Duelo no STF: Gilmar x Barroso

“Vossa excelência está sempre com ódio de alguém!”, diz Barroso a Gilmar

27/10/2017 às 08:38
Leia nesta página:

“Vossa excelência está sempre com ódio de alguém!”, diz Barroso a Gilmar

O ministro Gilmar Mendes voltou a protagonizar, nesta quinta-feira (26), uma áspera discussão no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez o duelo verbal foi travado com o colega Luís Roberto Barroso – que, a exemplo de figuras como o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, com quem Gilmar se estranhou mais de uma vez, acusou o interlocutor de julgar de maneira indevida (veja o vídeo no link abaixo).

https://youtu.be/UJ3UEWiictI

O plenário havia se reunido para julgar uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) questionando a extinção dos tribunais de contas de municípios do Ceará. O fim dos órgãos de fiscalização foi imposto por aprovação de proposta de emenda à Constituição estadual. Mas, mesmo diante de sua complexidade, o tema foi substituído pelo bate-boca entre Mendes e Barroso, quando o primeiro disse que o Rio de Janeiro utiliza recursos de depósitos judiciais para pagar precatórios – procedimento interrompido por Gilmar, em fevereiro, e reativado por Barroso, em junho.

A menção ao Rio por Gilmar deu início à troca de ofensas: “Não sei para que, hoje, o Rio de Janeiro é modelo. Mas, à época, se disse: devíamos seguir o modelo do Rio de Janeiro. Gente, citar o Rio de Janeiro como exemplo”…

Barroso retruca a alfinetada do colega: “Vossa Excelência deve achar que é Mato Grosso, onde está todo mundo preso”, disse Barroso, nascido no Rio, provocando a pronta reação de Gilmar, mato-grossense. “Não, é no Rio de Janeiro mesmo. Ah, e no Rio não estão?”, questionou. “Aliás, nós prendemos. Tem gente que solta”, replicou Barroso.

Foi o ensejo para Gilmar dizer que o colega havia libertado da cadeia José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil em parte do governo Lula (2003-2010) e condenado tanto no mensalão quando no petrolão. “Solta cumprindo a Constituição. Vossa excelência, quando chegou aqui, soltou José Dirceu…”, continuou Gilmar. “Porque ele recebeu indulto-decreto-5993-06">indulto do presidente da República!”, protestou Barroso, vendo o interlocutor acirrar o debate. “Vossa excelência julgou os embargos infringentes”, acrescentou Gilmar. “É mentira! Aliás, vossa excelência, normalmente, não trabalha com a verdade”, bradou Barroso.

A partir daí, o diálogo se torna uma jornada de acusações, com intervenções pontuais da presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, em pedidos sem o efeito por ela esperado. Durante a discussão, Barroso falou mais que Gilmar e chegou a fazer verdadeiro discurso contra o que disse considerar vista grossa do colega com “criminalidade de colarinho branco”.

“Não transfira para mim essa parceria que vossa excelência tem com a leniência em relação à criminalidade do colarinho branco”, vociferou Barroso. Gilmar reage com um riso irônico e diz: “Imagine!”.

Fonte: Congresso em foco

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Maysa Martimiano

•Civil •Família •Consumidor Advogados - Consultores - Correspondentes Surgimos com a missão de preencher lacunas na prestação de serviços jurídicos, sobretudo oferecendo pessoalidade e alta qualidade jurídica, seja na advocacia, consultoria ou correspondência. Somos um escritório multidisciplinar com vocação para o direito privado e ênfase nas áreas do Direito Civil, Família e Consumidor. Na correspondência jurídica, oferecemos respostas rápidas e eficazes. Visamos parcerias, provendo soluções e gerando resultados. Para maiores informações, acesse: Website: maysamartimiano.adv.br E-mail: [email protected] Whatssap: (65) 9 9993-0555 Tel.: (65) 3027-3711 Facebook: facebook.com/maysamartimiano Instagran: @maysamartimiano Av. Bosque da Saúde, n 208, sala 06, Bairro Bosque da Saúde Cuiabá/MT CEP 78050-070

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos