 às 14:44

O simples atraso no pagamento do prêmio não autoriza a seguradora a negar a indenização de seguro de vida, nem a cancelar o seguro. É preciso a notificação prévia do segurado.

No seguro de vida, o segurado paga a mensalidade de seu seguro, que se chama prêmio. Na hipótese de falecimento do segurado, a seguradora deve pagar o valor estipulado no contrato, que se chama capital segurado ou indenização. Esse pagamento deve ser feito aos beneficiários do segurado. Essa é a principal cobertura no seguro de vida. 

Mas e se o segurado estiver em atraso com o pagamento do prêmio e vier a falecer? A seguradora pode negar a indenização aos beneficiários? E se o segurado não vier a falecer, a seguradora poderá cancelar o contrato se o segurado estiver em atraso? Sobre esse assunto, veja o video abaixo, no canal Segurado Seguro, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=txftts1XqA8

Webstories
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sandro Raymundo

Advogado especialista em Seguros pela FGV/SP, graduado pela PUC/SP, Vice-Presidente da Comissão de Direito Securitário da OAB/SP - Subseção Jabaquara-Saúde, associado e Membro do Grupo Nacional de Trabalho da AIDA - – Association Internationale de Droit des Assurances - Seção Brasileira, Presidente do Instituto Segurado Seguro, Membro da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência e do IBDS - Instituto Brasileiro de Direito do Seguro, sócio do escritório SRSH Advogados, www.srshadvogados.com.br, coautor e coorganizador do livro Antologia do Direito do Seguro e fundador do canal "Segurado Seguro" no YouTube.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos