Artigo Destaque dos editores

Direito fundamental à saúde: entre a falta de efetividade e a judicialização excessiva

Exibindo página 4 de 4
14/09/2020 às 15:10
Leia nesta página:

CONsiderações finais

A ascensão da jurisdição constitucional, mediante o reconhecimento da normatividade do texto constitucional e de sua centralidade no ordenamento jurídico, vivido a partir do período pós-guerra, culminou com a judicialização das escolhas políticas da sociedade.

Em que pesem os evidentes efeitos benéficos de tal fenômeno, a delimitação da área de legítima atuação do poder jurisdicional se impõe enquanto requisito de preservação do próprio Estado Constitucional Democrático de Direito, vez que não é lícito a sobreposição de qualquer dos poderes constituídos por outro, em razão da hegemonia apenas e tão somente da própria norma constitucional.

De outra ponta, a mesma ascendência normativa constitucional impõe não só o respeito aos direitos fundamentais, enquanto limitadores da ingerência estatal, mas, igualmente, de mesmo modo, a eficácia e concretização destes mesmos direitos, por meio de um agir positivo centrado na razão de existir do próprio estado, quando em jogo está o direito fundamental à saúde enquanto corolário lógico da própria vida.

Assim, o dilema entre um agir ilegítimo da atividade judicante e uma necessária efetivação dos direitos fundamentais expressamente reconhecidos pelo poder constituinte originário faz emergir a necessidade de estipulação de parâmetros tendentes a harmonizar esta suposta colisão normativa.

Todavia, estes parâmetros devem ser estipulados visando a legitimidade nas tomadas de decisões, a capacidade institucional do órgão cuja atribuição foi reconhecida e a não politização da justiça, enquanto sobreposição ativista dos poderes cuja chancela popular foi outorgada pelo voto.

Nesse cenário, concluiu-se que para correta delimitação do âmbito de atuação da atividade estatal há a necessidade de se limitar as ações individuais para a garantia apenas das políticas públicas, programas de governo e competência já reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde, por meio da prévia opção realizada por aqueles que detêm a legitimidade democrática para a alocação dos recursos públicos e a capacidade institucional para análise dos efeitos sistêmicos da adoção de uma determinada política pública em face de outra, ante escassez dos recursos públicos.

Ademais, conclui-se pela ampla possibilidade de um diálogo institucional, no âmbito de ações coletivas, com seus respectivos entes legitimados, para os casos de a ausência de políticas públicas ou sua insuficiência injustificada ocasionar vulneração direta ao postulado da saúde, possibilitando a legitimidade na tomada das decisões, a capacidade institucional do judiciário para solução do conflito, amparada pela gama de elementos contextuais da necessidade de realização da política pública e sua possibilidade concreta de implementação e a inexistência da politização do judiciário, vez que as políticas públicas serão decididas em ambiente plural e em contexto global, mediante a concretização dos mandamentos constitucionais.


REFERÊNCIAS

BARBOSA, Ruy. Supremo Tribunal Federal: sua competência para dirimir questões políticas, sua preeminência no nosso organismo jurídico-constitucional. Revista do Supremo Tribunal Federal, Rio de Janeiro, v. 3, jan./jun. 1915.

BARROSO, Luis Roberto. O controle de constitucionalidade no direito brasileiro: exposição sistemática da doutrina e análise crítica da jurisprudência. 6ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 455 p. v. único.

BARROSO, Luis Roberto. Da falta de efetividade à judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento gratuito de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. 2007. Disponível em: <https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/38245/falta_efetividade_judicializacao_barroso_PLENUM.pdf>. Acesso em: 03 out. 2017.

BARROSO, Luis Roberto. Da falta de efetividade à judicialização excessiva: direito à saúde, fornecimento de medicamentos e parâmetros para a atuação judicial. 2007. Disponível em: <https://bdjur.stj.jus.br/jspui/bitstream/2011/38245/falta_efetividade_judicializacao_barroso_PLENUM.pdf>. Acesso em: 03 out. 2017.

BARROSO, Luis Roberto. Judicialização, Ativismo Judicial e Legitimidade Democrática. 2009. 29 f. Artigo – Revista de Direito do Estado, Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: < http://www.direitofranca.br/direitonovo/FKCEimagens/file/ArtigoBarroso_para_Selecao.pdf >. Acesso em 06.10.2017.

BARROSO, Luis Roberto. O novo Direito Constitucional e a Constitucionalização do Direito. Disponível em: <http://www.conjur.com.br/2009-mar-07/luis-roberto-barroso-traca-historico-direito-constitucional-tv>. Acesso em: 03 out. 2017.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional e teoria da Constituição. Coimbra: Almedina, 1998. 1300 p.

CARVALHO, Kildare. Direito Constitucional: Teoria do Estrado e da Constituição. 17. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2011. 1355 p. v. único.

FERRAJOLI, Luigi. Os fundamentos dos Direitos Fundamentais. 3ª. ed. Madri: Trotta, 2007. 340 p.

HESSE, Konrad. Temas Fundamentais do Direito Constitucional. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2009

KELSEN, Hans. “Quem deve ser o Guardião da Constituição?”. In: Jurisdição Constitucional. São Paulo: Martins Fontes, 2003, p.237-298.

NAGEL, Robert. Direito político, política legalista: uma história recente da teoria da questão política. Tradução de Eliana Valadares Santos. In BIGONHA, Antônio Carlos Alpino e MOREIRA, Luiz. Limites do controle de constitucionalidade (Coleção ANPR de Direito e Democracia). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 149/176.

PEREIRA, Leny. Direito à Saúde e o Princípio da Reserva do Possivel. 2007. 65 f. Monografia (Pós Graduação em Direito Público)- Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2007. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/arquivo/cms/processoAudienciaPublicaSaude/anexo/DIREITO_A_SAUDE_por_Leny.pdf>. Acesso em: 05 out. 2017.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

PERLINGEIRO, Ricardo. O princípio da isonomia na tutela judicial individual e coletiva, e em outros meios de solução de conflitos, junto ao SUS e aos planos privados de saúde. 2012. 227 f. Dissertação (Doutorado em Direito)- UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 1ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2015. 629 p. v. único.

SARLET, Ingo Wolfgang; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017. 1668 p.

SARMENTO, Daniel. Por um constitucionalismo inclusivo: História constitucional brasileira, Teoria da Constituição e Direitos fundamentais. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. 333 p.

SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Revista Saúde Pública, São Paulo, v. 31, n. 5, p. 538-542, 1997.

SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública,  São Paulo ,  v. 31, n. 5, p. 538-542,  1997

SUNDFELD, Carlos Ari, et al. Controle de constitucionalidade e judicialização: o STF frente à sociedade e aos poderes. Belo Horizonte: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2011.

TAVARES, André Ramos. Teoria da justiça constitucional. São Paulo: Saraiva, 2005.

VERBICARO, Loiane Prado. Um estudo sobre as condições facilitadoras da judicialização da política no Brasil. Revista Direito GV, 4 (2): 389-406, 2008.

ZAULI, Eduardo Meira. Justiça eleitoral e judicialização das eleições no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Políticos. Belo Horizonte, n. 102, pp. 255-289, jan./jun. 2011.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAULA, Edu Rodrigues. Direito fundamental à saúde: entre a falta de efetividade e a judicialização excessiva. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 25, n. 6284, 14 set. 2020. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/62805. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos