Pensão alimentícia

18/09/2017 às 10:46
Leia nesta página:

Alterações conforme novo CPC.

O Novo CPC e a Pensão Alimentícia:

Tendo em vista a relevância dos alimentos (necessários à sobrevivência do credor), o sistema processual trata esse assunto de forma diferenciada, tanto que consta na Constituição Federal a prisão em caso de “inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentar” (CF, art. 5º, LXVII3).

O objetivo não é a prisão em si, mas sim compelir o devedor a que arque com o débito alimentar. E, tal qual no Código anterior, a prisão não afasta o débito.

Especificamente quanto à prisão do alimentante devedor, o novo código estabelece em seu artigo 528 que a prisão será cumprida em regime FECHADO.

Há ainda inovações no tocante ao objetivo de se buscar maior efetividade no cumprimento da obrigação alimentar, como é o caso trazido pelo novo Código, que é a possibilidade de protesto da decisão judicial não adimplida.

O objetivo é tornar a norma mais coercitiva, já que o “nome sujo” dificulta as relações negociais e creditícias cotidianas do devedor.

Além disso, há outra inovação interessante: a possibilidade de desconto dos vencimentos do devedor (no caso, por óbvio, de devedor assalariado ou que receba aposentadoria ou pensão) em até 50% de seus vencimentos líquidos. Sim, 50%. Houve um aumento significativo. Lembrando que quem já recebe pensão alimentícia pode vir a ingressar com ação de revisão da pensão para que consiga a possibilidade de aumento.

Em relação ao tramite processual, no caso de execução de título judicial, é possível ingressar com cumprimento de sentença sob pena de prisão (referente às três últimas prestações vencidas e às vincendas, nos artigos 528/533) ou sob pena de penhora (referente às prestações pretéritas, no artigo 528, §8º). Em caso de execução de título executivo extrajudicial, é possível ingressar com execução de alimentos, sob pena de prisão (artigo 911/912) ou penhora (artigo 913).

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Lucylaine Previato

Atuante na área cível em geral, bancária, cobrança, família e sucessões, ações de usucapião, contratos, imobiliária e indenizatórias, bem como na área trabalhista e consumidor.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos