Estado de realidade e a moda da garantia da lei e da ordem

28/08/2017 às 12:16
Leia nesta página:

Trata-se de um breve artigo veiculando uma visão crítica a respeito da utilização da Garantia da Lei e da Ordem como instrumento de repressão no Estado Democrático de Direito.

Ironicamente, o Título V da Constituição Federal, ao tratar da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas, traz as medidas de exceção que se traduzem no estado de defesa, no estado de sítio e, agora “que está na moda”, na garantia da lei e da ordem.

Rapidamente, o estado de defesa serve para preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ,ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza, conforme o art. 136 da CF/88.

Já o estado de sítio, encontra lugar quando da comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa, ou no caso de declaração de estado de guerra, ou resposta à agressão armada estrangeira, de acordo com o art. 137 da Constituição.

E, por fim a garantia da lei e da ordem é uma medida exclusiva emanada do presidente, que impõe as Forças Armadas para atuar em defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais, para restabelecer a lei e a ordem, nos termos do art. 142 da CF.

Todas essas medidas servem para a proteção do Estado e para defesa e garantia das Instituições Democráticas. Ocorre que, como iniciei o texto, a ironia toda se justifica em razão de que tanto o estado de defesa, o estado de sítio, como a garantia da lei e da ordem, têm em comum a excepcionalidade, ou seja, são exceções e não a regra, são portanto emergenciais, temporárias e bem pontuais.

Diante disso, o Presidente da República pode (e deve) delas se valer quando há uma situação tão grave e que fuja à normalidade, que seja capaz de comprometer a segurança, a estabilidade e a paz, bem por isso, são instrumentos válidos quando configurado um estado de exceção.

O estado de exceção é em muito atípico e pressupõe desequilíbrio das instituições, que afetam diretamente o ordenamento jurídico, de modo que justificam medidas para restabelecer a ordem e não para resolver problemas relativamente simples como os vivenciados pelo Brasil. Bem na verdade, o que tem ocorrido com frequência é uma situação de fragilidade da democracia com a postura política que vai contra os interesses populares. De golpe em golpe, medidas excepcionais são tomadas para aviltar direitos e sob a justificativa não aceitar as críticas às decisões políticas, a democracia vem sendo desrespeitada, a garantia da lei e da ordem entra na moda para atentar contra aquilo que deveria, por determinação constitucional, proteger.

A democracia plena talvez nunca seja alcançada, todavia, atribuir um estado de exceção à evidente crise de legitimidade política é no mínimo um retrocesso histórico para o País, que deveria impulsionar-se pelo desenvolvimento econômico e garantia aos cidadãos de que as conquistas sociais se, não puderem ser aumentadas, devem ser mantidas, para busca  de um estado de realidade.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinícius Scherch

Graduado em Direito pela Faculdade Cristo Rei, Cornélio Procópio - Paraná (2010). Pós-Graduado em Direito e Processo do Trabalho pela UNOPAR, Campus Bandeirantes - Paraná (2014). Graduado em Gestão Pública pela UNOPAR, Campus Bandeirantes-Paraná (2015). Mestre em Ciência Jurídica pela UENP -Jacarezinho. Advogado na Prefeitura Municipal de Bandeirantes - Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos