O feminicídio

Leia nesta página:

O texto a seguir trará a tona o acréscimo do feminicídio no art. 121 do Código Penal, as suas circunstâncias e possíveis efeitos no país, mais especificamente nos crimes efetuados contra a mulher.

1- Introdução.

De fato uma nova figura penal, que é resultante do projeto da lei 8305/2014, que também recebeu a sanção de Dilma Rousseff, presidente naquela ocasião cuja data era 09/03/15, modificando a redação do crime de homicídio já prevista no CP. É um acréscimo no inciso VI até o parágrafo 2° do art. 121 do CP, que assim prevê o feminicidio na forma qualificada, tendo a pena de 20 a 30 anos em reclusão, e também é considerado um crime hediondo.                                                                                                                                                     

Modificando o texto assim fica: Homicídio qualificado, art. 121 § 2°, inciso VI - contra a mulher por razões de gênero, no § 2°. O legislador explica o que vem a ser razão do gênero, I - violência doméstica e familiar.

Para efeitos dessa mesma lei, é configurado como violência doméstica e familiar contra a mulher, qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológica e dano moral ou patrimonial. 

I- No âmbito da unidade doméstica, compreendida com o espaço do convívio permanente de pessoas, com ou sem vinculo familiar, inclusive as esporadicamente agregadas.

II- No âmbito familiar, compreendida como a comunidade formada por individuos que são ou se consideram aparentadas, unidas por laços naturais, por afinidade ou por vontade expressa.

III- Em qualquer relação íntima de afeto, na qual o agressor conviva ou tenha convivido com a ofendida, independente de coabitação.

As relações pessoais enunciadas neste artigo independem de orientação sexual.

De fato inúmeras críticas surgiram sobre o tema, haverá confrontos feministas x machistas. Porém torna-se uma lei que tem por objetivo proteger com uma maior amplitude as vítimas mais vulneráveis nas relações que tratam das questões de gênero, sabe-se que, em tese o homem é favorecido fisicamente em relação a mulher, o que é um facilitador na pratica de violência contra a mesma.

Imprevistamente haverá muitas críticas, mas é um processo irreversível no caminho da civilização da convivência familiar e do respeito a condição peculiar da mulher fato é que, as mulheres são vítimas de atos de selvageria constantemente, apenas por serem mulheres, está é a razão do feminicidio, podem ser citadas inúmeros argumentos a favor desta criminalização mais grave, rigorosa, pois antigamente era de 6 a 20 anos, agora de 20 a 30 anos com o acréscimo ainda da condição de crime hediondo e  prevê causas de aumento de pena, como podem ver abaixo.

2- Casos de Aumento de pena.

O §7° do art. 121 prevê, ainda, as causas de aumento de pena do feminicídio, conforme disposto abaixo:

§7° A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado:

I - durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto;

II - contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos ou com deficiência;

III – na presença de descendente ou de ascendente da vítima. ” (NR)

Por outro lado é importante esclarecer que não se trata de punir com mais rigor o homicídio "apenas" por que a vítima é mulher a motivação para matar deverá sempre estar baseada em questão de gênero o que o próprio legislador explica, significa matar mulher em situação de violência doméstica ou familiar ou por menosprezar a condição de mulher.

3- Conclusão.

O feminicidio passar a ser objeto de estudo das mais variadas áreas da sociedade brasileira e apoiamos integralmente esta alteração, esse acréscimo na lei penal e também apostamos em resultados satisfatórios a curto prazo.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Matheus Willy Muniz

Acadêmico de direito na FAP de Betim.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos