Os tribunais constitucionais e a proteção dos direitos humanos

22/11/2017 às 20:30
Leia nesta página:

As supremas cortes de justiça exercem papel fundamental na defesa e promoção dos direitos humanos.

 

Os direitos humanos constituem uma gama de direitos básicos do cidadão que perpassam todas as gerações ou dimensões de direitos, desde os civis e políticos, passando pelos sociais, econômicos e culturais, até os relacionados à solidariedade e ao meio ambiente equilibrado, sem falar em outros mais recentes e difusos como o direito à morte digna, à mudança de sexo, à inclusão digital.

Seja com fulcro na liberdade fundamental dos indivíduos diante da ação autoritária do estado, seja no intuito de fazer intervir o mesmo estado em favor do bem-estar e desenvolvimento das pessoas, seja, enfim, voltados à proteção de minorias ou da diversidade, um pressuposto comum a todos os direitos humanos, independentemente de sua classificação ou perspectiva histórica, é que são universais (alcançam a todos, sem distinção), essenciais (são inerentes a todos) e inexauríveis (não se esgotam, podendo se renovar e ampliar através do tempo).

Para dar efetividade a esses direitos, vem-se criando ao longo da história uma série de tratados e normas jurídicas por meios dos quais lhes é dada devida expressão formal e ampla existência no mundo jurídico das sociedades. Necessários para o exercício dos direitos humanos no plano da vida prática, que é o que realmente importa, verifica-se, no entanto, que esses tratados e normas, por si sós, não se demonstram suficientes para assegurar aos indivíduos o pleno exercício de seus direitos.

Prova disso é a flagrante realidade de cerceamento de direitos vivenciada por muitos tanto no passado quanto na atualidade, seja em maior ou menor grau, dependendo do lugar ou sociedade onde se vive. Se é intrínseco ao homem o humano direito de habitar este mundo e nele se sentir minimamente confortável, nem de longe podemos dizer que isso encontra perfeita correspondência na realidade dos fatos. De modo geral, importa constatar nesse sentido que a humanidade se viu e se vê diariamente constrangida em seus direitos humanos, tornando-se a vida uma jornada de conflitos e das mais periclitantes.

Menos pelos fatores naturais de degeneração ou fatalidade dos eventos, esse perigo de viver se deve em grande medida a uma pulsão de violência que, embora presente no espírito humano desde tempos imemoriais, parece ter encontrado mais larga e aterradora vazão desde o século passado – com as duas grandes guerras mundiais e as tragédias causadas pelos regimes totalitários – até os dias de hoje.

Dados os riscos maiores da ameaça terrorista e da aniquilação nuclear, com raiz sobretudo em fundamentalismos religiosos e na intolerância étnica e nacionalista, ao que se emenda o despreparo e o temperamento belicoso e imprevisível de certos líderes políticos, a conclusão a que se chega é que o medo vem se tornando cada vez mais globalizado, a vida supérflua e nossa casa o mundo um verdadeiro palco de conflitos.

Em linha menos genérica, percebe-se no microcosmo do dia a dia dos indivíduos um retinir contínuo de ofensas à dignidade humana cuja ocorrência traz consigo temerário potencial de derrogar labores centenários empreendidos no longo processo de conquista de direitos. A fim de remediar tantas situações de dano, quer concretas ou virtuais, buscam aqueles que se sentem lesados (ou na via de o serem) socorro no poder judiciário, na intenção de fazer valer a proteção legal que lhes é conferida pelas tantas normas garantidoras de direitos.

Se por um lado essa maior busca por justiça ocasiona – principalmente no caso do Brasil – sobrecarga no sistema judiciário, cuja descomunal quantidade de processos termina por gerar demora excessiva na prestação jurisdicional, solapando os esteios que fundamentam sua própria razão de ser e capacidade de funcionamento, por outro lado se percebe que o mesmo aumento de litigiosidade reflete maior exercício da cidadania, fundamento que, ao lado da dignidade humana, constituem em nossa Lei Maior (art. 1°, II e III) princípios constitucionais dos mais valiosos à manutenção do direito e evolução da democracia. São, por extração constitucional, direitos interdependentes, dado que, quanto maior a expressão de cidadania entrevista nas demandas por justiça e equidade, mais a dignidade humana se desenvolve e consolida.          

Em sendo assim mais acionada e tendo para tal a Justiça muito o que fazer, observa-se, paralelamente a todo o corpo de leis e tratados protetores dos direitos humanos, a formação, nos troncos dos ordenamentos jurídicos pátrio e internacional, um grande acúmulo de decisões judiciais afins que, não obstante as divergências de interpretação ou de aplicação das normas, servem, em seu conjunto, para compor entendimentos jurisprudenciais indispensáveis à preservação da dignidade humana.

Não apenas por isso, o papel das supremas cortes nesse ínterim se revela de fundamental importância. A cada caso concreto apreciado ou tese em abstrato sob escrutínio, ocasiões em que o debate se aprofunda e os argumentos se sopesam, erigem esses tribunais maiores, independentemente de suas peculiaridades, construtos jurisprudenciais em matéria de direitos humanos cruciais ao avanço do pensamento doutrinário e aprimoramento das normatizações existentes.

Todos esses guardiões legais constitucionais têm ano a ano às suas portas a batida incessante de pleitos por justiça, sobre os quais se espera haja a intervenção judicante idônea e imparcial de seus membros jurisconsultos, sob risco de desdobramento ulterior menos desejável à satisfação dos melhores valores de cunho humanitário por que tanto nos empenhamos. E, nesse indispensável ofício de julgar, de pouco serve a erudição de saberes acumulados ou virtuosas capacidades de análise, se não vierem acompanhadas da sensibilidade humanística própria das consciências equânimes e responsáveis.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Se a tanto podem-se em alguns casos obtemperar ressalvas, visto que nem sempre os casos são examinados do melhor ângulo e sob as melhores luzes, verdade é que a instituição da Justiça, sob a batuta de seus mais diferentes supremos tribunais, vem se firmando como pilar fundamental à construção de edifícios civilizatórios mais seguros e evoluídos.  

Exemplos inúmeros de julgamentos sobre questões que envolvem direitos humanos, por cuja própria natureza se exige uma percepção de maior cuidado e reflexão quanto às vidas em jogo, os temos na pauta diária das cortes supremas de justiça afora no mundo. Os temas tratados são de variada ordem, e o exame jurídico deve sempre ter como foco, esse é o ideal, a promoção dos princípios mais elevados de valorização do homem, não apenas em termos da proteção de seus direitos mais básicos à sobrevivência condigna, mas também em favor de sua convivência pacífica com os semelhantes.

Das atas de suas sessões e veredictos, das folhas em que se lavram serventias e destinos, que recenda o aroma distinto dos juízos de concórdia, dos quais se possa sentir que os melhores caminhos não são aqueles em que a vida humana corre exclusiva, em separado, mas sim parelha ao passo maior do conjunto mais amplo da humanidade.

         

 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Patrício Coelho Noronha

Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal - Mestre em Letras e Linguística.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos