DEVE SER CRIADA UMA COMISSÃO PARA FISCALIZAR A ARRECADAÇÃO E OS GASTOS DO MUNICIPIO.

VOCÊ SABE ONDE E INVESTIDO O SEU IPVA –IPTU e demais impostos e taxas.

27/01/2018 às 15:01
Leia nesta página:

A fiscalização não compete só aos vereadores e Ministério Público o cidadão comum que reside e vota no Município tem o direito de questionar através de requerimento tanto o executivo como a câmara de vereadores para que faça a prestação de contas.

DEVE SER CRIADA UMA COMISSÃO PARA FISCALIZAR A ARRECADAÇÃO E OS GASTOS DO MUNICIPIO.

VOCÊ SABE ONDE E INVESTIDO O SEU IPVA – IPTU e demais impostos e taxas.

IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado pelo governo do Estado. O Artigo 158, Inciso III, da Constituição Federal do Brasil determina que 50% do imposto arrecadado devem ser revertidos para as prefeituras dos municípios onde os veículos são registrados.

Critérios para repasse de receita do IPVA aos municípios

A Constituição Federal de 1988 (artigo 158, inciso III) determina que 50% da receita de IPVA arrecadada pelos Estados sejam repassados aos respectivos municípios.

Em Minas Gerais, 50 % do valor arrecadado com o IPVA são creditados pelos bancos arrecadadores em conta do Estado e 50% são creditados em conta do município de licenciamento do veículo.

“As receitas do IPVA, como as dos demais impostos, entram na conta geral do Estado e são aplicadas de acordo com o que determina a lei orçamentária de iniciativa do executivo e aprovada pelo poder legislativo. Dessa forma, os recursos do IPVA entram na conta geral do Estado e dos municípios e são gastos em saúde, educação, pagamento da dívida, salários de servidores, etc.”, afirma o governo.

Imposto: segundo o artigo 16 do Código, “é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica”. Em resumo, é qualquer tributo que o Estado decida cobrar sobre os fatos sociais. Sua função primária é custear parte das despesas de administração pública e dos investimentos do governo em obras de infraestrutura e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação. O dinheiro de todos os impostos vai para um caixa único administrado pela esfera responsável por sua arrecadação e pode ser usado para bancar qualquer despesa da administração pública — de salários de servidores, a despesas de gabinetes, de reformas de banheiros de escolas a salários de professores.

IPTU e IPVA são impostos, o que significa que sua arrecadação não tem destinação específica. Sua função é estritamente fiscal, e serve para “fazer caixa”. Isso significa que os valores arrecadados podem ser usados para custear qualquer despesa da administração pública — seja ela relacionada à natureza da arrecadação ou não.

Em outras palavras: o IPVA pode ser usado para manutenção da infraestrutura viária, mas não é exclusivamente destinado a este fim. Da mesma forma o IPTU pode ser usado para conservação das ruas e calçadas, mas não serve exclusivamente para isso.

Assim, um governo pode usar 100% do IPVA para pagar salários de servidores, por exemplo, e 0% para manutenção de rodovias. Mas também pode usar 100% da arrecadação do IPVA na construção de umas vias e manutenção das estradas rurais e recapeamento de vias urbanas e estradas rurais.

Mas o que assistimos em nossa administração e nas demais administrações deste Brasil é que os executivos ficam na expectativa de chegar logo o mês de JANEIRO para que possam receber o repasse de 50% (Cinquenta por cento) do valor arrecadado do IPVA para gastar o valor em obra eleitoreira e esquecem-se de investir em obras nas vias públicas esburacadas, nas estradas rurais com milhares de buracos. Gastam os valores em combustíveis com viagens desnecessárias e ainda levam acompanhantes com tudo pago com o dinheiro público, dinheiro arrecadado com o IPVA- IPTU e outros impostos e taxas.

                        Os Municípios devem  criar uma comissão fiscalizadora para acompanhar a arrecadação do IPTU e IPVA  demais impostos e taxas e fiscalizar onde estão sendo aplicados estes valores. Temos a Câmara de vereadores que são os fiscais do Executivo , constatamos que eles não fiscalizam até porque sempre o executivo sua base de vereadores são a maioria na câmara. Mas a oposição deveria sempre questionar onde esta sendo aplicados os valores arrecadados IPTU e IPVA demais impostos e taxas ,  caso o requerimento da oposição não seja aprovado o caminho a seguir e oficiar o Ministério Público para que oficie o Executivo a prestar contas de quanto arrecadou e onde foram gasto os valores do IPTU e IPVA e demais impostos e taxas.

            A fiscalização não compete só aos vereadores e Ministério Público o cidadão comum que reside e vota no Município tem o direito de questionar através de requerimento tanto o executivo como a câmara de vereadores para que faça a prestação de contas da arrecadação do IPTU e IPVA  e demais taxas e impostos e onde foram gastos os valores.

                        Temos que exercer nossos direitos, afinal pagamos: IPTU- IPVA- ICMS – IPI –Taxa de Coleta de Lixo- Taxa de Licenciamento para Funcionamento e Alvará Municipal.

Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR - pessoa física e jurídica)

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) dentre outros impostos e taxas.

                        Em um Município de pequeno porte e um absurdo pagar tanto impostos e taxas e não ver nenhuma melhoria feita pela arrecadação dos impostos e taxas.

O que vemos nos jornais e propaganda do Executivo mostrando que tal deputado conseguiu uma verba para compra de veículos sendo este veiculo que o Município foi beneficiado pela verba do tal deputado vai trazer prejuízo para o município, prejuízo sim porque vai ter o gasto diário com combustível que hoje já ultrapassa a casa dos 5,00 ( cinco) reais o litro e ainda vai ter a manutenção. Seria mais benéfico zelar dos veículos existentes. Basta fazer uma visita no estacionamento da Prefeitura que vai verificar a quantidade de veículos desmanchados mais parece um cemitério de veículos. Estes veículos são leiloados a preço de banana veiculo com pouco tempo de uso. O prejuízo com tudo isto quem paga e a população.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

            Esta mais que na hora do povo acordar e criar uma comissão para fiscalização em cada município. Fiscalizar o que  arrecada e  verificar onde estão gastando. Gasto com viagens sem necessidade com acompanhantes deve ser abolido. Gasto com viagem alegando que esta a procura de verba para o Município hospedagem na Capital do Estado e na Capital Federal deve ser abolida. Hoje com a rede social a comunicação facilitou o máximo. Não há necessidades de gastos mirabolantes  em viagem sob alegação que esta a serviço do Município.

            O Executivo bem intencionado ele reduz o gasto para beneficiar toda a população.

                        DEVE SER CRIADA UMA COMISSÃO PARA FISCALIZAR A ARRECADAÇÃO E OS GASTOS DO MUNICIPIO.

                        Seja voluntario em sua cidade e pense nesta ideia e vamos em frente.

Chega de gastos sem necessidades.

                                   Sérgio Furquim

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sergio Furquim

Possui graduação em Direito pela Universidade São Francisco (1984). Pós graduação em Direito Previdenciário Pela Escola Paulista de Direito Social (2014). Atou como presidente da 56ª Subseção da OAB/MG - Camanducaia, por 04 mandatos . Autor dos livros: Mensagens positivas e Artigos que refletem a realidade brasileira.Jamais deixe de lutar- Você é o construtor do seu futuro. Só consegue alcançar seu objetivo quem tem persistência- Mmorias do Advogado que luta por justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos