Feminicídio

Leia nesta página:

feminicídio,uma qualificadora do crime de homicídio

O legislador, com o intuito de proteção ao sexo feminino, inclui no art 121,2°VI do código penal, a qualificadora do crime de homicídio que chamamos de feminicídio.

Feminicídio é a morte ou, o crime de homicídio contra a mulher,que, pode ser praticado tanto pelo homen(no polo ativo), ou,pela mulher, pelo simples fato de ser do sexo feminino. O legislador esclareceu ainda que, as condições do sexo feminino envolve violencia doméstica e familiar,menosprezo ou discriminação à condição de mulher.

Varias são as criticas relacionadas a tal qualificadora, umas delas,é de que, deveriam criar leis especiais para, ao menos, coibir a tentativa do feminicídio. É obvio que a inclusão dessa qualificadora se deve, ao aumeto expressivo do crime de homicídio praticado contra a mulher.

Outra curiosidade bastante interessante é, se o ato de matar uma mulher por causa do sexo,não à tornaria mais importante que os homens. Nossa constituição diz em seu artio 5°,l que, todos são iguais sem distinção alguma.

Guilherme Nucci em seu artigo publicado em seu saite diz que, em breve ,haveremos de criar idosicídio(infanticídio não vale, pois envolve somente recém-nascido),o adolescenticídio,dentre outros.O homicídio deverá desaparece para dar lugar a vários tipos penais qualificados ou até desmenbrado do art 121.

Como já foi abordado no presente artigo, é preciso criar leis que possa inibir a tentativa do crime. Depois de já praticado o crime, se torna apenas numeros para as estatisticas e, o simples fato de qualificar um determinado crime, não inibe a ação humana.


BIBLIOGRAFIA

faculdade são judas tadeu.2015.feminicídio,pagina 203.

NUCCI,guilherme, artigo,18 de março 2015

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos