Novos Princípios Processuais à luz do Novo Código de Processo Civil

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONCLUSÃO            

Diante do exposto, podemos notar como o legislador pretende atingir a celeridade processual, decisões mais justas e uma maior liberdade das partes, principais objetivos no Código de Processo Civil de 2015. Para isso, procurou-se explanar melhor os princípios, e até mesmo criá-los. 

A boa-fé processual e a colaboração vieram para “exigir” que as partes, assim como as partes e o juiz, colaborem entre si, para que se atinja a almejada decisão célere, que os envolvidos não usem da má-fé e produzam provas falsas ou que prejudiquem o processo.

O princípio da autocomposição, pode-se dizer, que foi o princípio que mais ganhou espaço, anteriormente já era previsto, porém era pouco adotado. Atualmente é considerado a melhor forma de solução de conflitos. Sendo composto por outros princípios como a oralidade, o que mais prevalece é a vontade das partes, que é a sua principal intenção, fazer com que as partes resolvam seus conflitos da forma que acharem mais justa, sem obterem uma decisão ou interferência de um terceiro.

O autorregramento da vontade vem para dar ao indivíduo o direito de regular seus interesses e sua própria existência, dá o poder de escolha, podendo definir o que é melhor para sua vida e construir seu próprio caminho.

É perceptível que com a mudança no Código de Processo Civil passou-se a valorizar mais a vontade das partes, qual a intenção e o que elas pretendem ao entrar com uma ação, seja penal ou civil. Preocupa-se mais com a aplicação da justiça do que com a aplicação do direito em si, tanto é que um acordo firmado já faz lei entre as partes, gerando consequências, caso haja o descumprimento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Trad. Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BOBBIO, Norberto. A era dos Direitos. Tradução Celso Lafer. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 05 de outubro de 1988.

DIDIER JR., Fredie. Curso de Direito Processual Civil. 17ª Edição, ampliada. Salvador: Ed. Juspodivm, 2015.

_________; PEIXOTO, Ravi. Novo Código de Processo Civil: comparativo com o código de 1973. Salvador: Ed. Juspodivm, 2016.

DE LAZARI, Rafael; GARCIA, Bruna Pinotti. Manual de Direito Humanos. Salvador: Ed. Juspodivm, 2014.

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de Introdução à Ciência do Direito. 15ª ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

DINIZ, Maria Helena. Lei de Introdução às normas do Direito Brasileiro Interpretada.18ª ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

ESTEFAM, André. Direito Penal. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito. 7ª ed., rev. e ampliada. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2013.

GONÇALVES, Marcus Vinicius Rios. Novo Curso de Direito Processual Civil. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

MONTORO, André Franco. Introdução à Ciência do Direito. 31ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2014.

NADER, Paulo. Introdução do Estudo do Direito. 36ª ed. Rio de janeiro: Forense, 2014.

PELLEGRINI, Ada. Teoria Geral do Processo. São Paulo: Malheiros, 2009.

REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

RIBEIRO, Maria de Fatima. FERRER, Walkíria Martinez Heinrich. Manual de Metodologia da Pesquisa Jurídica Científica. São Paulo : Arte & Ciência : Marília: UNIMAR, 2009.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Thati Iartelli Miranda Rodrigues Esgalha

Mestre em Teorias do Direito e do Estado pela Univem; Especialista em Direito Ambiental pela UFPR; Pós-Graduada em Ciências Criminais pela UNIDERP; Graduada em Direito pela Toledo Presidente Prudente/SP; Advogada

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos