Dolo eventual ou culpa consciente? Rapaz epilético atropela 18 pessoas em Copacabana

24/01/2018 às 07:09
Leia nesta página:

O texto analisa, juridicamente, o recente caso em que um rapaz que sofre de epilepsia, durante uma crise, atropelou 18 pessoas, causando a morte de um bebê de apenas 8 meses, na praia de Copacabana.

Olá pessoal, tudo bom?

Hoje o tema do nosso artigo é um caso bastante triste que aconteceu recentemente no Rio de Janeiro e ainda faz parte do quadro de notícia dos nossos jornais.

Um rapaz que sofre de epilepsia teve um ataque enquanto conduzia seu veículo, perdendo o controle e atingindo 18 pessoas na orla da praia de Copacabana, inclusive um bebê de 8 meses, levando este a óbito.

Muito se especulou pois o rapaz estava com sua carteira nacional de habilitação suspensa. Entretanto, este artigo tem o objetivo de esclarecer sobre este fato, trazendo algumas considerações jurídicas.

A primeira delas é justamente o fato de que a CNH do rapaz, estando suspensa, não tem correlação direta com a causa do ocorrido, pois da mesma maneira se imputaria crime e geraria responsabilidade pelos atos cometidos se o autor tivesse com sua carteira de habilitação sem qualquer restrição ou mesmo se o agente jamais tivesse tirado uma.

Quanto aos crimes decorrentes da condução de veículo automotor, via de regra, o entendimento será o de que eles serão na modalidade culposa, ou seja, sem a intenção do agente de atingir o resultado.

Neste ponto já podemos começar a compreender como é feita a dosimetria da pena, tendo que considerar, entre outros fatores que abordaremos, o a intenção do agente, sendo ela culposa (em que não há a intenção de causar o prejuízo) ou dolosa (em que ele intencionalmente pretende causar o dano cometido).

Ato seguinte, devemos analisar se o condutor no caso age com culpa consciente ou dolo eventual, fator também determinante para se aferir uma pena justa dentro do julgamento de mérito, isto é claro se o magistrado considerar que houve a responsabilidade sem qualquer excludente de culpabilidade e optar pela condenação do sujeito.

A culpa consciente, mais branda que o dolo eventual, se posso dizer desta maneira, será quando o agente acredita que não causará o dano, pois possui habilidades suficientes para evitar aquilo.

Um exemplo clássico que podemos citar aqui é o dos motoristas embriagados, que acreditam que são bons o suficiente para, mesmo em um estado de alcoolemia, que nitidamente lhes reduz a capacidade de tomada de decisões, evitar qualquer acidente.

Ou seja, na culpa consciente, o agente sabe que aquele estado pode causar prejuízo a terceiros, entretanto, ele não acredita em hipótese alguma que isto acontecerá, pois será capaz de evitar o resultado.

Já no dolo eventual, a pessoa age de forma a assumir o resultado, sem se importar muito com ele. Pegando o exemplo acima, vamos imaginar que este motorista embriagado simplesmente sabe que pode causar um acidente e ignora este fato, simplesmente repete para si "Se eu causar um acidente, não estou nem aí!". Claro que não é preciso que o agente diga estas palavras para se caracterizar o dolo eventual, mas é um bom exemplo para trazer a vocês.

Por último, o Detran, órgão responsável pela emissão das carteiras nacionais de habilitação, trouxe um documento datado de 2015, em que o autor do acidente, em formulário preenchido, informa não ter problema do tipo epilético.

A alteração dos fatos, tendo em vista que o mesmo já tinha conhecimento do seu problema, pode, inclusive, ser considerada falsidade ideológica, causando-lhe outros problemas em razão do cometimento de outro crime.

Vale mencionar que, caso o agente nunca tivesse tido qualquer problema decorrente de seu ataque epilético, e realmente a doença apenas tivesse se manifestado pela primeira vez naquele acidente, tal fato poderia ser considerado, inclusive, uma excludente de culpabilidade.

Agora, das informações que temos até o momento, tendo o agente conhecimento de seu problema, tendo negligenciado a necessidade de tomar os medicamentos adequadamente, temos que, de início, corretamente, a denúncia de homicídio culposo está sendo feita.

Resta agora analisar: se o agente se considerava no controle de seu problema, sendo ele capaz de evitar o ataque epilético, o que configuraria o caso como culpa consciente; ou se ele simplesmente negligenciou o fato, não se importando com as consequências (hipótese esta que se trata de dolo eventual).

Espero que o artigo tenha sido de ajuda no entendimento do caso.

Comente aqui! Estou ansioso para ler suas opiniões!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Philipe Monteiro Cardoso

Advogado, Sócio fundador no escritório de Advocacia Cardoso & Advogados, Autor, Pós Graduando em Direito Civil pelo Complexo de Ensino Renato Saraiva.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos