O Direito como instrumento de dominação e controle de classes

02/08/2017 às 00:05
Leia nesta página:

O presente artigo tem o objetivo de apresentar ao leitor, o quanto o direito tem servido como ferramenta de manipulação e controle de classes sociais, no intuito de proteger interesses políticos econômicos e pessoais das elites governantes.

 

Ao longo da história, o direito se apresenta como um instrumento de proteção das elites dominantes, visando, a partir da criação de regras favoráveis à dominação, priorizar os interesses da mencionada casta. Assim, conforme preconiza KARL MARX, são defendidos, muitas vezes de forma implícita, mascarada pela ideologia, os ideais de um grupo dominante. O Direito como fenômeno sócio-cultural é um produto da consciência criadora de um povo, portanto, sofre interferências das correntes ideológicas atuantes em cada contexto histórico. Ao ser positivado, estrutura-se como instituição jurídica de cunho erudito, formalista e elitista, assumindo uma postura mítica e completamente distante de uma práxis social. Torna-se, instrumento de uma elite patrimonialista e conservadora que visando os seus interesses, fulmina todo e qualquer anseio proveniente dos movimentos sociais. Porém, sua verdadeira concepção se apresenta: Direito – Ciência que sistematiza as normas necessárias para o equilíbrio das relações entre o Estado e os cidadãos e destes entre si, impostas coercitivamente pelo Poder Público. Universalidade das normas legais que disciplinam e protegem os interesses ou regulam as relações jurídicas. Em vista do que deveria ser, aplicando a prática, e estudando os fatos ao longo da história, o direito vem servindo como uma ferramenta de manutenção de interesses e de domínio, visando controle sobre as massas populares limitando qualquer alternativa popular de autonomia e direitos igualitários, em suma aqueles em  busca por liberdade. Senhores, Nobres, Políticos entre outros por sua vez usam do poder contido no direito para o bem próprio e justificativa para atos ilícitos, servindo então como instrumento de manipulação e domínio para com as classes inferiores. Nas civilizações antigas, essa natureza era praticamente uma reflexo de sua real utilização. O Direito foi historicamente utilizado, e isso não mudou na contemporaneidade, como uma ferramenta voltada para a manutenção dos interesses relacionados a um grupo, que mantém o poder político, jurídico, econômico, e que, consequentemente, manipula ideologicamente a todo o grupo social, de forma imperceptível. Tal postura limita a autonomia popular, ao mesmo tempo em que passa a impressão de que são assegurados à população, direitos e garantias fundamentais, que asseguram autonomia, liberdade e igualdade. 

 

 

Referências:

 

DIREITO CONSTITUCIONAL ESQUEMATIZADO, Lenza Pedro.-18 ed- São Paulo: Saraiva , 2014.

Gonçalves,Victor Eduardo Rios. Curso de Direito Penal: parte geral, vol.1- São Paulo: Saraiva, 2015.

Nucci, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal-18 ed- São Paulo: Saraiva, 2017.

De Coulanges, Fustel. A Cidade Antiga, vol. 1- Editora das Américas S.A- EDAMERIS, São Paulo, 1961.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Ramos

Advogado. Colaborador na Defensoria Pública do Distrito Federal desde dezembro de 2018. Membro do International Center for Criminal Studies - ICCS. Autor de artigos Jurídicos. Possui artigos publicados em páginas de conteúdo jurídico nas áreas do Direito Público. Correspondente Jurídico em Brasília e região. Contatos: E-mail: [email protected] telefone: (61) 9 9514-0607.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos