O funk e seus bailes: regulamentar ou criminalizar?

Leia nesta página:

Análise da polêmica proposta legislativa de proibir ou criminalizar o funk e seus bailes no Brasil, trazendo à baila a discussão sob o prisma constitucional.

INTRODUÇÃO

O Brasil, país de dimensões continentais, nação emergente e em pleno desenvolvimento social, e, não obstante, umas das maiores economias do mundo, é tido como um país de contrastes sociais, geográficos e econômicos, de extremos de pobreza e de riquezas. Tal assertiva indica e nomina nosso país como um país de muitos Brasis.

No que toca à riqueza cultural brasileira, nosso país, de norte a sul, em seu regionalismo, apresenta valores culturais de um povo oriundo e miscigenado de diversas raças como o índio, o negro e o branco que compõem com louvor a população brasileira. A cultura regionalizada destes povos deu origem a um país histórico e culturalmente diferenciado de outros países.

A cultura de um povo é um elemento histórico e intrínseco à formação de um Estado como nação. Sem valores culturais e sem o elemento povo não se pode falar em nação.

O elemento cultural está, no Brasil, disseminado por todas as regiões e classes sociais. Cada Estado-membro ou cada região do Brasil possuem seus valores culturais próprios e oriundos daquele povo. A exemplo, a cultura Nordestina, com sua música típica, com sua dança, com suas crenças, religiões, seus padroeiros e suas devoções. Há também, em outros Estados-membros e regiões, manifestações culturais próprias de cada povo.

A cultura é fruto, elemento e identidade intrínsecos de um povo, sendo aquela a essência natural deste.

Cultura de um determinado povo não se classifica em níveis e não se mensura como boa ou ruim, como melhor ou pior, como de pobres ou de ricos, mas como a identificação de um núcleo social.

Como já foi mencionado, as manifestações culturais se expressam de diversas maneiras e em todos os rincões de nosso país.


DESENVOLVIMENTO

Tratando de cultura musical, não há dúvidas que o Brasil é um celeiro de diversidades de ritmos musicais, como o forró, o axé, o samba e outros ritmos mais recentes, como o funk.

Nas últimas décadas, mormente nos primeiros anos do século XXI, cresce em nossa cultura musical brasileira o fenômeno do ritmo funk em nosso país, oriundo e trazido dos Estados Unidos. O funk teve seu crescimento nas favelas ou periferias da cidade do Rio de Janeiro. Fenômeno musical cada vez mais difundido e crescente entre a população jovem brasileira.

Antes de qualquer inserção no mérito do fenômeno do funk, este é tido como ritmo musical e até mesmo como estilo de vida, o qual retrata uma realidade social. Não podemos nos olvidar que o funk é, além de um ritmo musical, uma manifestação cultural oriunda de um determinado grupo social.

A cada dia, o funk ganha, cada vez mais, adeptos e seguidores de um lado, mas de outro lado cresce também o número de pessoas não simpatizantes deste ritmo musical.

Socialmente, o funk está inserido na sociedade brasileira como ritmo musical, e ainda como meio se subsistência e, porque não dizer, como expressão de cultura popular.

Economicamente, citado ritmo musical traz oportunidades de empregos diretos e indiretos, movimenta o mercado da indústria fonográfica e retira cantores e artistas de um meio social precário, oportunizando a estes uma vida mais digna.

No mês de maio de 2017, chegou ao Senado Federal uma sugestão legislativa propondo o fim do funk no Brasil, tendo como relator o Senador Romário (PSB-RJ). A polêmica sugestão legislativa foi assinada por mais de 20 mil pessoas e será discutida no Senado, podendo ou não virar projeto de lei a ser apreciado por aquela casa legislativa. A proposta busca tornar o funk como crime contra a saúde pública das crianças, dos adolescentes e da família.

 Argumenta a sugestão legislativa que o funk deve ser criminalizado afim de ser abolido no Brasil na visão de seus idealizadores, haja vista que nos bailes funks proliferam o tráfico de drogas, a exploração sexual, o consumo de drogas, os estupros, entre outros crimes, e, ainda, as letras das músicas de funk fazem apologia a diversos delitos, inclusive ao cometimento de crimes contra policiais.

A proposta legislativa de criminalização do funk e de seus bailes, nas grandes e até em cidades de menor porte no Brasil, é medida extrema e absurdamente ineficaz quanto ao enfrentamento da violência e da criminalidade daí oriundas.

O funk não deve ser discutido pelas pretensões a favor ou contra um ritmo musical, não se deve levar ao debate se tal ritmo é de determinada classe social ou se é “lixo” ou não. Não deve ser esta a discussão, mas sim discutir-se o que advém ou o que ocorre nos bailes funks.

O debate legislativo proposto em torno deste assunto não deve se esquecer que o funk e suas letras retratam um cotidiano social, sendo tal ritmo musical, sem dúvidas, uma manifestação cultural. O funk é a identidade de um povo, que expressa sua realidade dentro de um contexto social.

O funk, pretensões à parte, está inserido na nossa cultura como ritmo musical, sendo considerado parte integrante do patrimônio cultural brasileiro e protegido pela Constituição Federal de 1988 como legítima manifestação cultural de um povo.    

O debate acerca do tema em foco é válido e legítimo. Criminalizar por criminalizar, proibir por proibir, não é lógico, nem é sensato, e, sob o prisma jurídico, é inconstitucional.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Neste sentido, vejamos trechos da vigente Constituição Federal[1] que visa a proteção da cultura brasileira:

         Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. (grifo nosso)

§ 1º O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional. (grifo nosso)

...

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

I - as formas de expressão;

II - os modos de criar, fazer e viver;

III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

...

§ 3º A lei estabelecerá incentivos para a produção e o conhecimento de bens e valores culturais.

...

Conforme se percebe, a Constituição Federal de 1988 protege a cultura e as manifestações culturais de nosso povo, e qualquer projeto legislativo que vise a criminalizar ou proibir o ritmo musical funk será tido por inconstitucional por ferir a lei suprema de nossa República.

Além de proteger as manifestações culturais brasileiras, a CF de 1988 dispõe como direito e garantia fundamental do indivíduo o seguinte:

É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;[2] (grifo nosso)  


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Destarte, a ideia da criminalização ou proibição do funk e de seus bailes no Brasil não deve prosperar. Pois, primeira e juridicamente falando, proibir ou criminalizar tal ritmo musical, por qualquer ato normativo, será considerado inconstitucional, já que, além de proteger os valores culturais, a Constituição Federal de 1988 protege a liberdade de expressão artística.

Por outro lado, é sabido que, por trás das graves intercorrências oriundas do funk, há também as oportunidades criadas de empregos e a movimentação de toda uma indústria fonográfica que movimenta milhões de reais para a economia brasileira.

Conclui-se que não há sentido lógico de proibir ou criminalizar um ritmo musical, o que viria a ser ineficaz no combate à violência e aos crimes praticados na órbita do funk e de seus bailes, já que sua prática ocorreria de uma forma ou de outra, sendo ou não proibido. Não será o ato de criminalizar o funk que acabará com suas mazelas decorrentes.

Deve o poder público em vez de criminalizar ou proibir o funk buscar meios, inclusive por norma legal, afim de regulamentar o funk e seus bailes. O problema não está no funk, não está no ritmo musical, o problema reside no que ocorre antes, durante e depois dos bailes funks, ou seja, deve-se regulamentar a sua prática, a forma de sua ocorrência, e não proibir. Deve, ainda, o poder público buscar meios de enfrentar a violência e as ações criminosas que ocorrem nesses bailes, no combate ao tráfico de drogas, à exploração sexual de adolescentes, entre outros graves delitos.   

Por fim, a Constituição Federal garante o direito à liberdade artística e de expressão do pensamento, todavia esta deve ser exercida nos limites da lei, sendo considerada criminosa também a conduta de fazer apologia ao crime ou a criminoso como ocorre em algumas letras do ritmo musical funk, devendo tais atos de apologia ao crime ser enfrentados e coibidos pelas autoridades policiais.


REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em: 23/07/2017.


Notas

[1] Arts. 215 e 216 da Constituição Federal, de 05 de outubro de 1988.

[2] Art. 5º, inciso IX da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Adalberto de Oliveira Cordeiro Júnior

É Mestrando em Direito Penal. Defensor Público do Estado de Pernambuco. Tem especialização em Direito Penal e Processual Penal pela Escola Superior da Advocacia de Pernambuco e Faculdade Joaquim Nabuco de Recife - PE, tem especialização em Direito Empresarial pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB e é Bacharel em Direito pela ASCES/UNITA - Universidade Tabosa de Almeida de Caruaru - PE.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos